Quais os dois tipos de unidades de conservação ambiental?

Perguntado por: ovasconcelos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

O SEUC prevê dois grupos de Unidades de Conservação: Proteção Integral e Desenvolvimento Sustentável.

Floresta Nacional – Unidade de conservação estabelecida para garantir a proteção dos recursos naturais, sítios arqueológicos, desenvolvimento de pesquisas científicas, lazer, turismo e educação ambiental; Reserva Extrativista – Espaço utilizado por populações locais que realizam o extrativismo vegetal e/ou mineral.

As unidades de conservação (UC) são áreas territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, criadas e protegidas pelo Poder Público com objetivos de conservação.

Em números, são mais de 2.300 unidades de conservação no Brasil.

Unidades de Conservação de Proteção Integral – são totalmente fechadas para qualquer tipo de ocupação; estão neste grupo: Estações Ecológicas, Reservas Biológicas; Parques Nacionais; Parques Estaduais; Parques Naturais Municipais; Refúgio de Vida Silvestre.

As Unidades de Uso Sustentável são áreas do território brasileiro em que deve haver a preservação ambiental aliada à exploração sustentável dos recursos naturais. Estas unidades estão localizadas em diversos biomas como, por exemplo, Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Caatinga.

Órgãos executores: representados na esfera federal, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e IBAMA, em caráter supletivo, e nas esferas estadual e municipal, pelos órgãos estaduais e municipais de meio ambiente.

As unidades de conservação são patrimônio comum, pertencendo a todos os habitantes. Valorizar essas áreas é de fundamental importância para a manutenção da qualidade de vida de todos nós. PE Aguapeí – As UC protegem, mantêm e produzem água.

Unidades de conservação federais de domínio público
Há pelo menos cinco tipos de UC de Proteção Integral: estações ecológicas; reservas biológicas; parques nacionais; monumentos naturais; e refúgios de vida silvestre. Essas áreas admitem a presença de moradores.

Para isso, recomendamos três abordagens principais:

  1. Responsabilizar gestores por danos ao patrimônio público. ...
  2. Zerar o desmatamento nas Unidades de Conservação. ...
  3. Promover o uso sustentável das UCs.

Reserva Extrativista. Reserva de Fauna. Reserva de Desenvolvimento Sustentável. Reserva Particular do Patrimônio Natural.

As unidades de Conservação podem ser classificadas em Unidades de Conservação de Uso Sustentável e Unidades de Conservação de Proteção Integral.

1930

As unidades de conservação brasileiras começaram a ser criadas a partir da década de 1930, inspiradas em experiências de outros países. O processo de categorização e de definição dos objetivos de manejo de tais áreas veio a ocorrer décadas depois, em 1970.

A conservação ex situ significa a conservação dos compo- nentes da diversidade biológica fora de seus habitats naturais, enquanto a conservação in situ significa a conservação dos ecos- sistemas e habitats naturais e a manutenção e recuperação de populações viáveis de espécies em seus ambientes naturais e, no caso de ...

Assim sendo, a única diferença de um parque nacional para uma reserva biológica é que aquela unidade de conservação está aberta à visitação pú blica nas zonas de uso intensivo e uso extensivo, en quanto nesta não recebe-se turistas, sendo aberta somente para estudos científicos e programas educativos.

Unidades de Conservação são áreas, com características naturais relevantes, criadas e protegidas pelo Poder Público com objetivos de conservação. Unidades de conservação (UCs) são áreas naturais criadas e protegidas pelo Poder Público, municipal, estadual e federal.

O Monumento Natural pertence ao grupo de unidades de conservação de proteção integral. Tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.