Quais os efeitos colaterais do Trezete?

Perguntado por: dparis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Astenia (sensação de cansaço), constipação, vertigem (tontura), dor abdominal, prurido (coceira), exantema (erupção na pele), urticária (manchas vermelhas acompanhadas de coceira), miosite (inflamação dos músculos que causa o seu enfraquecimento), reações de hipersensibilidade (alergia e inchaço), rabdomiólise (doença ...

Em geral, Trezete deve ser iniciado utilizando-se a dose de 10 mg + 10 mg, e caso não ocorra a resposta adequada após 4 semanas, a dose poderá ser aumentada para 20 mg + 10 mg. A dose máxima diária é de 20 mg + 10 mg e não deve ser excedida.

Devem ser tomados, com ou sem alimento, uma vez ao dia, a qualquer hora do dia, devendo, no entanto, tomar o medicamento no mesmo horário todos os dias. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

A rosuvastatina cálcica inibe uma enzima importante para a fabricação do colesterol pelo organismo, chamada HMGCoA redutase, portanto, o uso contínuo de rosuvastatina cálcica reduz o nível de lipídios (substâncias gordurosas) no sangue, principalmente colesterol e triglicérides.

A rosuvastatina inibe uma enzima que tem importante papel na fabricação do colesterol pelo organismo, chamada HMG-CoA redutase, de forma que seu uso contínuo reduz o nível de lipídios (substâncias gordurosas) no sangue, principalmente colesterol e triglicérides.

Em pacientes adultos com hipercolesterolemia Trezete é indicado para: Redução do LDL-colesterol, colesterol total e triglicérides elevados; diminuição de ApoB; não HDL-C; das razões LDL-C/HDL-C; não HDL-C/HDL-C; ApoB/ApoA-I; colesterol total/HDL-C e aumento de HDL-C.

A pravastatina e a fluvastatina parecem ser as drogas deste grupo com menor incidência de dor muscular. A dose de 40 mg por dia da pravastatina mostrou-se bastante segura e com baixa incidência de lesão muscular.

A Rosuvastatina e a Atorvastatina são as duas estatinas mais potentes, com maior capacidade de redução dos níveis do colesterol LDL. Sinvastatina e Pravastatina têm potência intermediária, enquanto a Lovastatina é a estatina menos potente.

Podem ocorrer as seguintes reações adversas:
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizaram este medicamento): dor de cabeça, mialgia (dores musculares), astenia (sensação geral de fraqueza), prisão de ventre, vertigem, náusea (enjôo) e dor abdominal.

Aliás, se você decide parar seu remédio agora mesmo, sem modificar nada mais, a única certeza que tenho é que você tem mais chance de ter um infarto ou AVC do que se estivesse usando a estatina. Por isso que médicos prescrevem estatinas.

O efeito colateral mais comum é dor muscular, mialgia. Ocorre em até 5% dos casos. O paciente sente dor nas pernas e braços, como se tivéssemos ficado tempos sem exercitar e tendo feito muito exercício em um só dia.

Em geral, as estatinas de curta duração de ação devem ser tomadas à noite, facilitando uma maior concentração de fármaco durante o pico da síntese de colesterol endógeno.

Perda de apetite; Dor no abdome superior; Urina escura; Amarelamento da pele ou da parte branca dos olhos.

Não. O medicamento é derivado do colesterol, ou seja, tem muita gordura e é metabolizado de forma mais lenta. A bebida pode atrapalhar o efeito esperado pelo médico, não sendo indicado o uso concomitante.

A ezetimiba age reduzindo a absorção do co- lesterol no intestino delgado. Dessa forma, Trezete apresenta uma combinação de ações, com a rosuvastatina atuando no fígado, reduzin- do a produção de colesterol e a ezetimiba atuando no intestino delgado, reduzindo a absorção de colesterol.

O Inclisiran é o mais novo remédio para colesterol. De administração injetável, esse medicamento promete reduzir o colesterol a partir de uma interferência de RNA capaz de aumentar a capacidade do fígado de eliminar o “colesterol ruim”.

A Rosuvastatina e a Atorvastatina são as duas estatinas mais potentes, com maior capacidade de redução dos níveis do colesterol LDL. Sinvastatina, Pravastatina e Pitavastatina têm potência intermediária, enquanto a Fluvastatina e Lovastatina são as estatinas menos potentes.