Quais os efeitos colaterais de Mesigyna?

Perguntado por: abrito3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

- Reações adversas comuns (entre 1 e 10 em cada 100 usuárias podem ser afetadas): náuseas, dor abdominal, aumento de peso corporal, dor de cabeça, depressão ou alterações de humor, dor nas mamas incluindo hipersensibilidade.

Anticoncepcionais injetáveis
Efeitos colaterais como ganho de peso e inchaço são comuns às mulheres que optam por esse método, é frequente a região onde a aplicação ocorreu ficar dolorida. Além disso, esse método costuma reduzir cólicas e o fluxo menstrual.

Quais são os sinais de que o anticoncepcional faz mal à sua saúde?

  1. Alterações no fluxo menstrual. ...
  2. Perda de libido. ...
  3. Redução na lubrificação vaginal. ...
  4. Inchaço e sensibilidade nas mamas. ...
  5. Anticoncepcional faz mal ao sistema cardiovascular. ...
  6. Diversos sintomas físicos. ...
  7. Aumento na quantidade de espinhas. ...
  8. Alterações no humor.

Reações adversas comuns (entre 1 e 10 em cada 100 usuárias podem ser afetadas): Náuseas, dor abdominal, aumento de peso corporal, dor de cabeça, depressão ou alterações de humor, dor nas mamas incluindo hipersensibilidade.

Pontos negativos do anticoncepcional injetável

  • Pode causar irregularidades em seu ciclo menstrual;
  • Pode afetar o peso;
  • Pode demorar um ano para que sua menstruação e fertilidade voltem após parar a injeção;
  • Pode causar efeitos colaterais, como perda de cabelo, diminuição da libido, alterações de humor e dores de cabeça.

A injeção pode ser mensal ou trimestral. Este método contraceptivo possui o mesmo mecanismo de ação das tradicionais pílulas anticoncepcionais, pois suspende a ovulação, reduz a espessura endometrial e espessa o muco cervical1.

Porque a medicação injetável é mais concentrada do que a medicação oral. Por isso muitas mulheres têm problemas com ciclos irregulares e atrasos menstruais depois quando decidem parar para engravidar.

Devido às pequenas concentrações de ambos os hormônios, CYCLOFEMINA® é considerado um anticoncepcional de baixa dosagem hormonal.

Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (que é ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (que evita problemas de pele associados a anticoncepcionais) Dienogeste: Qlaira (que é ótimo para reduzir o fluxo menstrual)

- As pílulas anticoncepcionais com ação anti-androgênica moderada alcançam este resultado, sem comprometer a sexualidade - destaca. Nas pílulas combinadas, o progestagênio (tipo de progesterona) é o componente que dá eficácia contraceptiva e os benefícios extra-contraceptivos.

Anticoncepcional com menos risco de trombose: minipílula
Cerazette. Norestin. Juliet. Exluton.

A partir de quanto tempo o anticoncepcional começa a fazer efeito? Para que o corpo feminino possa se adaptar totalmente as pílulas, leva o tempo de três cartelas, ou seja, três meses. É possível que o ciclo menstrual possa se mostrar mais ameno a partir da segunda ou terceira menstruação.

O medicamento começa a agir já no primeiro mês de uso e, sendo composto por hormônios femininos sintéticos (estrogênio e progestagênios), pode causar possíveis alterações no corpo, originando os chamados “efeitos colaterais”. Os mais comuns são dores nas mamas, incômodos nas pernas, enxaqueca e enjoos.

Mesigyna® contém uma combinação de dois hormônios femininos: o enantato de noretisterona (um progestágeno) e o valerato de estradiol (um estrogênio).

Dores nas pernas, queimação e inchaço podem indicar o risco de uma trombose, principalmente quando associadas ao uso de pílula anticoncepcional. E agrava-se ainda mais com a combinação de tabagismo e longos períodos com as pernas na mesma posição.

é normal menstruar duas vezes no mês tomando injeção? O anticoncepcional injetável, assim como a pílula ou o DIU, influenciam diretamente no ciclo menstrual da mulher. Como efeito colateral, é normal que aconteça menstruação dupla durante o período em que seu corpo está se adaptando ao método contraceptivo.

Portanto, no caso do contraceptivo mensal, a resposta para quanto tempo o anticoncepcional injetável faz efeito no organismo é de cerca de 30 dias, de forma que o esquecimento de tomar o medicamento no período indicado pode resultar em uma gestação indesejada.

Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, o único método contraceptivo que pode provocar ganho de peso a longo prazo, segundo comprovação científica, é a injeção trimestral.

4 substâncias que cortam o efeito do anticoncepcional

  1. Alguns antibióticos. Embora muitas pessoas pensem que os antibióticos interferem na eficácia da pílula anticoncepcional, a verdade é que a maioria dos antibióticos não interfere. ...
  2. Anticonvulsivantes. ...
  3. Barbitúricos. ...
  4. Álcool.

Os anticoncepcionais são feitos à base de hormônios, o estrogênio e a progesterona. Mesmo que sintéticos, eles são semelhantes aos produzidos pelo organismo. Por isso, o uso de anticoncepcionais não prejudicam o bebê nem a gravidez.