Quais os efeitos colaterais do Zometa?

Perguntado por: emelo7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Nível baixo de fosfato do no sangue, formigamento ou dormência das mãos ou dos pés (parestesia), pressão arterial elevada (hipertensão), inchaço das mãos, tornozelos ou pés (edema periférico), distúrbios do sono, dor de cabeça e sintomas de gripe como febre, fadiga, fraqueza, sonolência, calafrios e dores ósseas, ...

Pacientes em uso de ácido zoledrônico têm relatado comumente dores de cabeça e sintomas de gripe como febre, fadiga, fraqueza, sonolência, calafrios, e dores ósseas, musculares e nas juntas. Na maioria dos casos nenhum tratamento específico é necessário e os sintomas diminuem após algumas horas ou dias.

Zometa® é administrado como uma infusão na veia. O ácido zoledrônico age ligando-se ao osso e diminuindo a taxa de reabsorção óssea. É usado para reduzir a quantidade de cálcio no sangue nos casos em que esta quantidade é muito alta devido à presença de um tumor.

Quando em tratamento, se possível, estes pacientes devem evitar procedimentos odontológicos invasivos. Para pacientes 11 que desenvolveram osteonecrose de mandíbula 15 durante terapia com bisfosfonatos, a cirurgia dental pode exacerbar a condição.

Se você estiver sendo tratado para prevenção da perda de densidade óssea decorrente de tratamento antineoplásico à base de hormônios por câncer de próstata, você deverá receber uma infusão de ácido zoledrônico a cada 3(três) meses.

O ácido zoledrônico reduz a ação dos osteoclastos, que são células do corpo que estão envolvidas na quebra do tecido ósseo. Isto leva a diminuição da perda óssea na osteoporose e menor atividade na Doença de Paget.

A hipercalcemia pode ser causada pelo aumento da absorção gastrointestinal ou por um aumento da ingestão de cálcio.

Têm sido relatados efeitos colaterais sistêmicos com o uso dos bisfosfonatos, incluindo efeitos gastrintestinais (náuseas, vômitos, desconforto abdominal), renais (insuficiência renal), imunológicos (febre, mialgia, dor óssea ou articular), toxidermia e toxicidade ao sistema nervoso central (SNC)(1).

O ácido zoledrônico é administrado como uma infusão na veia. O ácido zoledrônico age ligando-se ao osso e diminuindo a taxa de reabsorção óssea. É usado para reduzir a quantidade de cálcio no sangue nos casos em que esta quantidade é muito alta devido à presença de um tumor.

Zometa contém a mesma substância ativa que Aclasta (ácido zoledrónico). Os doentes em tratamento com Zometa não devem ser tratados concomitantemente com Aclasta ou qualquer outro bifosfonato, uma vez que os seus efeitos combinados são desconhecidos.

Se você estiver sendo tratado para prevenção da perda de densidade óssea decorrente de tratamento antineoplásico a base de hormônios por câncer de mama, você deverá receber uma infusão de Zometa® a cada 6 meses. Seu médico irá decidir com que frequência você deve receber as infusões.

Na decisão de se tratar doentes com metástases ósseas para prevenção de complicações ósseas deverá ter-se em conta que o início de efeito do tratamento ocorre em 2-3 meses. Ácido zoledrónico foi associado a relatos de disfunção renal.

O medicamento ácido zoledrônico deve ser administrado por via endovenosa (aplicado na veia) em adultos com mais de 18 anos. - A administração dessa medicação pode ser realizada somente com solicitação médica.

As metástases ósseas são tipos de câncer que acometem os ossos e que se originaram em outros locais do organismo, ou seja, as células cancerígenas se espalham de seu local original e atingem o osso.

A hipercalcemia humoral maligna é associada ao câncer pela produção irregular do hormônio da paratireoide (PTHrP), que se expressa na maioria dos tecidos. Ao mesmo tempo em que o tumor secreta essas substâncias em altas concentrações no organismo, elas aceleram a absorção do cálcio.

Efeitos Colaterais Zoladex:
Diminuição da libido, fogachos (ondas de calor), hiperidrose (transpiração anormalmente aumentada), acne, ressecamento vaginal, aumento no tamanho da mama, reações no local da injeção.

A osteonecrose da mandíbula é um distúrbio oral que envolve a exposição do osso da mandíbula. A osteonecrose da mandíbula pode ocorrer após uma extração dentária, lesão, radioterapia ou por nenhum motivo aparente.

Em pacientes com em uso da medicação há mais de quatro anos, deve-se respeitar a orientação de pausa na terapia de 2 meses antes e 3 meses após a intervenção. Outro ponto importante com relação a esses pacientes é o uso de marcadores biológicos da remodelação óssea, como o CTX.

MECANISMO DE AÇÃO DOS BISFOSFONATOS
A meia-vida plasmática dos BFs é de aproximadamente 10 anos, e seu uso prolongado pode resultar em acúmulo substancial da droga no esqueleto. Os BFs alteram o mecanismo do tecido ósseo em vários níveis, inibindo a reabsorção e diminuindo o turnover ósseo.

Os principais motivos da falta de cálcio no organismo são a má alimentação, que fornece baixa quantidade do nutriente e compromete as reservas naturais. Algumas alterações hormonais, doenças e síndromes genéticas podem afetar a absorção do nutriente e causar a deficiência do cálcio.

Este medicamento é indicado para: • Tratamento da osteoporose em mulheres na pós-menopausa para reduzir a incidência de fraturas do quadril, vertebrais e não vertebrais e para aumentar a densidade mineral óssea; • Prevenção de osteoporose em mulheres com osteopenia na pós-menopausa; • Prevenção de fraturas clínicas ...