Quais os efeitos colaterais da Janaúba?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Doses superiores a 36 gotas do látex podem ser tóxicas para os rins e fígado. Outra precaução importante é evitar o contato da planta com a pele, olhos e mucosas, pois pode causar irritação ou inchaço de efeito imediato ou progressivo.

A janaúba é uma planta que beneficia em especial a digestão. Sendo assim, seu consumo pode evitar a constipação (prisão de ventre) e combater infecções intestinais causadas por vermes – ela também é naturalmente vermífuga.

Os fitoterápicos à base de leite de janaguba (Himatanthus drasticus (Mart.) Plumel), usados para o tratamento de câncer, úlcera gástrica e outras doenças, são muito vendidos em mercados públicos de Fortaleza (CE).

A janaúba é uma planta medicinal conhecida também como janaguba, tiborna, jasmim-manga, pau santo e raivosa. Ela possui folhas verdes largas, flores alvas e produz látex com propriedades cicatrizante e germicida.

A ideia que seria possível usar o aranto para curar câncer se desenvolveu porque, devido às propriedades medicinais já conhecidas, iniciou-se uma série de estudos testando as propriedades anticancerígenas da planta.

A Janaúba (Synadenium grantii) é uma planta nativa africana, também conhecida como tiborna, borrachinha, leiteiro, entre outros. É uma planta arbustiva que pode chegar aos 3m de altura.

A planta também cura espasmos, úlceras e inflamações, e tem propriedades para reduzir o colesterol e os açúcares no sangue. As sementes e cascas são utilizadas para tratar problemas circulatórios.

A raiz da pé-de-perdiz pode ser usada em pedaços ou em pó. Ela é preparada na forma de garrafada, com vinho branco ou cachaça, associada a outras plantas . A raiz é também usada para preparar chá, feito em forma de infusão, escaldando-se a raiz com água fervente.

Para ter um uso correto, deve-se agitar bem a seiva já misturada com água. Recomenda-se tomar duas colheres das de sopa após o café, duas colheres depois do almoço e duas depois do jantar. Nos cânceres uterinos e retais, fazer duchas com a seiva de três em três dias, além de ingerir normalmente por via oral.

Modo de usar: Diluir 10 gotas de extrato de aveloz em 100 ml de água. Recomenda-se repetir esse procedimento 3x ao dia, tendo melhor resultado quando ingerido fora das refeições. Não encostar a cânula na boca.

As formas mais usuais são a utilização de seu látex ou infusão de suas folhas. O látex é retirado de sua casca e colocado em água até que a solução fique esbranquiçada e armazenado em local frio para ingestão moderada.

É recomendado tomar duas colheres de sopa após o café da manhã, duas colheres depois do almoço e duas depois do jantar. As duchas, feitas de três em três dias, também podem complementar o tratamento oral para doenças uterinas e retais.

É importante lembrar que ninguém deve fazer um tratamento por conta própria. Além disso, o paciente com câncer que esteja fazendo algum tipo de quimioterapia não deve consumir o leite de janaguba.

Aprecia pleno sol e deve ser cultivada em solo úmido, mas não encharcado. O solo deve ser rico em matéria orgânica. Regar diariamente na parte da manhã ou tarde. É uma planta de fácil cultivo então não precisa de muito tratos culturais.

Para que serve a janaúba
As propriedades da planta janaúba são muito úteis para o bom funcionamento do sistema imunológico, que é nosso sistema de defesa contra infecções e, também, contra células tumorais.