Quais os doces típicos da Bahia?

Perguntado por: icrespo4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Doces típicos da Bahia: conheça 5 sobremesas baianas

  • Quindim de iaiá De origem portuguesa, o quindim de iaiá é uma sobremesa típica da Bahia que conquistou o paladar dos brasileiros. ...
  • Arroz-doce. O arroz-doce tem sua origem em terras asiáticas, sendo preparado apenas com açúcar e leite. ...
  • Baba de moça. ...
  • Cocada.

1. Baião. Esse é um dos ritmos mais conhecidos da região. O baião é a dança cantada que mistura elementos indígenas, portugueses e africanos.

Confira uma dica econômica que separamos para você começar o dia com um café típico dessa região.

  • Flocos de mandioca e frutas.
  • Bolo Baiano.
  • Salada de frutas com creme de Jatobá
  • Pão de queijo Romeu e Julieta.
  • Pão de Casca de Frutas com Geleia de beterraba com banana.

O chamado “catado” é uma das tradições gastronômicas para a Páscoa na Bahia. O catado não é exatamente um prato e sim uma maneira de preparar mariscos. Depois de fervidos, os mariscos têm a carne separada da casca e desfiada. O preparo pode ser feitos com vários tipos de crustáceos.

A Baiana de acarajé (ou simplesmente Baiana) é como são chamadas as mulheres que se dedicam ao ofício tradicional de vender acarajé e outras iguarias das culinárias africana e afro-baiana.

pupusa

La pupusa, cujo ingrediente principal é o “maíz”, é o prato salvadorenho mais famoso, e consiste em uma tortilha redonda com diferentes ingredientes como queijos, “frisole”, “chicharrón”, “loroco” e a mistura entre eles. É uma tradição familiar dos salvadorenhos comer pupusas aos domingos.

O acarajé é uma especialidade da gastronomia afro-brasileira, feita de uma bolinha de massa de feijão fradinho, cebola, sal e outros temperos, frita no azeite de dendê. Pode ser simples ou recheada.

Bahia: suas festas e tradições

  • Lavagem do Bonfim. Acontece na segunda quinta-feira depois do Dia de Reis na Igreja do Nosso Senhor do Bonfim. ...
  • Festa de Iemanjá ...
  • Procissão marítima do Bom Jesus dos Navegantes. ...
  • Carnaval. ...
  • O Candomblé

O traje típico da baiana também conhecido como 'roupa de crioula', e tal como se apresenta na atualidade, nos rituais de candomblé, entre as quituteiras do acarajé, e em festas religiosas e profanas, é em tom branco, cujo significado para as 'baianas' está atrelado ao candomblé.

O axé é uma mistura de ritmos africanos, brasileiros e caribenhos, e é conhecido por suas letras alegres e coreografias animadas, muito apreciadas durante os dias de folia. O sucesso do axé levou a uma popularização de outras danças baianas, como o frevo, o samba-reggae e o pagode baiano.

brigadeiro

O brigadeiro talvez seja o doce mais tradicional da culinária brasileira. Começou a fazer sucesso em festas infantis e hoje em dia está presente até mesmo em festas de casamento.

Nada mais é que: doces elaborados com ingredientes nobres.

Rapadura

Rapadura: a base da rapadura é o açúcar, mesmo ele sendo integral. Apesar desse alimento encabeçar a lista, ele é mais rico em sais minerais e ferro do que o restante das sobremesas.

Cultura. O povo baiano reflete a mistura de toda a colonização no Brasil e tem forte influência africana. Essa influência é vista na religião, nos costumes sociais, nas festas típicas e, principalmente, na culinária.

Logo que foi descoberto o país, Bahia começou a ser colonizada, povoada e conquistada principalmente depois da descoberta do pau-brasil no século XVI. Após o pau-brasil, teve início o ciclo da cana-de-açúcar seguida pelo do ouro e diamante. A partir de 1530, a coroa portuguesa implementou as capitanias hereditárias.

O hábito de comer comida baiana na sexta-feira envolve o catolicismo, em que há abstenção da carne vermelha em respeito ao derramamento do sangue de Cristo na sexta santa, e, o candomblé, em que deve-se comer comidas mais leves nesse dia da semana.

A data é reservada para a prática da abstinência. Foi um costume criado em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo na cruz. Com isso, as famílias costumam se reunir para comer peixes e frutos do mar. Na Bahia, a tradição envolve comer comida baiana.

A cozinha de Salvador tem na mistura de raças e costumes o seu principal tempero. Com ingredientes vindos de todos os cantos do mundo, a culinária soteropolitana é a mais peculiar do país. O azeite de dendê, castanha de caju e amendoim são temperos quase que permanentes que ajudam a identificação dessa culinária.

Os siris passam periodicamente pelo processo de muda ou ecdise, em que seu exoesqueleto rígido antigo é descartado e substituído por um novo, momentaneamente mole. Neste momento, quando o siri emerge de seu exoesqueleto antigo, ele é conhecido como “siri-mole”.

Quilo do crustáceo catado no ES e vendido desfiado na Ilha das Caieiras custa até R$ 70.

O “siri catado” denominação a carne de siri processada na região Nordeste do Brasil é bastante apreciado pelos consumidores, particularmente no estado da Bahia e constitui uma das principais fontes de renda para as marisqueiras, por ter um valor agregado maior que os demais mariscos.