Quais os efeitos provocados pelo miniconto?

Perguntado por: ebelchior . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 17 votos

Os efeitos provocados pelo miniconto no leitor são de humor e reflexão.

O QUE É MINICONTO? Miniconto, ou microconto, ou nanoconto, é uma espécie de conto muito pequeno. Embora a teoria literária ainda não reconheça o miniconto como um gênero literário à parte do Conto, fica evidente que as características do que chamamos de miniconto são diferentes das de um "conto pequeno".

O desfecho do miniconto de maneira geral não explica ou dá detalhes para os leitores. O miniconto é uma versão muito reduzida do conto. Ele apresenta sua narrativa inteira dentro de apenas uma linha. Todo o contexto desse gênero é feito com o mínimo de palavras possíveis.

O espaço da narrativa é o local onde ela se desenvolve. Ele pode ser físico ou mesmo psicológico. No primeiro caso, o local onde se passa a história é indicado seja uma fazenda, uma cidade, uma praia, etc. São classificados em espaços fechados (casa, quarto, hospital, etc.)

O miniconto
Alguns dizem que ele é o primo mais novo do poema em prosa, outros apontam as fábulas chinesas como origem, de certo é que desde meados do século XX o conto tem experimentado – com sucesso – formas extremamente breves a partir de textos de gente como Cortázar, Borges, Kafka, Arreola, Monterroso e Trevisan.

-O gênero miniconto tem temas diversos, porém é um gênero que tem como objetivo ser impactante e chamar a atenção, sendo assim os temas mais recorrentes são: crítica social, sentimentos, política, etc. - Suporte de veiculação. - Este gênero pode circular na forma de livros, blogs, páginas da web, nas redes sociais etc.

Nessa pesquisa diacrônica visita-se a obra de autores como Augusto Monterroso, autor de “O dinossauro”, conhecido como menor e mais famoso miniconto do mundo, Raymond Carver, norte-americano apontado como ícone minimalista da literatura, e Dalton Trevisan, responsável pela canonização desse tipo de texto no Brasil.

Miniconto é um conto pequeno, portanto deve ter as características do conto: narratividade, ou seja, narrador, personagens, espaço e tempo. Efeito. Intensidade.

Trata-se de um pequeno texto, geralmente com uma ou duas frases e transmitindo uma reflexão ao leitor. No primeiro momento, muitos estranham esta estética, porém, um olhar mais reflexivo diante daqueles poucos caracteres podem revelar pensamentos que vão muito além da escrita.

Autores conceituam e estipulam limites precisos, nascendo assim algumas classificações: nanocontos (até 50 letras, sem contar espaços e acentos), microcontos (até 150 toques, contando letras, espaços e pontuação) e minicontos (alguns estipulando 300 palavras; outros, 600 caracteres).

Um microconto deve obter em sua estrutura uma tríade que consiste em: brevidade, narratividade e intertextualidade.

RESPOSTA: Certa nostalgia ou tristeza.

Por definição, o clímax ocorre no desenrolar de um conflito, pouco antes do desfecho. É o momento mais difícil no percurso do herói, a crise mais iminente do protagonista, o ponto crucial do conflito, onde não se sabe para que lado a história penderá.

A narrativa começa com a introdução, que é seguida pelo desenvolvimento e o clímax. Finalmente, a história termina com uma conclusão ou desfecho, que coloca um ponto final nas aventuras do personagem e nas expectativas do leitor.

Os elementos da narrativa são enredo, tempo, narrador e personagens que ajudam a contextualizar uma história. Uma narrativa é um tipo de texto descritivo de histórias fictícias ou reais, com personagens inseridos em determinados tempo e espaço. São exemplos: conto, fábula, romance e novela.

Uma narrativa deve ser bem analisada, tem de se entender os elementos que a compõem para que seja possível a compreensão da obra. Os elementos da narrativa são o enredo, os personagens, o espaço, o tempo e o principal o narrador.

Os textos narrativos se caracterizam pela narração de acontecimentos. Os acontecimentos narrados podem ser verídicos ou fictícios e narrados em ordem cronológica ou psicológica. Como elementos narrativos, destacam-se: espaço, tempo, enredo, personagens, narrador, modo, motivo e resultado.

O miniconto é um tipo de texto narrativo extremamente curto que deve conter nele todas as técnicas do conto, assim como o bonsai tem todo o feitio da árvore. Cortázar dizia que o romance vence por pontos e o conto, por nocaute. O miniconto é o nocaute no primeiro soco do primeiro round.

6 - O tipo de registro utilizado no miniconto é o discurso direto, pois trata-se de uma diálogo entre dois personagens, ou seja, suas falas.

O acontecimento único e particular focalizado é a morte de alguém com um tiro. 2. O miniconto sugere que se tratava de alguém jovem, com um futuro promissor, pois se refere a essa pessoa com a expressão "Uma vida inteira pela frente".

Continuar lendo Quem criou o miniconto?