Quais os dois tipos de medição de distância?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Direta: Quando o instrumento de medida é aplicado diretamente sobre o terreno; • Indireta: Quando se obtém o valor da distância com auxílio do cálculo trigonométrico.

Temos como exemplos de medição direta a medida do comprimento com uma régua, temperatura através de um termômetro, pressão através de um manômetro. Na medição indireta, o resultado é obtido através de medições diretas de outras grandezas, ligadas por uma dependência conhecida com a grandeza procurada.

O processo de medição indireta de distâncias é denominado Taqueometria ou Estadimetria.

Os métodos de medição de distâncias horizontais são classificados em métodos diretos e indiretos.

Existem três tipos de levantamentos topográficos: o planimétrico, o altimétrico e o planialtimétrico. O primeiro se refere às medidas em um plano, enquanto o segundo levanta medidas na vertical. A união desses dois resulta no levantamento planialtimétrico, método que permite um mapeamento mais completo.

Existem várias unidades de medidas de comprimento, a utilizada no sistema internacional de unidades é o metro, e seus múltiplos (quilômetro, hectômetro e decâmetro) e submúltiplos (decímetro, centímetro milímetro).

A distância será o resultado da multiplicação da velocidade pelo tempo, somada a aceleração multiplicada pelo tempo ao quadrado divido por dois: Não pare agora...

Usa-se uma medição indireta quando se pretende medir uma grandeza que é obtida por derivação matemática de outras grandezas medidas diretamente. Por exemplo, medir a área de um retângulo, medir o volume de um sólido regular, medir a concentração de uma solução e medir a massa volúmica de um corpo.

Medição de nível indireta é realizada de outra maneira
Entre os fatores que podem ser analisados, estão a pressão, o empuxo e a radiação, sendo necessário utilizar equipamentos como manômetros, indicadores de pressão e transmissores.

o manômetro

Calibração indireta
São necessários dois manômetros: o manômetro que será calibrado e o manômetro padrão do laboratório.

Um levantamento de topografia, também conhecido como topometria, tem como responsabilidade representar as características da superfície. Trata da medição das distâncias e dos ângulos, permitindo a reprodução fiel das feições presentes em um determinado terreno.

A topometria tem sua palavra originada do grego, onde topo significa lugar e metron, medida, métodos para avaliação de grandezas, sendo estas lineares e/ou angulares que definem os pontos topográficos. A topometria se divide em planimetria, altimetria e planialtimétria.

A estação total é um equipamento eletrônico utilizado para medidas de ângulos e distâncias nos levantamentos topográficos. Também conhecida como taqueômetro, a estação total é a junção de dois instrumentos: o teodolito e o distanciômetro.

Agora, vamos à lista!

  1. Trena. A trena é um dos instrumentos de medição mais comuns. ...
  2. Paquímetro. ...
  3. Nível a laser. ...
  4. Micrômetro. ...
  5. Multímetro.

Podem ser analógicos ou digitais. Os analógicos possuem uma escala de Vernier que possibilita a leitura de medições com uma precisão de 0,1 mm, enquanto os digitais possuem uma precisão maior.

É um serviço importante e, por isso, precisa ser feito por um topógrafo credenciado, que utilizará equipamentos de precisão. Isso é essencial para identificar corretamente as medidas e os detalhes do terreno, prevenindo assim futuros problemas numa construção!

Trata-se da união do Levantamento Altimétrico com o Levantamento Planimétrico. Nele, são descritas de maneira precisa as diferenças de nível entre as partes do terreno, os ângulos e as medidas planas. O perímetro e as dimensões horizontais também estão descritas, além da posição real do norte.