Quais os estágios do câncer de rim?

Perguntado por: umota . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

No estágio I e II, os tumores ainda estão confinados dentro do rim. No estágio III o câncer já invadiu os vasos renais ou se disseminou para os linfonodos próximos. Esses cânceres, quando possível, são retirados cirurgicamente, por nefrectomia parcial ou radical.

O câncer de rim tem cura? O câncer de rim tem cura. Mas, assim como outros tipos de tumores malignos, a probabilidade dessa cura está intimamente ligada ao momento do diagnóstico. Quanto mais cedo a doença for detectada, maiores serão as chances de sucesso do tratamento.

Taxas de sobrevivência para cânceres comuns no estágio IV
Se o médico diz que a taxa de sobrevivência de cinco anos para pessoas com câncer de mama espalhado para áreas distantes do corpo é de 28%, isso reflete que 28% das pessoas sobrevivem por esse período.

Importante ressaltar que, diferentemente da maioria dos cânceres, o tumor renal não responde bem ao tratamento com radioterapia e quimioterapia; por isso, eles somente são indicados no estágio 4 da doença.

O sintoma mais comum de câncer de rim é a presença de sangue na urina, chamada de hematúria e também pode ser a causa de outras doeças. Por isso, procure seu médico ao notar sinal de sangue na urina. Os sintomas também podem incluir: Dor lombar, no abdômen ou dos lados do corpo.

Cirurgia – É o tratamento principal e mais importante para a maioria dos casos de câncer de rim, até mesmo quando há metástase (disseminação das células cancerígenas para outros órgãos).

A quimioterapia é administrada por via venosa ou oral, tendo como alvo as células cancerígenas do corpo. Infelizmente, as células cancerígenas renais são geralmente resistentes à quimioterapia, e não existe um padrão para o câncer de rim.

Nas fases em que o tumor possui mais de 7 cm e ainda está confinado ao rim (Estádio II) ou já infiltrado nos tecidos vizinhos, como o tecido gorduroso, veia renal ou linfonodos (Estádio III), o tratamento indicado é a nefrectomia radical com a remoção do órgão e demais tecidos afetados.

Por exemplo, uma taxa de sobrevida de 80% em 5 anos significa que cerca de 80 em cada 100 pacientes com esse tipo de câncer ainda estarão vivas 5 anos após serem diagnosticados. Mas, saiba que muitos desses pacientes vivem mais do que 5 anos após o diagnóstico.

Quais os sintomas de câncer no rim? A maioria dos nódulos no rim não causam qualquer tipo de sintoma. Entretanto, quando diagnosticados em estágios avançados ou volumosos, sintomas como dor nas costas, sangramento na urina, perda de peso e massa abdominal palpável são os principais achados.

CID 10 - C64 - Neoplasia maligna do rim, exceto pelve renal - iClinic.

Estágio I: Tumor restrito a uma parte do corpo, sem comprometimento linfático. Estágio II: Localmente avançando com comprometimento do sistema linfático ou espalhado por mais de um tecido. Estágio III: Localmente avançado, espalhado por mais de um tecido e causando comprometimento linfático.

O último estágio do câncer é o IV, que indica que o tumor já espalhou-se pelo organismo, sendo um caso mais complicado para ser tratado.

Casos graves, que chegam à UTI, podem ter os rins prejudicados tanto pelo câncer quanto por infecções. Estes pacientes precisam fazer hemodiálise para filtrar toxinas e outras substâncias, como os mediadores inflamatórios, que são substâncias liberadas no processo inflamatório, e recuperar a função renal.

O uso de diuréticos, especialmente em mulheres, também é considerado um grupo de risco para tumores renais. Além disso, pacientes com insuficiência renal crônica em uso de hemodiálise estão sob um maior risco de desenvolver câncer de rim.

Alguns tipos de quimioterapia e radioterapia para tratar câncer nos rins e na bexiga, podem causar lesões nas mucosas desses órgãos. Como resultado, pode ser que o paciente sinta queimação ou dor quando começar a urinar, não consiga controlar o fluxo da urina, surja sangue no fluido urinário e presença de febre.

Os tumores do rim podem-se espalhar para outros órgãos ou gânglios linfáticos distantes. A isto chama-se doença metastática. Na doença metastática, o tumor do rim é referido como tumor primário e os tumores nos outros órgãos chamam-se metástases.

As formas mais comuns de diagnóstico do Câncer de Rim são através de exames de imagem como: Ultrassonografia. Ressonância Magnética. Tomografia Computadorizada.

Também conhecido como neoplasia maligna de rim ou câncer renal, corresponde ao câncer que acomete os rins. São órgãos em formato de “feijão”, do tamanho de um “punho”, cuja função é filtrar o sangue do excesso de água, sais e toxinas. Desse modo, forma a urina que será excretada para fora do corpo.