Quais os efeitos negativos do excesso dos jogos eletrônicos?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Entre os problemas físicos que podem ser causados pela prática descompensada dos jogos eletrônicos estão a falta de concentração, obesidade, síndrome do olho seco, problemas de audição e postura inadequada.

Entre os principais indícios do vício em games pode-se citar: baixo rendimento escolar, não ter o controle sobre a quantidade de tempo de jogo, exclusão social, priorizar o jogo a outras atividades sociais.

O uso excessivo de jogos online leva ao desestímulo de atividades escolares e sociais, e causa sintomas de abstinência quando retirados, segundo o estudo. Também faz com que o adolescente se isole e tenha comportamento agressivo.

Mais um estudo foi divulgado para comprovar que sim, os videogames fazem bem à saúde. Pesquisadores constataram que jogar títulos eletrônicos desenvolve as regiões do cérebro responsáveis pela navegação espacial, formação de memória, habilidades motoras e até planejamento estratégico. Saiu no CNET.

O distúrbio de games pode ser evitado com o uso controlado, no qual a cada 45 minutos jogando pode haver uma pausa de 15 minutos para descanso. Não devemos jogar mais que 2 horas por dia e, se possível, jogar no máximo 3 vezes por semana, sempre alternando com outras atividades de lazer, que aliviam o estresse.

“Os comportamentos influenciam no que se refere às questões emocionais e relacionais. Pessoas que passam horas jogando jogos violentos estão mais propensas a serem mais irritadas, a terem pensamentos mais negativistas, a serem mais imediatistas e a terem dificuldades nas relações interpessoais”, disse Caroline.

Um estudo realizado pela universidade de Oxford comprovou que os jogos eletrônicos podem ser um grande aliado de quem sofre com transtornos mentais, como depressão e ansiedade. De acordo com o estudo realizado pela faculdade britânica, pessoas que jogam por até quatro horas por dia notam que se sentem mais alegres.

Os jogos eletrônicos têm desempenhado um papel significativo na sociedade contemporânea, moldando comportamentos, estimulando a interação social, contribuindo para avanços tecnológicos e até mesmo influenciando setores como educação e saúde.

“No caso dos jogos, especificamente, a prática excessiva pode causar problemas ortopédicos, como lesões por esforço repetitivo, tendinites e acentuar quadros de sedentarismo, caso a pessoa não use algumas horas do dia para a prática de exercícios”.

quais as desvantagens dos jogos eletrônicos? Vantagens e desvantagens; O lado positivo é que eles podem ensinar conhecimentos e melhorar as habilidades físicas e mentais. O lado ruim é que eles podem ser agressivos e fazer com que você gaste muito tempo com eles.

Os videogames podem viciar pela liberação excessiva de dopamina, neurotransmissor associado ao prazer.

Jogos que abordam temas como discriminação, preconceito e exclusão social podem ajudar os jogadores a entender e simpatizar com as experiências dos outros. Alguns jogos também podem ajudar os jogadores a desenvolver habilidades sociais, como trabalho em equipe e comunicação.

Eles aumentam as habilidades cognitivas, proporcionam ambientes agradáveis de socialização e ajudam a desenvolver o raciocínio lógico, pois cria situações em que o jogador tem que buscar uma melhor resolução de problemas.

“Sem dúvida alguma, muitos casos desses ataques e ameaças a escolas estão relacionadas aos jogos violentos. Nos jogos, o desafio é matar. Parece que matar é fácil, uma conquista. Então, isso induz os jovens a esses comportamentos violentos.

Ajuda a Fortalecer o Cérebro
Estudos apontaram que as áreas responsáveis por navegação espacial, formação da memória, planejamento estratégico e coordenação motora recebem um impacto positivo do hábito de jogar videogames.

Segundo o estudo, quando jogamos nosso cérebro é bombardeado com uma onda de dopamina, o problema é que isso faz com que o órgão produza menos neurotransmissores e “desligue” o córtex pré-frontal, área relacionada aos julgamentos, tomadas de decisões e autocontrole.

A Igreja não é contra os videogames, mas pede aos jovens que sejam sensatos em sua escolha de jogos e no total de tempo que gastam com eles. Fomos ordenados a utilizar nosso tempo com sabedoria (ver D&C 60:13). O simples fato de uma atividade ser sadia e divertida não significa que valha a pena realizá-la.

O primeiro passo no tratamento para vício em jogos online é o diagnóstico adequadamente efetuado mediante avaliação profissional de um psiquiatra, que indica a melhor prática a ser seguida. Normalmente, os principais tratamentos estão voltados à psicoterapia, e podem ser feitos em clínicas especializadas.

Games em geral tem ação direta na coordenação motora, capacidade de escolha, facilidade em tomar decisões rápidas e até mesmo na facilidade em socializar. Esses feitos são mais perceptíveis em crianças e adolescentes, mas não quer dizer que os adultos não podem tirar benefícios disso.