Quais os erros mais comuns em uma apresentação?

Perguntado por: edomingues2 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

Quais são os 5 erros mais comuns em uma apresentação corporativa?

  • Não seguir um roteiro de apresentação.
  • Repetir informações com frequência.
  • Ler os slides em voz alta.
  • Estourar o tempo da apresentação.
  • Criar uma apresentação pouco envolvente.

O que não fazer em apresentações de PowerPoint

  1. Colocar fontes diferentes. ...
  2. Copiar e colar imagens e vídeos. ...
  3. Inserir muito texto. ...
  4. Não revisar a apresentação. ...
  5. Colocar muitos efeitos, transições e imagens. ...
  6. Arquivos grandes. ...
  7. Uso excessivo de cores.

Introdução; • Objetivo; • Material e Metodologia; • Resultados; • Conclusão; • Recomendações. Breve exposição sobre o tema a ser apresentado; Momento de capturar a atenção dos presentes para a importância e validade do assunto a ser apresentado.

central

O assunto central é a parte mais importante de uma apresentação, pois é o objetivo maior da exposição.

Nunca ponhas as mãos nos bolsos ou atrás das costas, as mãos são um ótimo amuleto na tua apresentação. Sem cair no exagero, o melhor é usá-las para gesticular de maneira a enfatizar as palavras o mais naturalmente possível. Sorri! Nunca te esqueças de sorrir!

Como falar bem: 6 erros que você não deve cometer

  1. 1 – Não se atentar à intensidade da voz. ...
  2. 2 – Deixar de ouvir o outro. ...
  3. 3 – Não prestar atenção na linguagem. ...
  4. 5 – Não treinar. ...
  5. 6Não respeitar as regras da língua portuguesa.

Os erros mais comuns ao falar em público

  • Falar baixo demais. Para algumas pessoas o microfone é uma obrigação. ...
  • Esquecer da linguagem corporal. O corpo é uma ferramenta vital de comunicação. ...
  • Não fazer contato visual. ...
  • Não usar expressões faciais. ...
  • Não organizar a apresentação. ...
  • Ler demais.

Beba água. A pior parte do nervosismo é quando a adrenalina deixa a boca seca e fica difícil até para falar. Por isso, exatamente cinco minutos antes de subir ao palco, tente beber um terço de uma garrafa d'água.

Escolha fundos sem tantos elementos; use gráficos e imagens de boa qualidade e definição que dialoguem com o conteúdo e realmente potencializem a aprendizagem; evite desenhos e imagens com marca d'água; revise o texto para evitar erros de digitação e ortografia; priorize um bom tamanho de letra que seja visível para ...

Sete dicas para caprichar nos slides

  • Fundo branco. ...
  • Fonte sem serifa, no mínimo tamanho 20. ...
  • Imagens valem mais do que palavras. ...
  • Faça esquemas interativos. ...
  • Slide atulhado é slide ignorado. ...
  • Troque o box de legenda por descrições diretas na figura. ...
  • Use, mas não abuse da animação.

Vem comigo!

  1. 1 – Conheça sua audiência. Para planejar uma apresentação, antes mesmo de definir seu formato, é preciso avaliar para quem ela será dirigida. ...
  2. 2 – Apure as informações. Construir uma apresentação com conteúdo relevante é essencial. ...
  3. 3 – Desenhe um esboço.

Recapitulando, aqui estão as 7 melhores técnicas para começar um discurso ou apresentação impactante:

  1. Mostre um exemplo interessante sobre o tema.
  2. Cite estatísticas notáveis.
  3. Faça uma pergunta retórica.
  4. Seja ousado e fale uma frase impactante.
  5. Conte uma história.
  6. Não tenha medo de utilizar o humor.
  7. Cite outra pessoa.

Até aqui você já aprendeu um pouco sobre os três principais pilares para uma boa apresentação: Conhecer seu público; Criar um roteiro; Tomar cuidado com o tom de voz.

“Na abertura, ele deve ficar mais próximo da plateia, durante o desenvolvimento da apresentação deve mudar de lugar e no fim também deve se movimentar”, explica. O ideal é fazer a marcação dos lugares antes, caso a apresentação seja feita em um palco. “A movimentação deve ser harmônica e calma”, lembra Patrícia.

No primeiro slide, você deve incluir título, nome, orientador, universidade, agência de fomento… Esse slide inicial vai te ajudar a relaxar e interagir com o público. Já no último slide, coloque um agradecimento e seu e-mail, Dessa maneira, você vai terminar sua apresentação de modo gentil.

Por conta disso, listamos sete elementos fundamentais para uma grande apresentação que você deve observar e colocar em prática.

  • Conteúdo. Antes de qualquer coisa é preciso pensar o conteúdo de uma apresentação. ...
  • Narrativa. ...
  • Prática. ...
  • Linguagem. ...
  • Postura. ...
  • Interação. ...
  • Diversão.

Uma apresentação envolve três estágios: envolvimento, audiência e engajamento.

Basicamente, você precisa ser breve e criar um discurso cuja duração tenha variação de 30 a 60 segundos. Não é necessário apresentar todo o seu histórico profissional e acadêmico. No entanto, essa apresentação deve fazer uma breve recapitulação de quem você é e o que faz.

Conheça 5 técnicas para vencer a timidez e o medo de falar em público

  1. Prepare um roteiro previamente. A produção de um roteiro é sempre uma importante aliado para amenizar o medo de falar em público. ...
  2. Faça treinos de articulação. ...
  3. Treine: escute a sua voz. ...
  4. Observe sua postura. ...
  5. Relaxe e respire!

Ouvir não é interpretar – se coloque no lugar de uma pessoa que está ouvindo o seu trabalho pela primeira vez e torne a sua pesquisa compreensível ao público. Use frases simples – Expresse cada etapa de forma simples, com frases curtas, para não deixar sua apresentação cansativa.

Quais são os principais tipos de apresentações corporativas?

  • apresentações de resultados;
  • apresentações de negócios;
  • apresentações de produto;
  • apresentações para investidores;
  • apresentações de conversão ou vendas;
  • apresentações comerciais;
  • apresentação de dados;
  • apresentação de projetos.