Quais os efeitos da cafeína no cérebro?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.6 / 5 18 votos

A fama do café passa pelo seu principal componente: a cafeína. No corpo, a substância melhora o humor, estimula o raciocínio e a memória e tem o poder de fazer o sono passar. Mas, em excesso, pode causar arritmias cardíacas, ansiedade e dependência. Estudos mostram que tomar café em doses moderadas faz bem à saúde.

O que é a cafeína? Na prática, a cafeína é uma substância estimulante, que quando ingerida é absorvida pela corrente sanguínea e transportada até o cérebro, onde irá atuar como psicoativo. De modo geral ela é capaz de influenciar nosso humor, estado de alerta e capacidade de raciocínio.

A cafeína e o ácido clorogênico presentes no café são excitatórios do sistema nervoso central, podendo deixar as pessoas mais nervosas, ansiosas e com insônia”, acrescenta a nutricionista.

Geralmente, a cafeína começa a ser absorvida pelo corpo logo após ser ingerida e atinge o pico de concentração no sangue cerca de 30 a 60 minutos depois. O efeito da cafeína pode durar de 3 a 5 horas, mas pode variar de acordo com a quantidade ingerida, a forma de consumo (café, chá, refrigerante, etc.)

A cafeína pode ter efeitos imediatos que podem durar de três a cinco horas. Mas o seu corpo pode reter a cafeína por até 12 horas, o que significa que ela pode afetar o seu sono à noite. A cafeína é uma droga estimulante que afeta o sistema nervoso central.

400 mg

Segundo pesquisas, o consumo seguro diário para adultos sem nenhuma sensibilidade à cafeína é no máximo de 400 mg da substância por dia, o que equivale a cerca de 6 mg de cafeína por quilo de peso corporal. Confira a recomendação máxima por dia: 4 xícaras de café fresco (225 ml). 10 latas de refrigerantes de cola.

O consumo de café pode ter efeitos diferentes em pessoas com transtorno de ansiedade, dependendo da sensibilidade individual de cada pessoa à cafeína. Para algumas pessoas, a cafeína pode agravar a ansiedade, causando sintomas como nervosismo, agitação, insônia e aumento da frequência cardíaca.

Como saber se o café está me fazendo mal?

  • Aumento da frequência cardíaca.
  • Tontura.
  • Diarreia.
  • Dor no peito.
  • Dificuldade para respirar.

Contraindicações. A cafeína em cápsulas não é indicada para crianças menores de 12 anos, para pessoas com alergia à cafeína, com pressão alta, úlceras no estômago ou que tenham doenças no coração como arritmia cardíaca, por exemplo.

De acordo com o neurocientista Steven Miller, da Universidade Militar de Ciências da Saúde, nos Estados Unidos, o melhor horário para tomá-lo é entre 9h30 e 11h30. Os dados são do jornal Daily Mail.

Beber água, seja quente ou fria, é uma boa pedida para desintoxicar. Além disso, ocupa suas mãos e boca quando abandonar o consumo de café. Algumas pessoas já disseram que a água ajudou a ficarem mais alertas, condição que normalmente é afetada pela falta de cafeína.

A cafeína é conhecida por aumentar a liberação de adrenalina no corpo, o que resulta em uma sensação de alerta e concentração. No entanto, em excesso, a adrenalina também pode causar ansiedade, palpitações cardíacas, sudorese e outros sintomas de estresse.

Essa adenosina passa a se ligar a receptores no cérebro, deixando-nos mais sonolentos. Quimicamente, a cafeína se parece o suficiente com a adenosina no nível molecular que ocupa esses locais de ligação, evitando que a adenosina se ligue a esses receptores cerebrais.

6 opções de chás para substituir o café

  • 1) Chá preto. O chá preto, assim como o branco e o verde, é derivado da planta Camellia Sinensis. ...
  • 2) Chá verde. ...
  • 3) Chá branco. ...
  • 4) Chá de gengibre. ...
  • 5) Chá de alecrim. ...
  • 6) Chá de canela.

Algumas pesquisas mostram que doses baixas da cafeína (250 mg) já é capaz de promover efeito benéfico, trazendo sensações de prazer, paz e euforia. Entretanto, o consumo superior a 500 mg, pode induzir efeitos adversos como tensão, nervosismo, ansiedade, excitação, irritabilidade, náusea, palpitações e inquietação.

Níveis elevados de cafeína podem aparecer na corrente sanguínea cerca de 15 a 45 minutos após o consumo. O pico de ação ocorre em 1 hora e dura cerca de 3 a 6 horas após a ingestão.