Quais os efeitos colaterais do medicamento Reconter?

Perguntado por: lperalta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Reconter: efeitos colaterais

  • distúrbios sexuais, como retardo ejaculatório, dificuldades de ereção e diminuição da libido em homens e em mulheres, dificuldades para chegar ao orgasmo;
  • pode levar um ganho de peso e de apetite;
  • donolência ou insônia;
  • náusea;
  • dor de cabeça;
  • tontura;
  • boca seca;
  • prisão de ventre;

Reconter é o mais seletivo dos ISRS, age no cérebro corrigindo as concentrações inadequadas de determinadas substâncias denominadas neurotransmissores, em especial a serotonina, que causam os sintomas na situação de doença.

Reconter® é indicado para: - Tratamento e prevenção da recaída ou recorrência da depressão; - Tratamento do transtorno do pânico, com ou sem agorafobia; - Tratamento do transtorno de ansiedade generalizada (TAG); - Tratamento do transtorno de ansiedade social (fobia social); - Tratamento do transtorno obsessivo ...

Os comprimidos de Reconter podem ser tomados em qualquer momento do dia, com ou sem alimentos. Preferencialmente tomar sempre no mesmo horário. Engolir os comprimidos com água, sem mastigá-los.

Interação com o álcool: Reconter®
não ingerir álcool durante o tratamento com o Reconter® .

Como todos os medicamentos, Reconter® pode causar efeitos adversos, apesar do que, nem todos os pacientes os apresentam. Os efeitos adversos são geralmente amenos e desaparecem espontaneamente após alguns dias de tratamento.

Nomes Comerciais1 Lexapro®; Espran®; Exodus®; Reconter®. Medicamento de Referência: Lexapro®. Medicamentos Similares: Espran®; Exodus®; Reconter®.

Duração do tratamento com Reconter
Usualmente, o período mínimo do tratamento é de 6 meses. Pacientes que tem depressão recorrente se beneficiam de tratamento continuado, às vezes por vários anos, para a prevenção de novos episódios. Não interrompa o uso de Reconter até que o seu médico lhe diga para fazê-lo.

Já os antidepressivos com baixa probabilidade de causarem efeitos colaterais sexuais são:

  • Bupropiona.
  • Mirtazapina.
  • Trazodona.
  • Vortioxetina.
  • Selegilina transdérmica (no formato de adesivo)

No geral, as diretrizes psiquiátricas recomendam que a descontinuação seja feita de forma gradual, num período de 2 a 4 semanas, nas quais se reduz devagar a dose terapêutica mínima. Por exemplo: se a dose recomendada era de 20 mg, o paciente pode tomar 15 mg por duas semanas, depois 10 mg e assim por diante.

Não tomar Reconter® se estiver em uso de medicamentos para tratamento de arritmia cardíaca ou que podem afetar o ritmo cardíaco (ver item “4.

Reconter 10mg Libbs 60 Comprimidos Revestidos é indicado para tratar e prevenir recaída ou recorrência de depressão; tratar transtorno do pânico associado ou não a agorafobia; de transtorno de ansiedade generalizada; de fobia social; do transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Se você for tomar um remédio que afeta o sistema nervoso central, como antidepressivos, é fundamental seguir as orientações do médico, pois a cafeína por si só é um grande estimulante desse sistema.

Consumir álcool pode ter sérias consequências se você estiver fazendo tratamento contra a ansiedade. Beber um pouco pode parecer uma boa maneira de diminuir os sintomas, mas você pode estar só piorando as coisas.

No caso dos analgésicos e anti-inflamatórios, por exemplo, especialistas recomendam que se espere no mínimo 24 horas após beber para consumir o remédio. Já no caso de ansiolíticos/antidepressivos, o ideal é que nunca se consuma álcool tomando medicamentos.

Quais remédios são utilizados para tratar ansiedade? Os transtornos ansiosos são comumente tratados com medicamentos que também servem para o tratamento de depressão. Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam.