Quais os efeitos colaterais do Noripurum na veia?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Quais os efeitos colaterais do Noripurum na veia? As reações adversas mais comuns são: alteração passageira de paladar, náuseas, hipotensão (pressão baixa) ou hipertensão (pressão alta) e reações no local da infusão.

A infusão endovenosa de ferro pode desencadear reações alérgicas e até anafilactóides. Entretanto, reações mais graves são extremamente raras. Os efeitos adversos mais comumente observados são urticária (rash cutâneo), palpitações e tonturas, geralmente quadros autolimitados e de curta duração.

Posologia média recomendada
5 – 10 ml de Noripurum® EV (100 a 200 mg de ferro) uma a três vezes por semana, dependendo do nível de hemoglobina.

Para fins de cálculo, note-se que o teor férrico de Noripurum solução oral (gotas) é: 1 mL (20 gotas) = 50 mg. Para deficiência de ferro manifesta, a terapia deve durar cerca de três a cinco meses até a normalização dos valores de hemoglobina.

Noripurum deve ser ingerido durante ou imediatamente após as refeições. Aos pacientes portadores de próteses dentárias, particularmente à base de “Luva Light”, recomenda-se lavar a boca e escovar as próteses imediatamente após uso do preparado, a fim de evitar escurecimento delas.

Noripurum® Fólico contém ácido fólico, o que pode mascarar a deficiência de vitamina B12. Em casos de anemias associadas a infecções ou neoplasias, o ferro substituído é armazenado no sistema retículo-endotelial, de onde é mobilizado e utilizado somente após a cura da doença primária.

O Noripurum é um medicamento utilizado no tratamento de anemia hemolítica – quando o paciente tem baixa quantidade de hemácias no sangue, ou quando as hemácias são menores do que o normal – ou ferropriva – quando há falta de ferro no organismo.

Um comprimido mastigável uma a três vezes por dia por três a cinco meses, até a normalização dos valores de hemoglobina. Posteriormente a terapia deve continuar por várias semanas (dois a três meses) com um comprimido mastigável por dia a fim de restaurar a reserva de ferro.

Precauções do Noripurum Injetável
A administração parenteral de preparados de ferro pode causar reações alérgicas ou anafiláticas. Deve-se ter cuidado especial na administração do produto em pacientes que sofrem de alergia e doenças do fígado ou dos rins.

O ferro deve ser tomado uma hora antes ou duas horas depois desses alimentos.

A deficiência de ferro geralmente resulta da perda de sangue em adultos (incluindo sangramento da menstruação) mas, em crianças e gestantes, pode resultar de uma dieta inadequada. A anemia se desenvolve, fazendo com que as pessoas fiquem pálidas e sintam-se fracas e cansadas.

Preço: R$ 75,00 à vista.

A anemia ferropriva traz os seguintes efeitos adversos ou consequências: diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, apatia (morbidez), perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal.

Sinais e sintomas da anemia

  • Palidez na pele e mucosas (parte interna do olho e gengivas);
  • Apatia;
  • Cansaço generalizado;
  • Falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Tontura;
  • Falta de ar;
  • Taquicardia ou palpitações.

Quando a indicação é exclusivamente de ferro, em casos de anemias por deficiência de ferro com hemoglobina <10,5g/dL, o Ferinject pode ser a melhor opção.

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias.

- Não é necessário jejum, porém orienta-se não ingerir grandes refeições antes da infusão da medicação. - Clientes menores de 18 anos de idade devem estar acompanhados de um responsável legal.