Quais os efeitos colaterais do chá de alfavaca?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Apesar de ser um método natural para tratamentos, o uso desta planta pode causar efeitos colaterais e não substitui tratamento médico. Por isso, NÃO é indicada para pessoas em condições atípicas de saúde sem a devida ORIENTAÇÃO MÉDICA. O chá de alfavaca pode causar palpitações e aumentar a produção de suor.

Usos tradicionais: aromática, condimento, digestiva, carminativa. Indicações terapêuticas: estomáquica e perda de apetite. Posologia: 1 a 2 gramas de folhas por xícara de chá, preparado por infusão.

Chá de Alfavaca
O resultado é uma bebida muito aromática e boa para auxiliar no tratamento renal. Ferva 300 ml de água e depois adicione 1 colher de sopa cheia de folhas de Alfavaca. O ideal é ferver a água sem a erva junto, para o chá não amargar.

Como fazer o Chá de Alfavaca : Coloque as folhas em um copo, derrame água quente sobre elas e deixe descansando por 10 ou 15 minutos. Como beber: O ideal é tomar o chá morno antes de deitar, pois é durante o sono que o corpo se restabelece.

O chá de Alfavaca é utilizado para problemas renais, má digestão, febres, tosses, aumentar a lactação, cãibra do estômago, catarro, enxaqueca, garganta, gases, gastrite, gripe, náuseas, vômitos e infecções intestinais.

O chá de alfavaca é um ótimo regulador de sintomas da diabetes, isso porque a bebida tem o poder de regular o excesso de insulina no corpo, assim, controlando o ganho de peso. Trabalhando como um excelente ajudador da diabetes, o chá de alfavaca é um excelente melhorador dos níveis de colestrol no corpo.

Ferva um litro de água; Coloque duas colheres de extrato de alfavaca desidratada ou algumas folhas frescas na água; Tampe a vasilha e deixe a mistura descansar por cerca de 20 minutos; Retire as folhas ou coe o chá e beba sem adoçar.

Não adoçar. Em uma caneca coloque 1 xícara (250ml) de água e acrescente 1 colher de chá (5g) da erva, ferva por dois minutos, desligue e tampe, deixar em repouso por 15 minutos e coar. Então, estará pronto para ser consumido. Não adoçar.

O tratamento 2 (160 mg/L de óleo de alfavaca cravo) apresentou eficácia de 33% e 87%, nas primeira e segunda horas respectivamente. Já o tratamento 1 (40 mg/L óleo de alfavaca cravo) mostrou eficiência somente nas duas últimas horas alcançando mortalidade de (80%) (Figura 1).

Alfavaca como cosmético
Por ter propriedades adstringente, antibacteriana, antifúngica, antioxidante e antisséptica, a alfavaca pode ser aplicada nos cabelos na forma de infusão cremosa, preparada do seguinte modo: Para cada 250 ml de água fervida, acrescentar duas colheres de sopa de alfavaca, tampar e deixar esfriar.

eugenol

Alguns constituintes do óleo essencial foram caracterizados por cromatografia de fase gasosa, sendo o eugenol o principal componente (53,90%). Desta forma, a alfavaca apresenta-se como uma nova fonte de eugenol e, conseqüentemente, de antioxidante natural.

Inchaço nas pernas ou no rosto. Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina.

6 CHÁS BONS PARA COMBATER A GORDURA NO FÍGADO

  1. Chá verde. O chá verde, também chamado de Camellia sinensis, ajuda no combate à gordura no fígado diante de suas propriedades antioxidantes. ...
  2. Chá de gengibre, cacau e canela. ...
  3. Chá de alcachofra. ...
  4. Chá de alho com limão. ...
  5. Chá de manjericão com alecrim. ...
  6. Chá de cardo-mariano.

Tenha conhecimento de algumas ervas que ajudam a limpar os seus rins.

  • 1- Cavalinha. Além de ter um bom sabor, a cavalinha tem efeito diurético. ...
  • 2- Dente-de-leão. ...
  • 3- Quebra-pedra. ...
  • 4- Salsinha. ...
  • 5- Urtiga.

Como usar a alfavaca
Ainda conforme Fabiana Fontes, a planta pode ser usada como chá, em formato de oléos essenciais, e para inalação. E as folhinhas de alfavaca podem ser comidas para melhorar a tosse e a saúde da garganta. "A alfavaca é uma planta extremamente acessível e muito fácil de se preparar e consumir.

Beber chás que tenham ações analgésicas é uma atitude que pode contribuir muito para o combate às cólicas menstruais. Os mais indicados e que podem estimular a circulação periférica e amenizar as dores são os de ervas como a lavanda, a mangueira, o agnocasto, a alfavaca e a Artemísia.