Quais os direitos que um Diabetico tem?

Perguntado por: acrespo2 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

O portador de diabetes tem direito ao monitoramento da glicemia gratuitamente nos centros de saúde. É condição, para o recebimento dos medicamentos e materiais, estar inscrito em programa de educação especial para diabéticos.

A lei Federal 11.347/06 estabeleceu que os diabéticos podem (e devem) receber do SUS todos os medicamentos e materiais necessários à sua aplicação, bem como em itens para o monitoramento da glicemia.

Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez

  • Carência (tempo mínimo pagando o INSS para ter direito a pedir Auxílio-Doença);
  • Qualidade de segurado (período em que você tem direito a pedir o Auxílio-doença);
  • Incapacidade laboral (não poder trabalhar na sua função).

Qual tipo de diabetes pode aposentar? Na verdade, ter diabetes não é motivo para se aposentar pelo INSS. Não há um tipo específico de diabetes que possa levar à aposentadoria. O que pode levar à aposentadoria são as complicações decorrentes do diabetes, como amputação de membros, cegueira, entre outros problemas.

Atualmente, após a reforma previdenciária o valor mensal da aposentadoria por idade corresponde a 60% do valor do salário de benefício, com acréscimo de 2% para cada ano de contribuição que ultrapasse 15 anos para as mulheres ou 20 anos para os homens.

Relação entre aposentadoria e diabete
No entanto, em situações mais graves como quando a diabete causa a amputação de membros do corpo ou ainda a cegueira, o segurado pode ter a aposentadoria por invalidez garantida, sem esquecer que nesses casos o INSS anula o período de carência.

A aposentadoria por invalidez para pessoas com diabetes é possível desde que seja comprovada a incapacidade permanente de trabalho. Enquanto a pessoa com diabetes consegue continuar trabalhando, o benefício não é concedido.

Quem tem direito ao BPC/LOAS para doenças crônicas? Pessoas com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, doenças renais crônicas, entre outras, podem ter direito ao BPC se atenderem aos requisitos estabelecidos pela lei.

Auxílio doença nos casos de Diabetes
Para esse benefício o paciente diabético pode conseguir solicitar o auxílio doença quando tiver que passar por algum tratamento onde não será possível realizar as suas atividades diárias.

Qualquer indivíduo com Diabetes, se tratado ou não com insulina, deve ser elegível para qualquer emprego para o qual ele/ela seja qualificado.

Diabetes tipo 1 é, sem dúvidas, uma deficiência física: falta o pâncreas ou parte dele.

É concedido passe livre às pessoas portadoras de deficiência ou de diabetes melito, comprovadamente carentes, no sistema de transporte coletivo interestadual. (NR)”. Art. 4º Esta Lei entra em vigor após decorridos cento e oitenta dias da data de sua publicação.

A aposentadoria por invalidez por diabetes será devido se a doença cause a incapacidade para o trabalho, pois a concessão do benefício de auxílio-doença para quem tem diabetes não se dá pela doença em si, e sim por ela te causar incapacidade total e sem data de recuperação para trabalhar.

Embora não exista evidência suficiente, o controlo mais agressivo da glicemia nos trabalhadores noturnos pode ser importante para evitar as complicações da doença.

Mas, como ficou o cálculo do auxílio-doença depois da Reforma da Previdência? A partir de 13/11/2019, a média aritmética simples de 100% (cem por cento) dos seus salários de contribuição passou a ser considerada no cálculo do auxílio-doença, e não mais os 80% (oitenta) como era feito antes da Reforma da Previdência.

O diabetes tipo 2 caracteriza-se pela produção insuficiente de insulina, pelo pâncreas, ou pela incapacidade do organismo de utilizar a insulina produzida de forma eficiente. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação.

O trabalhador que toma remédio controlado precisa estar ciente de que apenas o uso de remédios não confere direito a benefício. Porque, é preciso estar incapacitado para o trabalho para que haja direito. Outro ponto importante é que, caso o trabalhador não possa mais trabalhar de forma definitiva pode se aposentar.