Quais os estudos que os maias desenvolveram?

Perguntado por: lmaia . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Os maias são famosos pela complexidade cultural e pelo notável conhecimento que demonstravam em áreas como astronomia, arquitetura, escrita e matemática.

De acordo com os estudos, a engenharia maia era eficiente. A tecnologia era tão avançada, que Tikal conseguia vencer longos períodos de estiagem. O segredo era o sistema de captação e distribuição. Quilômetros de dutos canalizavam a água da chuva para os reservatórios.

(Enem 2015) Os maias desenvolveram um sistema de numeração vigesimal que podia representar qualquer número inteiro, não negativo, com apenas três símbolos. Uma concha representava o zero, um ponto representava o número 1 e uma barrinha horizontal, o número 5.

Os maias ficaram muito conhecidos por possuírem conhecimentos muito avançados em áreas como Astronomia e Matemática. No campo religioso, os maias eram politeístas, ou seja, acreditavam em diversos deuses e tinham o sacrifício humano como uma prática ritualística muito importante.

Mas, além disso, os maias fizeram contribuições muito significativas para a arquitetura, a matemática, a topografia, a arte têxtil, a cozina, que o projetaram através dos séculos para a atual cultura da América Central, que abarca parte do México, Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador.

Eles eram especialistas em astronomia, matemática e calendário, e construíram impressionantes edifícios e pirâmides em suas cidades, muitos dos quais ainda estão em pé. A arquitetura maia era conhecida por suas impressionantes esculturas em pedra, relevos e baixos-relevos.

Em Arquitetura, os maias ficaram bastante conhecidos por suas grandiosas construções – muitas ainda existem até hoje. Na Matemática, o grande feito dos maias foi o desenvolvimento do conceito de número zero, o que, na época, pouquíssimos povos haviam realizado.

Os métodos de intensificação da agricultura nesses reinos maias, onde a cultura primária era o milho, incluiam a construção de terraços e a criação de sistemas de gerenciamento de água com represas e campos canalizados.

Economia Maia
Cultivavam o milho, produto considerado sagrado, o algodão, o cacau e o agave. Completavam suas atividades econômicas com a caça, a pesca e o artesanato. O modo de produção era coletivo, o solo não era propriedade privada e teoricamente o Estado era o proprietário de todas as terras.

"Com a observação dos astros, verificavam o melhor dia para os rituais, para o plantio e para as colheitas. Organizaram um calendário lunar e, posteriormente, um solar auxiliando nas questões mais elementares, como o culto ou a agricultura.

A base econômica dos maias era a agricultura, principalmente do milho, praticada com a ajuda da irrigação, utilizando técnicas rudimentares e itinerantes, o que contribuiu para a destruição de florestas tropicas nas regiões onde habitavam, desenvolveram também atividades cormeciais cuja classe dos comerciantes gozavam ...

Além das pinturas realizadas nos artesanatos produzidos principalmente em cerâmica, a pintura maia teve grande destaque com a produção de diversos murais, os quais adornavam as paredes dos palácios e dos templos.

Conhecida pelo seu grande desenvolvimento na escrita, na arte, na arquitetura, na matemática, além do seu sistema astronômico e calendário, esta civilização se desenvolveu nas áreas do México, Belize, Guatemala, Honduras e El Salvador.

A civilização maia teve seus principais centros localizados na Guatemala e no México, mas vestígios dessa civilização também foram encontrados em El Salvador, Belize, Honduras etc. São conhecidos por serem uma civilização pré-colombiana e também uma civilização mesoamericana.

É inegável que a civilização Maia deixou uma marca na história, não apenas por sua arquitetura emblemática ou por seu calendário, mas também pela escrita hieroglífica, composta por mais de 700 signos, e por sua escultura religiosa, entre outros aspectos, que a diferenciam de outras sociedades do mundo.

10 curiosidades impressionantes sobre os Maias

  • Mulher maia, com suas roupas típicas, na Guatemala.
  • Sistema numérico maia. Fonte: wikipedia.
  • Réplica de uma sauna maia em Joya de Cerén, El Salvador.
  • O Campo de Bola, nas ruínas de Copán, Honduras.
  • Uma página de um livro maia. ...
  • Uma página do Popol Vuh, a bíblia maia.