Quais os efeitos colaterais da enoxaparina na gravidez?

Perguntado por: ubarreto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Eventos pesquisados: sangramentos, perdas fetais, mal formações, trombocitopenia e tromboembolismo.

Enoxaparina Suspender 24 h antes do parto. Nos casos de urgência, administrar Protramina e dosar provas de coagulação. Caso não tenha revertido, transfundir. Não é necessário indicar cesariana.

A posologia de Enoxaparina Sódica recomendada é de 1 mg/kg a cada 12 horas, por via subcutânea, administrada concomitantemente com ácido acetilsalicílico (100 a 325 mg, uma vez ao dia). Nestes pacientes, o tratamento com Enoxaparina Sódica deve ser prescrito por no mínimo 2 dias, e mantido até estabilização clínica.

O uso de doses altas de enoxaparina aumenta o risco de sangramento. Sobretudo entre os pacientes mais vulneráveis como gestantes. Idosos e pacientes com disfunção renal. Dessa forma.

A meia-vida de eliminação da atividade anti-Xa é de aproximadamente 4 horas. A atividade anti-Xa é mensurável no plasma até 24 horas após a administração subcutânea de 40 mg de Enoxaparina Sódica.

O Parto Normal (PN) é usualmente o parto considerado mais seguro e de primeira escolha para toda e qualquer mulher, inclusive as pacientes com trombofilia, justamente por oferecer menor risco de hemorragia, infecções e prematuridade.

Aplique a enoxaparina nas áreas da barriga com mais gordura, mais ou menos a 5 centímetros ou 4 dedos de distância do umbigo. Use apenas as laterais da barriga. Não aplique a enoxaparina no músculo (intramuscular), pois pode causar hematoma doloroso.

“A trombofilia na gravidez pode levar a abortos precoces, morte fetal, restrição de crescimento intrauterino e prematuridade. Por isso reforçamos sempre a importância de não descuidar dos exames nos prazos certos e do acompanhamento do passo a passo”, explica a médica do IVI Salvador, Dra.

O parto normal é o ideal, pois a cesárea para grávida com trombofilia é um procedimento cirúrgico e, como tal, há um risco aumentado de trombose após uma cirurgia. Mesmo a cesárea para grávida com trombofilia apresentando mais riscos, cada caso é um caso e deve ser avaliado individualmente.

Devem ser excluídos da terapia com enoxaparina os pacientes que apresentarem: Hipersensibilidade à enoxaparina. 1 Sangramento ativo importante. 1 Trombocitopenia (contagem de plaquetas menor que 100.000/mm3).

Saiba tudo o que uma pessoa que toma anticoagulante não pode fazer

  1. evite se machucar (exposição a atividades de risco);
  2. escove os dentes com cuidado;
  3. avise ao dentista que faz uso de anticoagulante;
  4. tome as doses sempre no mesmo horário;
  5. jamais interrompa o tratamento sem antes consultar o cirurgião vascular.

Insira a agulha reta dentro da prega formada com o indicador e polegar e empurre o anticoagulante lentamente até ouvir um “clic” (mecanismo de segurança automático sendo ativado). Para evitar ficar roxo (hematomas) não esfregue, não massageie e não coloque gelo no local após a aplicação.

Se tem certeza de que esqueceu de tomar o anticoagulante, tome o comprimido assim que se lembrar! Para as próximas tomadas, tome seu medicamento no horário habitual, mesmo que isso signifique tomar o próximo comprimido 30min depois. E isso deve se repetir para os próximos dias.

Os guidelines sugerem o uso de enoxaparina para tratamento e profilaxia de patologias, já que os anticoagulantes orais tem contraindicação na gravidez.

Entre diversas preocupações ou complicações na injeção, o sangramento é muito comum.

No caso da enoxaparina (Clexane®), se o tempo da última aplicação for < 8 horas, recomenda-se usar 1 mg de protamina para cada 1 mg de enoxaparina. Se o tempo de aplicação for de 8-12 horas, a dose de protamina seria de 0,5 mg para cada 1 mg de enoxaparina.

R$ 53,75Ativar Desconto Lab.

Existem alimentos que causam trombose?

  • 1.1 Carne de porco é um dos alimentos que causam trombose.
  • 1.2 Consumir batatas fritas processadas pode elevar o risco de trombose.
  • 1.3 Tomar vinho pode aumentar o risco de trombose venosa.
  • 1.4 A dieta mediterrânea é capaz de evitar a formação de coágulos.

Resumindo a prescrição médica, seriam 10 dias pré parto com anticoagulante (clexane) – 12hs de pausa – parto – 12hs pausa – 10 dias de anticoagulante (Clexane).

A absorção oral da enoxaparina sódica é improvável; porém, como precaução, não se deve amamentar durante o tratamento com Versa® (enoxaparina sódica).