Quais os dois tipos de vedação?

Perguntado por: mfogaca . Última atualização: 29 de maio de 2023
4 / 5 4 votos

Tipos de vedações industriais. Quando falamos em elementos de vedação industrial, podemos classificá-los em dois grandes grupos: Primeiro, as vedações fixas ou estáticas; e. Segundo, as vedações móveis ou dinâmicas.

Os materiais tipicamente utilizados como elementos de vedação são as juntas de borracha, papelão, velumóide, anéis de borracha e metálicos, gaxetas de papelão, selos mecânicos de borracha e outros.

Os tipos são inúmeros: Borracha Natural, Estireno Butadieno (SBR), Cloroprene (Neoprene), Nitrílicas (NBR), Fluorelastómeros (Viton), Silicone e Etileno-Propileno (EPDM). Cortiça. Partículas de cortiça aglomeradas com borracha que aproveitam a compressibilidade e recuperabilidade da mesma.

O tipo de vedação utilizado deve ser escolhido de acordo com a necessidade da obra, vedações como paredes moldadas in loco, paredes maciças pré-fabricadas, e o emprego de outros materiais como a madeira, pedra, compósitos, têm ganhado espaço nos sistemas tradicionais.

As vedações mecânicas são formadas por elementos que impedem a passagem dos fluidos pelas folgas existentes entre diferentes peças de um conjunto. De modo geral suas principais divisões se dão entre vedações estáticas e dinâmicas. Essas denominações fazem referência às folgas que essa vedação terá de preencher.

Quando falamos em materiais para realizar alvenaria estrutural e de vedação, a opção que tem melhor custo-benefício é o bloco cerâmico.

Alvenaria de Vedação ou Convencional
Este sistema é o mais utilizado no Brasil devido a não necessidade de mão de obra qualificada e especializada, porém isso acarreta em muitas patologias no decorrer da obra, gerando retrabalho e bastante resíduos.

Esse método, no geral, é realizado por tijolos ou blocos sobrepostos com o uso da argamassa (mistura de água, areia e cimento) e nela as cargas da laje são passadas para as vigas, dessas para os pilares e por fim para as fundações, porém, cada tipo de vedação tem sua técnica construtiva.

A junta de vedação é uma ferramenta que pode ser produzida em diversos formatos – de acordo com a peça onde será feita a vedação – e utilizada para impedir o vazamento de fluídos na junção de duas estruturas conectadas, como canos, por exemplo.

Os retentores são vedações utilizadas em eixos rotativos, que têm a função de reter o fluido lubrificante ou hidráulico dentro do equipamento. Já as gaxetas hidráulicas são utilizadas em sistemas hidráulicos, onde são responsáveis por vedar o fluido hidráulico dentro do cilindro.

Alvenaria de vedação: tem a finalidade exclusiva de fechar o espaço compreendido entre vigas e pilares de uma estrutura de concreto armado; 2. Alvenaria estrutural: é originária da alvenaria autoportante. Sua função é substituir as vigas e os pilares de uma estrutura.

A alvenaria de vedação é dividida entre interna e externa. A alvenaria interna tem objetivo apenas de separar os ambientes internos, enquanto a externa deve apresentar resistência à umidade e aos movimentos térmicos, resistência à pressão do vento e também, apresentar resistência à infiltração de águas pluviais.

De acordo com a ABNT NBR 15575-4 (2013), sistema de vedação vertical interno e externo são “partes da edificação habitacional que limitam ver- ticalmente a edificação e seus ambientes, como as fachadas e as paredes ou divisórias internas”.

Vedações industriais são peças circulares com abertura central, destinados a sistemas hidráulicos e pneumáticos. Investir em uma vedação industrial de qualidade certifica que as máquinas e equipamentos de uma empresa funcionem corretamente.

Você sabia que há dois tipos de alvenaria na Construção Civil: a estrutural e a de vedação (também conhecida como convencional). A principal diferença entre elas é que a segunda opção tem, fundamentalmente, a função de vedar os vãos das paredes.

Em geral, podemos dividir a Alvenaria em dois tipos, Alvenaria de Vedação e Alvenaria Estrutural. Uma, como o próprio nome sugere, serve de estrutura para as construções, e dispensa o uso de pilares e vigas, já a Alvenaria de Vedação faz o papel de vedar os vãos das paredes.

As vedações hidráulicas são usadas em cilindros hidráulicos para vedar as aberturas entre os vários componentes do cilindro hidráulico. As vedações são moldadas ou usinadas e são cuidadosamente projetadas usando um sofisticado software de simulação.

Selo mecânico é um dos tipos de elementos de máquinas cuja função é vedar equipamentos rotativos que operam fluidos, reduzindo assim o vazamento do fluido operado pela máquina. Esse vazamento é chamado de "Vazamento Residual".