Quais os dois tipos de conclusão?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Quais são os tipos de conclusão?

  • Conclusão por dedução. Segundo a professora do Curso Anglo, Bruna Moscardo, há, ainda, um outro tipo de conclusão de redação: a conclusão por dedução. ...
  • Conclusão por intervenção.

O final de um texto dissertativo-argumentativo pode ser produzido de duas formas, enquanto síntese ou com propostas de solução. No caso da conclusão por síntese, o autor repete os argumentos resumidamente e conclui o texto afirmando a veracidade da tese.

Nas dissertações, a conclusão é a parte final que condensa os pontos centrais da discussão, inclusive o posicionamento apresentado na tese. A dissertação argumentativa, principal modalidade textual solicitada nas provas de redação de concursos e vestibulares, tem, na boa conclusão, grande parte da sua eficiência.

Conclusão por síntese
Neste tipo de conclusão, as ideias que foram apresentadas ao longo do texto – muitas vezes citadas na introdução e exploradas no desenvolvimento (ou argumentação) – devem ser retomadas, de modo a indicar os principais pontos da discussão realizada, com o objetivo de reafirmar a tese.

substantivo feminino Ato de concluir, de finalizar alguma coisa; finalização. Marco final; término, fim: o livro chegou à sua conclusão. Entendimento definitivo: conclusão de um tratado. Consequência de um argumento: a conclusão de um silogismo não deve ultrapassar as premissas.

Como fazer uma conclusão em 6 passos

  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.

O que é Conclusão:
Conclusão é o ato de finalizar ou concluir uma ideia, processo, texto, trabalho e demais atividades que requerem um término para uma sequência de etapas. A conclusão é uma das partes essenciais que compõe uma redação, por exemplo.

Para fazer uma boa conclusão e buscar a nota máxima na correção você precisa de três elementos: 1 - Conectivo de conclusão; 2 - Retomada dos objetivos do texto; 3 - A Proposta de intervenção. Veja!

A proposta de intervenção é a conclusão do texto dissertativo-argumentativo no Enem, em que o candidato deve apresentar uma solução para o problema discutido ao longo do texto. Ela deve apresentar cinco elementos válidos. São eles: agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento.

A conclusão de uma redação apresenta uma síntese do que foi abordado na introdução e no desenvolvimento. (Foto: Pixnio). Depois de ter feito a introdução e desenvolvido o tema, é na conclusão de uma redação que deve estar o resumo do que foi escrito, de maneira objetiva, fazendo uma conexão com todo o texto.

Os tipos textuais mais conhecidos são: narrativo. descritivo. dissertativo.

A concessão é um tipo de manobra capaz de persuadir o leitor, uma vez que, concordando com o adversário, se pode tanto se conciliar com ele quanto tornar mais fácil ao adversário assimilar os argumentos que são contrários a ele.

Na conclusão surpresa, o autor deve fechar o texto com uma citação, um fato divertido ou original, uma piada, uma afirmação irônica, trocadilhos ou até mesmo um final poético. O objetivo aqui é causar um impacto no leitor trazendo algo inesperado, de forma a deixá-lo surpreso.

O texto dissertativo-argumentativo é aquele que defende um ponto de vista por meio de argumentos e, em alguns casos, propostas de solução.