Quais os estados mais sustentáveis do Brasil?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Sudeste, Sul e Centro-Oeste lideram ranking de sustentabilidade - Nota ESG

  • São Paulo. 99,7.
  • Santa Catarina. 86,5.
  • Paraná 84,1.
  • Distrito Federal. 75,5.
  • Rio Grande do Sul. 65,5.
  • Minas Gerais. 64,3.
  • Goiás. 53,9.
  • Rio de Janeiro. 53,8.

São denominadas Cidades Sustentáveis as cidades que buscam implementar políticas públicas sustentáveis, ou seja, políticas voltadas para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Macapá, Amapá Macapá está localizada no bioma da Amazônia e é a capital de um estado reconhecido por suas ações de conservação.

O que são os 5 rs?

  • Repensar.
  • Recusar.
  • Reduzir.
  • Reutilizar.
  • Reciclar.

O Programa João Pessoa Sustentável tem o objetivo de promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental da cidade por meio da redução das desigualdades, da modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal.

Prefeitura de Marau (RS) - Marau é a cidade mais limpa do Brasil, aponta Índice Nacional.

Segundo o levantamento Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana para os Municípios Brasileiros (ISLU), os municípios de Campinas e Piracicaba estão entre as cidades mais limpas do país com mais de 250 mil habitantes.

impecável coleta e reciclagem de resíduos sólidos.

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) do Instituto Cidades Sustentáveis mostrou que São Paulo é a capital mais sustentável do Brasil, enquanto as capitais com os piores índices estão localizadas na Amazônia.

O Brasil ocupa o 12º lugar no Anuário de Sustentabilidade da S&P Global 2022, com 22 empresas.

Curitiba

Pioneira e líder nacional no percentual de reciclagem de resíduos, com a separação de 22% de todo o lixo que produz, Curitiba é conhecida também pelos seus parques e unidades de conservação que abrigam flora e fauna nativa, além de preservar os rios que cortam a cidade.

Toda a comunidade de Curitiba. 70% do lixo da cidade são reciclados; A cidade tem 200 quilômetros de ciclovias e 52 m² de área verde por habitante (quase um quinto da cidade é parque e voluntários plantaram 1,5 milhões de árvores ao longo das ruas);

Cidade sustentável é aquela que adota uma série de práticas inteligentes e eficientes para a melhoria da qualidade de vida da população, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.

Chamamos de cidade sustentável aquela que incorpora ações de sustentabilidade em seus serviços fundamentais, como segurança, transportes, educação, saúde, coleta de lixo, saneamento, energia, etc. As ações podem ser variadas, mas devem contribuir para o desenvolvimento ambiental e econômico da cidade.

O Rio de Janeiro é a cidade com maior número de pessoas morando em favelas, com 1.393.314 habitantes (22% da população total), o que significa que a cada 100 mil cariocas, 22.160 estão em favelas.

Cachoeiro de Itapemirim

Descrição: Cachoeiro de Itapemirim. a única cidade do Brasil que não tem favela.

Assim, adotamos como pilares da sustentabilidade: Social, Econômico, Ambiental, Cultural, Ética, Política e Estética.

Ser sustentável requer um tempo de adaptação.
É difícil acordarmos um dia e dizermos, “a partir de hoje vou parar de produzir lixo” e efetivamente mudar de estilo de vida. Assim como toda mudança, você pode começar devagar, com pequenas ações que fazem grande diferença no mundo.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Município de João Pessoa (Semam-JP), a Zona Sul é a região mais arborizada. Bairros como Bancários, Mangabeira, Geisel, Valentina Figueiredo e Cuiá têm muitas árvores, colocando, assim, a cidade como uma das capitais mais arborizadas do Brasil.