Quais os direitos de um efetivo?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Direitos dos servidores públicos

  • Garantia de salário nunca inferior ao mínimo, incluindo aqueles que recebem remuneração variável;
  • Décimo terceiro salário;
  • Remuneração do trabalho noturno superior ao diurno;
  • Remuneração das horas extras em no mínimo 50% a mais da hora normal;
  • Salário família para os dependentes;

Capítulo II
Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: I - indenizações; II - gratificações; III - adicionais.

Além disso, cargos públicos podem oferecer excelente remuneração, de acordo com o grau de escolaridade do profissional. Por outro lado, a carreira também tem suas desvantagens, como a dependência de um órgão público para prosperar financeiramente e a falta de liberdade para criar seus próprios projetos.

A Constituição Federal assegura aos servidores o direito de receber salários ou vencimentos pelo trabalho ou serviço prestado, a eles estendendo o direito ao salário mínimo e ao décimo terceiro salário ou gratificação natalina.

5) O servidor contratado ou comissionado tem direito ao PIS? Sim. O servidor temporário tem direito ao PIS no valor de um salário mínimo desde que esteja cadastrado na RAIS a pelo menos cinco anos.

O serviço público é regido por regime próprio ou regime estatutário, como é conhecida. A conduta profissional, garantias, direitos e deveres são descritas nesse documento. Nessa condição, ele não direito à carteira assinada, uma vez que a publicação oficial do seu ato torna sua principal comprovação de vínculo.

Tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano-base (neste ano a referência é o ano de 2021).

I – 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 62 (sessenta e dois) anos de idade, se mulher; II – 25 (vinte e cinco) anos de contribuição, desde que cumprido o tempo mínimo de 10 (dez) anos de efetivo exercício no serviço público e de 5 (cinco) anos no cargo efetivo em que for concedida a aposentadoria.

Quem é concursado ou servidor público pode ser demitido quando causa danos intencionais ao patrimônio do país, recebe vantagens indevidas, acumula cargos ou, ainda, por várias outras infrações consideradas graves.

Conforme o Ministério da Educação, o piso salarial do professor concursado, no ano de 2023, é de R$ 4.420,55. Levando em consideração o valor de 2022, que era de R$ 3.845,63, houve um reajuste de 15%.

Os servidores públicos celetistas são regidos pela CLT; já os servidores do regime estatutário dispõem de leis próprias para organizar e regulamentar a atividade exercida no Serviço Público. No caso dos celetistas, não existe estabilidade, além de não ter previsão legal para estágio probatório.

Escolher seguir a carreira pública ou privada depende das questões levantadas, como o salário, a estabilidade, o plano de carreira, entre outras. Enfim, não há a carreira melhor ou pior e sim aquela que mais se encaixa no perfil pessoal e profissional de cada pessoa.

328 - Usurpar o exercício de função pública: Pena - detenção, de três meses a dois anos, e multa. Parágrafo único - Se do fato o agente aufere vantagem: Pena - reclusão, de dois a cinco anos, e multa.

Em regra sim, sendo muito comum nas áreas da educação e saúde, contudo é necessário observar a compatibilidade de horários e um possível conflito de interesses entre o cargo público e o privado.

A Lei nº 8.112/1990, mais conhecida como Estatuto do Servidor Público. Essa lei indica os direitos e deveres dos funcionários públicos federais de órgãos, autarquias, fundações públicas, agencias como Anatel, Anvisa, etc.

Em suma, o vale-alimentação deve ser pago a todos os servidores públicos federais civis ativos, incluindo ocupantes temporários e cargos comissionados que não possuam vínculo efetivo com a União.

Tem direito ao abono de um salário mínimo, o participante que atender a todas as condições abaixo: Esteja cadastrado no Pasep há pelo menos cinco anos; Recebeu, no ano base de referência, média mensal de até dois salários mínimos (soma das Remunerações auferidas e informadas por um ou mais empregadores);

Continuar lendo O que é ser efetivo?