Quais os dois tipos de sinais?

Perguntado por: mhernandes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

QUANTO À FORMA: os sinais podem ser: Icônicos: quando há compromisso com a forma e/ou o movimento do objeto ou ação. Arbitrários: quando não apresentam compromisso algum com a forma ou o movimento.

Exemplos de Sinais
Muitas vezes os dois pontos são dois fios metálicos, como em um microfone ou em uma antena de televisão. Nível de água — O nível de água em um tanque pode ser visto como um sinal, e sua medição, por uma régua por exemplo, é uma forma de transmissão deste sinal.

Ponto de exclamação (!): indica espanto, admiração, surpresa. Ponto de interrogação (?): indica dúvida, pergunta. Ponto e vírgula (;): pausa moderada na leitura. Dois pontos (:): introduzem diálogo, exemplificação, explicação.

O que é um sinal? De uma forma bem resumida, pode-se dizer que o sinal é uma manifestação clínica percebida por outra pessoa, que não o paciente, sendo percebida principalmente por profissionais de saúde.

Sinal, do latim signalis, que significa indício ou manifestação, é um termo usado para referir-se às manifestações clínicas que são reconhecíveis por outra pessoa, em geral, por um profissional da área da saúde, por meio da observação direta do paciente.

De acordo com a Federação Mundial de Surdos, existem mais de 70 milhões de surdos em todo o mundo. Mais de 80% deles vivem em países em desenvolvimento. Coletivamente, eles usam mais de 300 línguas de sinais diferentes. Essas línguas são naturais e estruturalmente distintas das línguas faladas.

Para quem não sabe, Libras é um acrônimo que significa Língua Brasileira de Sinais, ou seja, ela é um outro idioma!

Libras, sigla de Língua Brasileira de Sinais, é a língua oficial da comunidade surda brasileira. É uma língua de modalidade gestual-visual, que se exprime através da combinação de sinais e expressões faciais, as chamadas expressões não manuais.

Todo símbolo é sinal, mas todo sinal não é símbolo. Sinais são representações plásticas de coisas sensíveis ou não. Há sinais comuns e especiais. Os sinais comuns representam realidades do mundo sensível.

Em resumo: Sinais iguais, o resultado é positivo. Sinais diferentes, o resultado é negativo.

Os sinais + e – utilizados para adição e subtração nem sempre foram os indicadores dessas operações matemáticas. Na realidade, seu uso é relativamente novo na História. Mais novo ainda é o uso dos sinais : e · para as operações divisão e multiplicação.

2 – O soquinho
Segundo Scott, ele surgiu com os boxeadores profissionais dos anos 70, que batiam com as luvas para se cumprimentar antes do início das lutas.

O gesto conhecido como "sinal da vitória" na Alemanha e em muitos outros países, no Brasil indica "dois". Dependendo das circunstâncias, é usado como sinal de "paz". E se for feito com a palma da mão virada para o corpo, no Reino Unido, em Malta e na Austrália, por exemplo, é um insulto.

Dois-pontos (:) O sinal de dois-pontos é usado para estabelecer relação entre dois enunciados, indicando que há uma citação, uma enumeração ou uma explicação referente à primeira oração. Os dois-pontos indicam uma leve pausa a partir da qual é possível iniciarmos uma citação, uma enumeração ou uma explicação.

Os sinais são convencionais; isto é, obedecem a certas características para que possam ser reconhecidas pela maior quantidade de pessoas possível. Devem ser colocados em lugares visíveis para estarem em condições de chamar a atenção.

Os sinais vitais são: frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial e temperatura. Eles descrevem a performance das funções corporais básicas, que podem ser influenciadas por uma série de doenças, anormalidades internas ou externas.

Libras é a linguagem responsável em estabelecer contato com surdos e mudos. A Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) é a forma usada para se comunicar com deficientes auditivos.

A Libras não é universal
Em Portugal, a comunidade surda adota a LGP (Língua Gestual Portuguesa), que também é reconhecida como uma língua oficial, que é usada por mais de 30 mil pessoas. A Libras é uma das principais línguas de sinais do mundo, sendo usada por quase 3 milhões de pessoas!