Quais os elementos do cinema?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Nesse sentido, Betton (1987) afirma que os elementos específicos da linguagem cinematográfica são: o tempo (a câmera lenta, câmera rápida, interrupção do movimento, inversão do movimento); o espaço (o primeiro plano, os ângulos, os movimentos de câmera); a palavra e; o som (os diálogos, a música).

(d) PLANO AMERICANO (PA) – A figura humana é enquadrada do joelho para cima. (e) MEIO PRIMEIRO PLANO (MPP) – A figura humana é enquadrada da cintura para cima. (f) PRIMEIRO PLANO (PP) – A figura humana é enquadrada do peito para cima. Também chamado de “CLOSE-UP, ou “CLOSE”.

Chamamos de cinema ou cinematografia à tecnologia que reproduz fotogramas de forma rápida e sucessiva criando a chamada “ilusão de movimento“, ou seja, a percepção visual de assistir imagens que se movem. Também se diz cinema ao prédio ou sala onde são projetados os filmes.

Cinematógrafo. Cientes das invenções anteriores e a partir do cinetoscópio, os irmãos Lumière desenvolveram o cinematógrafo, em 1895. Esse aparelho, que é muito importante para a história do cinema, diferentemente dos outros, permitia gravar, copiar e projetar imagens de forma mais prática.

Filmes precisam de três etapas: pré-produção, produção e pós-produção.

A “quarta parede” é uma divisória imaginária situada na frente do palco que separa os atores da plateia, que observa tudo o que está acontecendo em cena de forma passiva. A quebra da “quarta parede”, portanto, também muito utilizada no teatro, é a interação da plateia na ação dramática.

A linguagem audiovisual, como a própria palavra expressa, é feita da junção de elementos de duas naturezas: os sonoros e os visuais. Portanto, estamos falando de artefatos da cul- tura que afetam esses dois sentidos do homem, a visão e a audição.

Retrato: 7 tipos de planos fotográficos que deves conhecer!

  • PLANO GERAL. Em retrato, este é o plano em que o corpo aparece por inteiro, dos pés à cabeça. ...
  • PLANO AMERICANO. ...
  • PLANO MÉDIO. ...
  • PLANO MÉDIO CURTO. ...
  • PRIMEIRO PLANO. ...
  • PRIMEIRÍSSIMO PLANO. ...
  • PLANO DE DETALHE.

O diretor de arte pode ser descrito como o principal colaborador visual de um diretor de cinema. Também se usa a palavra 'cinegrafia', estando dicionarizada.

A sinopse deve, então, mostrar todo o potencial da história, inclusive por ser geralmente o primeiro contato que o público tem com o documentário, e possibilitar que as pessoas se interessem, ou não, por assistir ao filme.

São eles:

  • Livre - exibição em qualquer horário.
  • 10 anos - exibição em qualquer horário.
  • 12 anos - a partir das 20h.
  • 14 anos -a partir das 21h.
  • 16 anos -a partir das 22h.
  • 18 anos -a partir das 23h.

O cinema é uma arte sui generis. Ele representa a realidade como a pintura e a escultura, mas também consegue trazer movimento, como a dança. Ademais, consegue encaixar a música na representação da beleza que se une intimamente com a “pintura” que ele retrata.

O cinema sendo Artes visuais assim como a pintura, possibilita várias representações do mundo imagético, essa maneira se adapta a visão do autor, da mesma maneira que a pintura, onde o artista irá escolher a sua maneira de trabalhar sua visão do mundo.

A origem do Cinema está associada à invenção do cinematógrafo, no século XIX, um aparelho capaz de capturar “imagens-movimento”.

Por estrutura entenda-se um conjunto interrelacionado de sequências cinematográficas que formam o todo fílmico. Sequência é um conjunto de tomadas que se sucedem no tempo, porque colocadas umas após outras, em determinada ordem e com pré-determinada intenção de produzir significado e ritmo.

A estrutura de um cinema deve ser numa área com 400m² com mais ou menos 100 poltronas e alguns banheiros, escritório e salas de espera.

O aparelho é composto por uma caixa cilíndrica iluminada por dentro com uma vela que projeta imagens desenhadas em uma lâmina de vidro. É o primeiro aparelho destinado a projeções coletivas, onde um narrador, algumas vezes com acompanhamento musical, se encarregava de contar histórias.