Quais os elementos que compõem a sintaxe da fórmula Procv?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

A fórmula possui a seguinte estrutura: “=PROCV(valor procurado;intervalo da busca;índice da busca;procurar por valores aproximados)”. Colocamos tudo isso junto e sem espaçamento para você visualizar como deverá digitar o conteúdo das linhas e da coluna. Agora sim, vamos exemplificar como fazer PROCV no Excel.

A função PROCV permite localizar itens em qualquer posição de uma tabela ou em um intervalo por coluna, pesquisando-se a partir de determinado valor para se obter o valor de retorno. Parabéns! Você acertou!

O que é a função PROCV
A função de pesquisa chamada “PROCV” nada mais é que uma fórmula pré-definida que pode ajudar você a pesquisar informações em listas ou tabelas do Excel. Ela pode tornar suas tarefas muito mais práticas, principalmente quando há muito conteúdo e a busca manual pode levar muito tempo.

A função PROCV tem uma fórmula que apresenta a seguinte estrutura: PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo) , na qual: valor_procurado: é o valor que você deseja encontrar; matriz_tabela: é o intervalo onde o valor de procurado está localizado.

Esta função serve, basicamente, para procurar valores específicos em uma planilha e exibir resumidamente. Ou seja, quando você tem um documento com inúmeros dados, mas tem que sintetizar algumas destas informações em outra, é só usar a função PROCV - ou PROCH -, de acordo com o formato do seu documento do Excel.

Descrição. Localiza um valor na linha superior de uma tabela ou matriz de valores e retorna um valor na mesma coluna de uma linha especificada na tabela ou matriz.

Sintaxe da função
Nesse caso, então, da SEERRO, a sintaxe fica assim: EERRO(valor; valor_se_erro).

Também é obrigatório; intervalo_procurado: opcional, esse argumento é apenas um valor lógico que especifica se você quer que PROCV localize uma correspondência exata ou aproximada.

Usar o Power Query como alternativa a função PROCV é uma ótima sacada já que ele além de muito prático deixa o arquivo muito mais leve. Este suplemento com certeza aumenta basta o poder do Excel.

  1. Clique na célula com a fórmula PROCV pronta. No exemplo, é a célula “F4”;
  2. Selecione o intervalo das células da “Planilha 2” (B3:C13);
  3. Pressione a tecla “F4” no teclado. ...
  4. Aperte “Enter" no teclado”;
  5. Clique duas vezes na primeira célula (“F4”), segure e arraste até o final da coluna.

As fórmulas calculam valores segundo uma ordem específica. Uma fórmula do Excel sempre começa com um sinal de igual (=).

Copiar uma fórmula

  1. Selecione a célula que contém a fórmula que você deseja copiar.
  2. No grupo Área de Transferência da guia Página Principal, clique em Copiar.
  3. Siga um destes procedimentos: ...
  4. Verifique se as referências de célula na fórmula produzem o resultado que você deseja. ...
  5. Selecione a célula que contém a fórmula.

Criar uma fórmula de matriz que calcule vários resultados

  1. Selecione o intervalo de células no qual deseja inserir a fórmula de matriz.
  2. Insira a fórmula que deseja usar. ...
  3. Pressione Enter (se você tiver uma assinatura de Microsoft 365 atual); caso contrário, pressione Ctrl+Shift+Enter.

Uma matriz é uma tabela de valores composta por linhas e colunas. É possível usar matrizes em uma planilha para agrupar os valores das células em uma ordem específica. Algumas funções retornam matrizes. Por exemplo, IMPORTRANGE retorna uma matriz de valores na importação do intervalo especificado de outra planilha.

Essa função tem a seguinte estrutura: =SE(condição; valor se a condição for verdadeira; valor se a condição for falsa).

2.2.
Basta inserir a fórmula =HOJE() e a data atual será inserida. Para inserir a data de hoje juntamente com a hora atual, devemos utilizar a função AGORA. Da mesma forma que a função HOJE, a função AGORA é extremamente simples e não possui argumento.

Na planilha, clique na célula em que você deseja inserir a fórmula. Digite = (sinal de igual) seguido pelas constantes e operadores (até 8192 caracteres) que você deseja usar no cálculo. Para nosso exemplo, digite =1+1.

A fórmula possui a seguinte estrutura: “=PROCV(valor procurado;intervalo da busca;índice da busca;procurar por valores aproximados)”. Colocamos tudo isso junto e sem espaçamento para você visualizar como deverá digitar o conteúdo das linhas e da coluna.

A função SE vai determinar se devemos retornar a coluna 2 ou 3. O zero significa que queremos que a função PROCV busque exatamente o número do ano.

A função PARÂMETRO avalia um valor (chamado de expressão) em relação a uma lista de valores e retorna o resultado correspondente ao primeiro valor coincidente. Se não houver nenhuma correspondência, um valor padrão opcional poderá ser retornado.