Quais os esportes de parede?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Exemplos de esportes de parede: squash, pelota basca, raquetebol.

  1. Voleibol. Foto tirada no PalaLottomatica, em Roma (CC BY 2.0) ...
  2. Peteca. A peteca é conhecida por muitas pessoas como uma brincadeira dos indígenas. ...
  3. Tênis. ...
  4. Tênis de mesa. ...
  5. Vôlei de praia. ...
  6. Pádel. ...
  7. Badminton. ...
  8. Squash.

Entre as categorias de esportes apresentados na BNCC, estão os esportes de rede e parede que se caracterizam por arremessar, lançar ou rebater a bola em direção a setores da quadra adversária nos quais o adversário seja incapaz de devolvê-la da mesma forma ou que leve o adversário a cometer um erro dentro do período de ...

Squash é um esporte baseado nos princípios do tênis. Ele é praticado em uma quadra ou campo fechado por quatro paredes onde, obrigatoriamente, uma deve ser de vidro. Trata-se de rebatidas de bola com o uso de uma raquete.

Os esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote são modalidades cujo objetivo é lançar, arremessar ou rebater um objeto (bola ou peteca) em direção à quadra adversária, sobre uma rede ou contra uma parede, de maneira que o adversário seja incapaz de devolvê-lo (GONZÁLEZ, 2006).

Foi na Inglaterra do século XIX o surgimento provável do embrião do atual squash. Na famosa prisão da Fleet, em Londres, alguns presos praticavam uma variante do ténis, rebatendo, com raquete, a bola contra as paredes.

Esportes com parede de rebote
Em todas as modalidades, as regras são as mesmas: os jogadores, individualmente ou em duplas, são separados por uma linha no chão ou por uma rede e devem rebater a pelota (bola) contra um frontão (duas paredes em ângulo de 90°).

Esportes de rede são aqueles que usam a rede para dividir o campo em duas metades, tendo como objetivo lançar, bater ou arremessar a bola ou qualquer outro objeto, para a quadra oposta por cima de uma rede. Os esportes que utilizam rede são: Badminton, Peteca, Tênis de Campo, Tênis de mesa, Voleibol.

Esportes de rede divisória ou parede de rebote: voleibol.

Uma partida de badminton possui três sets de 21 pontos cada. Vence o jogo quem fizer dois sets primeiro. Jogado com raquete e peteca, ganha ponto quem deixar a peteca tocar no espaço adversário. Portanto, o importante é não deixar a peteca tocar no chão.

Esportes de rede e de parede são tipos de esportes em que uma bola (ou outro objeto) é lançado para a quadra do adversário ou contra uma parede. Além disso, nesses esportes não existe contato com os adversários.

As principais classificações são: esportes de marca, esportes de precisão, esportes de invasão, esportes de rede e parede, esportes de combate, esportes técnico-combinatório e esportes de campo e taco.

Futebol, vôlei, basquete, handebol, tênis, corrida e natação.

Os esportes mais praticados no Brasil são futebol, corrida/caminhada e vôlei, por isso, listamos as principais lesões destas modalidades.

Quais os cinco esportes mais populares do Brasil?

  • Futebol;
  • Vôlei;
  • Tênis de mesa;
  • Natação;
  • Futsal.

O esporte de parede e bola mais popular é o squash, com uma estimativa de 20 milhões de jogadores de squash em todo o mundo. Além disso, mais de 5 milhões de atletas jogam raquetebol, que é um esporte de parede e bola semelhante ao squash em equipamentos e jogabilidade, mas jogado em uma quadra ligeiramente diferente.

Squash é o nome dado a um esporte baseado nos princípios do tênis: trata-se de rebatidas de bola com o uso de uma raquete. Essa denominação refere-se ao som emitido quando a bola do jogo é esmagada – squash, em inglês – pela raquete contra a parede.

O esporte. As regras do raquetebol são semelhantes às de squash. Os jogadores ficam de frente para a parede, alternando saques com uma raquete encordoada amarrada ao pulso para não escapar da mão. Usam também óculos de acrílico para se proteger de boladas.

O frescobol é um esporte colaborativo, em que os participantes têm como objetivo manter a bola em movimento usando raquetes. Pode ser jogado em duplas ou trincas, sendo que não há vencedores ou perdedores. Para evitar que a bola caia, a sintonia e a colaboração devem falar mais alto.

Esportes de invasão são modalidades esportivas como futebol, handebol, basquete, futsal, rugby, frisbee, futebol americano, polo aquático e hóquei. Nelas, as equipes têm o objetivo de conduzir um objeto, geralmente uma bola, a um local específico dentro da quadra de seu adversário.