Quais os doces típicos de Pernambuco?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Doces Pernambucanos: Um pedaço de história

  • Bolo de rolo. Pra começar, ao contrário do que muitos dizem, o bolo de rolo, iguaria que foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, não é rocambole! ...
  • Bolo Souza Leão. Esse aí é amostrado, visse? ...
  • Cartola.

Nada mais é que: doces elaborados com ingredientes nobres.

Bolo de rolo, tapioca, arrumadinho de charque, bolo Souza Leão, carne de bode e bobó de camarão. É com a culinária típica do Recife que a cidade se mostra para os seus visitantes.

CAJU – FRUTA TÍPICA DA REGIÃO.

brigadeiro

O brigadeiro talvez seja o doce mais tradicional da culinária brasileira. Começou a fazer sucesso em festas infantis e hoje em dia está presente até mesmo em festas de casamento.

Na prática, um doce fino é aquele que os ingredientes “tradicionais” são substituídos por outros sofisticados, conferindo um clima mais elegante à comemoração. Um doce que é tradicionalmente feito com chocolate em pó, por exemplo, pode ganhar um aspecto mais refinado se for produzido com chocolate belga.

Os primeiros doces genuinamente brasileiros foram o pé-de-moleque, a paçoca, a rapadura, a cocada, o quindim e os bolos de mandioca.

O Artesanato de Pernambuco - Unidade Recife
Lá, é possível encontrar cestaria e trançados, bordados e rendas, peças de cerâmica, de couro, artigos de tecelagem, esculturas em madeira, em metal e peças de tapeçaria.

Maracatu, caboclinhos, coco-de-roda, ciranda, samba, afoxé e o frevo este último reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, segundo a Unesco, são alguns dos ritmos que animam os foliões em todas as RPA's da cidade, com especial destaque ao Bairro de Recife.

O patrimônio cultural de Pernambuco compreende tradições ligadas ao Carnaval (troças, clubes e agremiações, caboclinhos), ao São João (bandas de pífanos, bacamartes, comidas de milho), à capoeira e às comunidades indígenas e quilombolas, entre outras.

Os principais pratos – canjica, pamonha, milho, pé-de-moleque, paçoca, pipoca e tapioca – são exemplos dos mais famosos: todos eles têm participação garantida na mesa do pernambucano.

O território onde hoje se encontra o estado de Pernambuco foi primeiro denominado Capitania Luzitânia. A área foi doada pela Coroa portuguesa a Duarte Coelho, em 1535. Coelho se estabeleceu em Olinda, que foi a primeira capital do estado. Em 1537, foram fundadas as ilhas de Igarassu e a própria Olinda.

Os turistas que viajam para o Recife têm a oportunidade de adquirir produtos típicos da região, como o bolo de rolo e a castanha de caju, por ótimos preços, além de peças de roupas rendadas, objetos entalhados em madeira ou moldados no barro.

Você pode se apaixonar e inclui-los em sua alimentação diária pode trazer vários benefícios.

  • Jambo rosa. Uma das frutas do sertão é o Jambo Rosa. ...
  • Araçá Outra fruta típica do sertão é o araçá ...
  • Umbu. A árvore umbuzeira tem como fruto o umbu, que compõe as frutas do sertão. ...
  • Pitomba. ...
  • Sapoti.

O estado também produz feijão, mandioca, cebola, milho e algodão. A pecuária, por sua vez, é composta por rebanhos bovinos (2.122.191 de cabeças) e caprinos (1.685.845).

Rapadura

Rapadura: a base da rapadura é o açúcar, mesmo ele sendo integral. Apesar desse alimento encabeçar a lista, ele é mais rico em sais minerais e ferro do que o restante das sobremesas.

É perceptível que o doce que os brasileiros mais gostam é o brigadeiro. A tradicional sobremesa brasileira é uma das mais famosas no mundo. Existem vários vídeos de estrangeiros reagindo ao doce ou mesmo tentando fazer a receita. Mas antes mesmo do brigadeiro, o chocolate é o mais amado pelos brasileiros.

pastel de nata

O pastel de nata é sem dúvida o doce mais famoso de Portugal, um verdadeiro símbolo da gastronomia local. Mas, para entender a confeitaria portuguesa, é preciso ir (muito) além do clássico pastel de Belém.

As primeiras sobremesas legitimamente brasileiras foram as frutas tropicais, tais como manga e carambola, regadas a mel.

Pudim

Pudim é sobremesa preferida dos brasileiros; veja vídeo.

Paçoca, doce de abóbora, pudim, bolo de rolo, goiabada e vários outros quitudes surgidos ou melhorados no Brasil.