Quais os efeitos colaterais do remédio Motilium?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Se você ingeriu uma grande quantidade de Motilium® você poderá apresentar agitação, alterações no estado de consciência ou transe, convulsões, estado confusional, sonolência, movimentos descontrolados como movimento irregular dos olhos, ou postura anormal, como torção do pescoço (reações extrapiramidais).

O Motilium 10mg Johnson's é indicado para o tratamento dos sintomas de dor epigástrica, saciedade precoce ligadas a um retardo de esvaziamento gástrico, de refluxo gastroesofágico e esofagite e em outros casos associados.

A dose de Motilium® deve ser a menor dose eficaz para a situação individual (tipicamente 30 mg/dia) e pode ser aumentada, se necessário, a uma dose diária oral máxima de 40 mg. Geralmente, a duração máxima de tratamento não deve exceder uma semana para o tratamento de náusea aguda e vômito.

Com base nas evidências trazidas à tona pelos estudos e alertas analisados, é importante que os profissionais da saúde e os pacientes sejam advertidos sobre os riscos associados ao uso de domperidona, visando sempre o uso racional do medicamento.

Peridona®, Peridal®.

Nota: É recomendado o uso de Motilium® antes das refeições. Se ele for tomado após as refeições, a absorção do medicamento será retardada. Os comprimidos não devem ser administrados em crianças com peso inferior a 35 kg.

A domperidona, substância ativa do medicamento, restaura a movimentação motora do esôfago, estômago e duodeno, melhorando a digestão em todas as suas fases. Ainda possui uma potente ação antiemética (que alivia os sintomas relacionados com o enjoo, as náuseas e os vômitos).

Domperidona 10mg Genérico 60 Comprimidos.

O que é a domperidona? A domperidona, também conhecida pelos nome comercial Motilium, é um medicamento que tem a propriedade de acelerar o esvaziamento do estômago, sendo, assim, útil para o tratamento das náuseas, dor de estômago, distensão gástrica e refluxo gastroesofágico.

Tratamento da dispepsia funcional associada ou não à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE); no alívio dos sintomas dispépticos relacionados à esofagite, gastrite, úlcera, dismotilidade gastroduodenal e plenitude pós-prandial (pirose, náuseas e empachamento).

  • Buscopan.
  • Buscopan Gotas.
  • Buscoduo.
  • Buscopan Composto.
  • Todos os produtos.

Os inibidores da produção de ácido são os remédios mais usados no tratamento do refluxo gastroesofágico, sendo divididos em dois tipos de acordo com sua ação e incluem: Inibidores da bomba de prótons, estes como omeprazol, pantoprazol e lansoprazol.

Este medicamento é contraindicado se você:
Sofrer de prolactinoma, uma doença da hipófise; Tiver dores de estômago severas ou fezes escuras persistentes; Tiver doença hepática (do fígado);

Alguns dos remédios para má digestão mais indicados são:

  • Estomazil;
  • Eno;
  • Epocler;
  • Sonrisal;
  • Engov;
  • Gastrol.

10 mg (1 comprimido) 3 vezes ao dia, 15 a 30 minutos antes das refeições e, se necessário, 10 mg (1 comprimido) ao deitar, respeitando a dose diária máxima de 40 mg (4 comprimidos de 10 mg). Nota: - É recomendado o uso de Motilium® antes das refeições.

No geral, este tipo de remédio começa a fazer efeito em poucos dias, quando você respeita corretamente os horários estabelecidos pelo médico para tomar a medicação. Caso isso não aconteça, a melhora tende a vir com demora ou nem mesmo acontecer.

Distúrbios do sono, dor de cabeça, boca seca, diarreia, náusea/vômito, inchaço e distensão abdominal, dor e desconforto abdominal, prisão de ventre, aumento nos níveis de enzimas do fígado, tontura, reações alérgicas como coceira e reações de pele (exantema, rash e erupções), fraqueza, cansaço e mal-estar.

Este medicamento é destinado ao tratamento de:
Azia, queimação epigástrica com ou sem regurgitação de conteúdo gástrico; Náuseas e vômitos de origem funcional, orgânica, infecciosa ou alimentar ou induzidas por radioterapia ou tratamento medicamentoso (anti-inflamatórios, antineoplásicos).