Quais os esforços que as molas suportam?

Perguntado por: lxisco2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Quanto ao esforço que suportam, as molas podem ser de tração, de compres- são ou de torção.

As molas de tração são projetadas para exercer uma força de tração específica quando estendida à um determinado comprimento. Normalmente as molas de tração têm ganchos que são fixados em componentes mecânicos, por exemplo.

Molas Planas
Classificação: são classificadas como simples, prato, feixe e espiral. Esse tipo de mola é empregado somente para algumas cargas. Em geral, essa mola é fixa numa extremidade e livre na outra. Quando sofre a ação de uma força, a mola é flexionada em direção oposta.

As molas com atuação deficiente podem afetar também o câmber e o cáster, o que pode resultar em arrasto na direção, mudança no esforço ou retorno da direção e/ou desgaste irregular dos pneus.

Força elástica é a força de reação que um corpo exerce para resistir a uma deformação. A figura representa as forças necessárias para deformar a mesma mola. A força elástica é a reação de uma mola (corpo flexível) a outra força aplicada sobre ela para deformá-la (esticá-la ou comprimi-la).

Existem vários tipos diferentes de molas industriais, incluindo molas helicoidais, molas de barra reta, molas de lâmina, molas de compressão, molas de torção e molas especiais. Cada tipo de mola é projetado para atender a diferentes necessidades de carga, força e precisão.

GRAMPO FEIXE DE MOLA PARA VEÍCULOS DE LINHA PESADA. O grampo feixe de mola é uma autopeça utilizada na composição do mecanismo de veículos rodoviários. O produto pode estar presente em veículos como caminhões, ônibus, carretas, trucks, tratores, entre outros veículos de linha pesada.

Não, é claro que Arquimedes não inventou a mola. Mas é dele o princípio, conhecido por princípio das alavancas, que está na génese da versão atual da mola, engendrada primeiramente em 1853, pelo americano David M. Smith. Ou seja, a força aplicada nas duas partes superiores da mola fazem com que esta se abra.

Molas Ensacadas ou Pocket
A grande vantagem é que ele consegue se adaptar ao corpo de cada pessoa que deita nele. E por conta da estrutura de molas costuradas individualmente, uma pessoa não sente quando outra se mexe na cama. Por isso, o colchão com molas ensacadas, ou pocket é ideal pra casais.

Molas Helicoidais ou de Bobina (são feitas enrolando-se um fio em torno de um cilindro) e as Molas Cônicas são molas de torção, pois o próprio fio é torcido quando são solicitadas a determinados esforços. Molas de Flexão em Espiral são formadas por uma fita de material elástico e possuem seção retangular constante.

As molas de tração são parecidas com as molas de compressão, mas se diferem por seu trabalho. Elas têm como função principal aplicar uma força específica, quando estendida em um comprimento determinado. As molas de tração possuem ganchos em suas extremidades, que são fixados em outros componentes.

Dicas de como ajustar a força de uma mola
2 – Diminuir a Força : aumentar o nº de espiras (nt) ou o diâmetro externo (De ) ou diminuir o diâmetro do arame ( d ) ou diminuir o comprimento da mola.

A mola de torção é usada para aplicar momentos de força perpendiculares aos eixos. Basicamente, a carga aplica uma energia na mola que acaba por torcê-la, o que gera um acumulo de torção que consequentemente gera momentos de força variáveis.

A realização de exercícios com molas reduz o risco de lesão, uma vez que a resistência aumenta progressivamente na amplitude do movimento onde a contração muscular é maior, agindo sob o ponto de maior força do músculo.

A passagem inadequada por lombadas, esclarece o engenheiro, pode levar a deformações e diminuição da durabilidade dos componentes da suspensão, molas e amortecedores. Outra consequência que pode ocorrer é o surgimento de ruídos, conhecidos como grilos, ou vibrações indesejáveis no veículos.

Quais sinais indicam “cansaço” na mola de suspensão?

  1. Oscilações exageradas na curva. Tenha atenção a esses sinais: ...
  2. Balanço em frenagens e acelerações. Imagine um carro andando a 80 km/h e que precise frear bruscamente. ...
  3. Perda da estabilidade. ...
  4. Barulhos excessivos.

A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que:

  1. Fe — força elástica, dada em newtons;
  2. k — constante elástica do corpo, dada em newtons/metro;
  3. X — deformação percebida no corpo após a aplicação da Fe, dada em metros.

O menor valor de tensão que produz deformação plástica é conhecido como o limite elástico do material.

ENTENDENDO OS 4 TIPOS DE FORÇA

  • Força Absoluta.
  • Força Relativa.
  • Força Explosiva.
  • Força de Resistência.