Quais os equipamentos de segurança na prática do parkour?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Para tornar o esporte mais seguro é muito importante o uso de equipamentos de segurança como o capacete, a cotoveleira e a joelheira (os mesmos usados na prática de skate ou patins).

As principais lesões auto-relatadas foram entorses, escoriações, contusões e lesões ligamentares. A articulação mais frequentemente acometida foi a do tornozelo.

O nome parkour vem da palavra francesa “parcours”, que significa percurso. A invenção da atividade física e recreativa é atribuída ao hoje ator francês David Belle.

O Le Parkour, é muito interessante e desafiador, e tem um lema: “Être Et Durer” que significa “Ser e Durar”. É uma atividade cujo princípio é o de se mover de um ponto para outro da maneira mais rápida e eficiente. Foi criado como treinamento militar com o nome de: parcours du combattant (percurso de obstáculo).

O parkour passou então a ser propagado a partir da dedicação e tempo dispensados por David durante seus treinos. No Brasil, a história do parkour iniciou no ano de 2004, quando jovens de São Paulo e Brasília começaram a praticá-lo e a estudar sua filosofia.

Quais são os movimentos de Parkour?

  • Big Jump. Big Jump é um salto dado de um lugar com pelo menos três metros de altura, mas também pode ser um salto longo em distância. ...
  • Rolamento. É o movimento indicado para finalizar grandes saltos e, assim, reduzir o impacto na queda. ...
  • Salto de Precisão. ...
  • Tic Tac. ...
  • Wall Run.

Reino Unido é 1º país a reconhecer o parkour como esporte | Exame.

O Parkour nasceu a aproximadamente 10 anos nos subúrbios de Paris, na França, quando Sebastian Foucan e David Belle passaram a utilizar técnicas de uma atividade conhecida como Método Natural, modalidade na qual Raymond Belle, pai de David, era especialista.

As atividades evidenciadas no Parkour são principalmente o rolamento, saltos horizontais e verticais e o equilíbrio que são definidos como habilidades básicas para a execução de transposições de obstáculos durante o trajeto abordado pelos atletas.

O Parkour é um esporte que pode ser praticado em qualquer local, utilizando o próprio espaço disponível ao redor de quem pratica. Ele é uma modalidade esportiva que consiste em utilizar o próprio corpo visando ultrapassar obstáculos urbanos ou naturais dentro das cidades — como degraus, rampas, árvores, muros, etc.

Além de aprimorar a coordenação motora e estimular a prática de exercícios, o parkour promove a melhoria do sistema cardiorrespiratório e do sistema automotor. Isso significa que o praticante passa a ter melhor percepção do espaço e consciência corporal.

O Parkour no Brasil começou em 2004 com vários praticantes começando a atividade ao mesmo tempo. O nomes que mais se destacaram nessa época são o do Tracer Leonard Ribeiro Jacinto (conhecido como Leonard Akira ou somente "Akira") criador do Grupo Parkour Brazil e Eduardo Bittencourt criador do grupo Le Parkour Brasil.

Em competições, existem duas categorias de parkour: speed-run e freestyle.

Parkour é um tipo de atividade física inspirada no “método natural de educação física”, idealizado por Georges Hébert. Ele idealizou um percurso para treinamento militar, chamado de parcours militaire, muito utilizado pelo exército francês.

RESUMO: O Parkour é a arte do deslocamento que desde sua origem na França segue princípios associados a melhoria das valências físicas, cooperação, respeito, coragem e superação.

O Parkour exige muito do nosso corpo, sendo assim, requer algumas qualidades como velocidade, potência muscular, força, coordenação, resistência e flexibilidade.

Campeão mundial de 'parkour' Tim Shieff usa suas redes sociais para promover o veganismo. Considerado o melhor do mundo.

Com a filosofia “ser forte para ser útil” o Parkour é divulgado pela internet e ganha adeptos por todo mundo.

O parkour é uma atividade física, que pode ser considerada um “esporte radical urbano”, que vem ganhando popularidade no mundo todo. De origem francesa, o que se denota no nome, envolve movimentos de corrida, escalada, saltos, rolagens e é sobretudo praticado em ambientes urbanos.