Quais os efeitos do exercício físico para os hipertensos?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

No que respeita à HTA, os regimes de exercício físico aeróbico demonstraram ser eficazes na redução da incidência de HTA, ou na redução da pressão arterial nos doentes já hipertensos, verificando-se diminuições de 5 a 15mmHg na sistólica, com descidas menos pronunciadas no idoso24–27.

A pratica regular da atividade física, diminui a FC e esta é uma forma mais econômica do coração trabalhar, ajudando no controle da PA. Além disso, as atividades físicas melhoram o endotélio. É uma camada que reveste o interior das artérias, ou seja, os movimentos relaxam os os vasos e facilitam a passagem de sangue.

“A prática regular de atividades físicas pode ajudar no tratamento para hipertensão a base de remédio ou até mesmo suspendê-lo. Os exercícios devem ser de intensidade moderada, de três a seis vezes por semana, em sessões de 30 a 60 minutos de duração”, ressalta o fisiologista do esporte do HCor, Diego Leite de Barros.

Por isso, neste artigo nós vamos falar sobre alguns erros que, se corrigidos, podem ajudá-lo a vencer esse problema.

  1. Consumir sal em excesso. Quando a pessoa sofre com a hipertensão arterial, as paredes dos vasos sanguíneos se tornam mais grossas. ...
  2. Ingerir gorduras de origem animal. ...
  3. Não praticar exercícios físicos. ...
  4. Fumar.

Apesar de a musculação ajudar a manter a pressão arterial sob controle, a prática só deverá ser iniciada se a hipertensão já estiver controlada. “Pacientes com níveis de pressão acima de 180x110mmHg não deverão iniciar os exercícios.

“Novos dados indicam que tomar duas ou mais xícaras de café por dia pode dobrar o risco de mortalidade quando se trata de pessoas com pressão alta. Por outro lado, tomar apenas uma xícara por dia ainda reduz o risco”, explica.

O débito cardíaco (DC) aumentará por duas causas: maior volume sistólico e maior FC durante o exercício, em virtude da demanda de fluxo sanguíneo e O2 dos músculos que estão trabalhando.

Exercícios aeróbicos são os mais recomendados para hipertensos. “As atividades mais indicadas para auxiliar o tratamento da hipertensão são as atividades aeróbicas, como caminhada, corrida de rua, dança, natação e esportes coletivos”, recomenda o profissional.

O recomendado pela pesquisa é fazer a prancha por dois minutos quatro vezes, tendo dois minutos de descanso entre eles, três vezes por semana.

Todo exercício é bom para a pressão arterial, mas pesquisas sugerem que o treinamento de força é mais eficaz. Exercícios de treinamento de força, como agachamento na parede e prancha, estão entre as melhores maneiras de reduzir a pressão arterial e ajudar no controle da hipertensão, sugere um estudo.

É sim um sinal de alerta que não deve ser negligenciado, pois indica que existe uma probabilidade alta de a pessoa ter hipertensão em um futuro não muito distante. Por sorte, diferente da hipertensão, a pressão elevada pode ser revertida através da mudança de estilo de vida e dos hábitos alimentares.

Estresse, sono desregulado e má alimentação são apenas alguns exemplos de fatores que podem resultar em um pico de pressão. Em alguns casos, a pressão alta pode apresentar sintomas, mas em outros o aumento pode ser silencioso.

7 alimentos que podem diminuir sua pressão arterial

  1. Bananas. As bananas são ricas em potássio, um mineral muito importante para o controle da hipertensão. ...
  2. Frutas cítricas. ...
  3. Beterraba. ...
  4. Salmão. ...
  5. Semente de abóbora. ...
  6. Melancia. ...
  7. Aveia.

Os hipertensos podem fazer atividade física, como esteira na academia ou corrida. O paciente hipertenso, só de fazer exercícios com regularidade, costuma ter uma queda da pressão arterial em torno de 5% a 10%”, afirma o cardiologista Marcus Gaz.

A condição acontece quando um quadro de pressão alta é causado por situações de ansiedade e estresse. Se uma pessoa fica muito ansiosa, seu corpo entende que precisa “se proteger” e acaba liberando adrenalina e cortisol, hormônios que aceleram o ritmo cardíaco e demandam maior circulação de sangue no corpo.

Associar a prática de atividade física aeróbia ao uso do medicamento losartana aumenta os benefícios para pacientes hipertensos, principalmente no que diz respeito à regulação autonômica cardíaca, contribuindo com o funcionamento adequado do sistema cardiovascular.

Estímulo: massagear com pressão moderada usando o dedo indicador, fazendo movimentos de um lado para o outro. Esse ponto fica bem abaixo do lábio inferior (na região do cavanhaque). Realizar movimentos nessa região faz o fluxo energético na parte central do corpo fluir de maneira mais adequada.

Para a cardiologista Maria Alayde Mendonça, o pão não é um alimento “tão bonzinho” e também requer cuidados em seu consumo, principalmente para quem sofre de hipertensão arterial.

Ricas em potássio, as bananas podem ajudar a controlar a hipertensão. Uma banana média contém cerca de 422 mg de potássio, que reduz os efeitos do sódio e alivia a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos.

A resposta subaguda da PA após o exercício resistido máximo tende a decair em aproximadamente 10 segundos, e após exercícios submáximos esse tempo limita-se a três segundos(16). Todavia, esse tempo pode estender-se por vários minutos, podendo chegar a 24 horas (4).

Durante a prática de exercícios físicos, o coração bate mais rápido para que o sangue flua para o corpo todo. Junto dos pulmões, trabalha mais para fornecer o oxigênio adicional que os músculos necessitam para trabalhar.