Quais os efeitos colaterais da tiamina?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Dor de estômago, calor, inquietação, suor e fraqueza. Reações alérgicas como coceira, dificuldade de respirar, urticária e edema (inchaço). Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

A tiamina é chamada de vitamina B1 por ter sido a primeira vitamina do complexo B a ser descoberta pelos cientistas. A deficiência desta vitamina pode causar a doença beribéri que tem como sintomas: cansaço, perda de apetite, irritabilidade e distúrbios do sono.

Além disso, a tiamina também possui importantes funções no bom funcionamento neuronal (facilitando a neurotransmissão e a síntese de diversos neurotransmissores, como a serotonina) e no metabolismo de lipídios e aminoácidos de cadeia ramificada.

O Beribéri é uma doença causada pela deficiência de tiamina (vitamina B1). No Brasil desde 2006, têm sido notificados casos de Beribéri nos estados do Maranhão e Tocantins.

Não existe um horário ideal para tomar o multivitamínico, mas o mais indicado é escolher um momento em que a ingestão do suplemento possa ser acompanhada de uma refeição.

Benefícios da tiaminavitamina B1

  • Protege a saúde do fígado.
  • Vitamina B1 assegura a saúde cerebral.
  • Melhora o funcionamento do metabolismo.
  • Vitamina B1 alivia o estresse e sintomas de ansiedade.

A Tiamina, mais conhecida como Vitamina B1, é necessária para a produção de energia, saúde dos nervos e função mental (auxiliando na concentração e memória). Além disso, possui capacidades antioxidantes protegendo as células dos radicais livres.

Começa fazer efeito poucas horas após tomar o remédio.

Recomenda-se de 1 a 2 comprimidos ao dia ou a critério médico. O comprimido deve ser ingerido com água ou um pouco de líquido. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado. REAÇÕES ADVERSAS As reações adversas listadas estão baseadas em relatos espontâneos.

Isso ocorre porque a falta de B1 no organismo, por um período prolongado, leva à morte de neurônios e outras células, comprometendo funções de diferentes regiões do cérebro, inclusive o hipocampo, estrutura responsável pela constituição de novas memórias.

A vitamina B1 ou tiamina é uma vitamina hidrossolúvel es- sencial para o metabolismo dos hidratos de carbono através da suas funções coenzimáticas. Essas ativam as enzimas que con- trolam os processos bioquímicos entre os quais a decomposição da glicose em energia.

Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

Como é feito o exame Vitamina B1? O exame Vitamina B1 é realizado é feito a partir da análise de amostra de sangue e o resultado é liberado em 14 dias úteis.

Este medicamento é destinado ao tratamento e prevenção de Beribéri, síndrome de Wernicke-Korsakoff, neurites e polineurites (como tratamento adjuvante), necessidades aumentadas de vitamina B1 (gravidez, amamentação, pessoas idosas), neurites e cardiomiopatia causadas por consumo excessivo de álcool.

A tiamina é obrigatória quando dada antes ou concomitantemente com a administração intravenosa de glicose em situações em que o diagnóstico de encefalopatia de Wernicke é suspeito, pois a glicose pode precipitar a desordem em indivíduos com deficiência de tiamina, já que aumenta a demanda metabólica por tiamina.

Beribéri é uma enfermidade causada pela falta de vitamina B1 no organismo. Dentre seus sintomas, podemos citar a diminuição da força muscular e o comprometimento cardíaco. O beribéri apresenta como um de seus sintomas o formigamento e dormência dos membros.

A vitamina B1 - ou tiamina - tem sido associada à saúde humana, incluindo a manutenção de um sistema nervoso saudável e a melhora da função cardiovascular no corpo. Estudos científicos destacaram que a vitamina B1 também pode ajudar a apoiar indivíduos com diabetes.