Quais os elementos para o crescimento demográfico?

Perguntado por: emonteiro7 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Melhorias e inovações na saúde, aumento da qualidade de vida, maior fluxo imigratório e maiores taxas de natalidade são fatores que influenciam no crescimento populacional.

  • taxa de natalidade. Número de indivíduos que nascem em um determinado intervalo de tempo.
  • taxa de mortalidade. ...
  • taxa de imigração. ...
  • taxa de emigração. ...
  • densidade populacional é a relação entre o número de indivíduos que compõem determinada população e o espaço ocupado por eles.

O aumento do número de habitantes é verificado por meio da consideração de dados demográficos, especialmente da taxa de natalidade e da taxa de mortalidade. O cálculo da diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade é chamado de crescimento natural ou vegetativo.

Inúmeros fatores influenciam o crescimento populacional, mas os principais são natalidade, migração, qualidade de vida, geração de empregos e desenvolvimento social.

São indicadores: população; razão entre os sexos; crescimento populacional; taxa de fecundidade; taxa bruta de natalidade; mortalidade proporcional por idade em menores de um ano; esperança de vida ao nascer; índice de envelhecimento, entre outros.

Crescimento vegetativo (ou natural): corresponde a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, sendo calculado dessa forma: TN – TM = Total em %. Crescimento absoluto: representa a variação do número de indivíduos em um determinado tempo, considerando os nascimentos, as mortes e o saldo migratório.

Transição Demográfica: o que é, como funciona e fases!

  • Pré-transição.
  • Aceleração ou explosão demográfica.
  • Desaceleração demográfica.
  • Estabilização demográfica.

É o mesmo que crescimento populacional; taxa de aumento de uma população. Pode se referir a seres humanos, animais e qualquer ser vivo.

Portanto, o desenvolvimento econômico e a modernização das sociedades são os principais fatores responsáveis pelas mudanças nas taxas de natalidade e de mortalidade, refletindo no crescimento populacional.

Esse estudo abrange a formação e evolução dos grupos populacionais em seus mais variados aspectos, que são o seu tamanho, distribuição espacial e composição (por idade, sexo, cor ou raça etc.), os quais são analisados dentro de um intervalo de tempo.

Estrutura (ou composição) da população: é o número de pessoas na população por sexo (masculino ou feminino) e/ou por grupo de idade (em geral são formados grupos de 5 em 5 anos).

A entrada da mulher no mercado de trabalho, a criação de métodos contraceptivos e a planejamento familiar foram fatores que contribuíram para o baixo crescimento demográfico europeu.

A principal causa para a intensificação dos crescimentos demográficos, que se intensificaram a partir do século XIX, foram as sucessivas revoluções industriais e as consequentes elevações nas taxas de urbanização em todo o mundo.

O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.

Durante alguns períodos da história da humanidade, como a Idade Média, guerras e epidemias foram os principais fatores da baixa taxa de crescimento demográfico.