Quais os elementos invisíveis de uma paisagem?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A paisagem apresenta os chamados elementos invisíveis, aqueles que podem ser percebidos pelos seres humanos, como o barulho dos carros, os odores da poluição, o canto dos pássaros, movimento e relações entre as pessoas.

Os elementos naturais numa paisagem são, por exemplo: as árvores (e outros tipos de plantas que não foram cultivadas pelas pessoas), os rios, o solo, os morros, o mar.

Eles incluem o dióxido de nitrogênio (NO2), ingrediente do 'smog'; o dióxido de enxofre (SO2); o monóxido de carbono (CO); e uma variedade de metais pesados.

Paisagem, para a Geografia, significa duas coisas: tudo aquilo que os sentidos humanos (tato, audição, olfato, visão) podem captar. Tudo aquilo que sua visão consegue enxergar é uma paisagem, tudo aquilo que sua audição escuta é uma paisagem. Portanto, tudo que o ser humano consegue sentir é uma paisagem.

Resposta: As pinturas que retratam paisagens naturais mostram florestas, montanhas, rios entre outros, as paisagens construídas ou culturais expõem principalmente cidades, pontes, monumentos, plantações, estradas, além de colocar nas telas a vida e a identidade do povo, seja no campo ou na cidade.

1. Na paisagem primitiva, a ausência de diversidade botânica ou da fauna era evidente, e apenas seres com menor complexidade evolutiva existiam. 2. Formações geológicas oriundas de dobramentos modernos não existiam, como ocorre por exemplo, com grandes cordilheiras que encontramos na atualidade.

O espaço geográfico reúne o conjunto de elementos naturais e artificiais do planeta, sendo formado pelos diversos tipos de paisagem. A paisagem é a parte visível do espaço geográfico, portanto, reúne os elementos naturais e artificiais da superfície terrestre.

Conteúdo deste artigo

  • Paisagem natural e paisagem cultural.
  • Paisagem natural.
  • Paisagem cultural.
  • Nem natural, nem cultural.
  • Paisagem dinâmica.
  • Paisagem estática.

A paisagem geográfica é composta por três grandes classificações: natural, cultural ou humanizada.

A paisagem modifica-se ao longo do tempo, seja por meio da ação de elementos naturais, como a chuva e o vento, seja pela intervenção antrópica, por meio da modificação do espaço. Essas variações são constantes, de diferentes ritmos, e marcam a adaptação do homem ao espaço geográfico.

OS TRÊS ELEMENTOS - AS FORÇAS DA NATUREZA - ÁGUA/TERRA/AR.

Na natureza, existem quatro elementos fundamentais: água, terra, fogo e ar.

Elementos naturais são aqueles que não são resultados da ação humana, como os rios e montanhas. Já os elementos culturais são aqueles produzidos pela sociedade, como escolas, prédios e ruas.

Poluentes primários são os contaminantes diretamente emitidos pelas fontes para o ambiente, como no caso dos gases dos automóveis (monóxido de carbono, fuligem, óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre, hidrocarbonetos, aldeídos e outros).

A ONU aponta que, no setor da indústria, a queima de carvão para produção de energia, além do uso de solventes nas indústrias de químicos e minerais são os principais responsáveis pela poluição do ar.

A paisagem apresenta os chamados elementos invisíveis, aqueles que podem ser percebidos pelos seres humanos, como o barulho dos carros, os odores da poluição, o canto dos pássaros, movimento e relações entre as pessoas.

A fauna é mais diversificada, incluindo animais silvestres e domesticados. Em geral, a aglomeração de pessoas é menor, assim como a interferência humana na paisagem. Na paisagem urbana, por outro lado, destacam-se os prédios, o trânsito de veículos automotores e a concentração de pessoas.

Os conceitos principais são: espaço, território, região, paisagem e lugar; além destes, também as discussões sobre territorialidade, associada ao conceito de território e as escalas e redes geográficas.

Paisagem cultural é aquela formada a partir da interferência humana. Ela possui tanto elementos naturais quanto elementos culturais, criados ou transformados pela ação antrópica, como casas, edifícios, ruas, avenidas, pontes, estradas, postes e cercas.

A paisagem modificada, humanizada ou artificial é aquela em que ocorreu a interferência humana. Também chamada de ambiente modificado, ela é perceptível uma vez que se distingue da paisagem (ou ambiente) natural, onde as ações humanas são irrisórias ou inexistentes.