Quais os direitos de um afilhado?

Perguntado por: omelo . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

1 - Os padrinhos e o afilhado têm direito a: a) Beneficiar do regime jurídico de faltas e licenças equiparado ao dos pais e dos filhos; b) Beneficiar de prestações sociais nos mesmos termos dos pais e dos filhos; c) Acompanhar-se reciprocamente na assistência na doença, como se fossem pais e filhos.

Os órfãos podem ter os padrinhos como tutores desde que os seus pais tenham nomeados via testamentos, neste caso terão o poder familiar. Também poderão requisitar a guarda provisória dos órfãos na via judicial e transformá-la em adoção.

Significado de Afilhado
substantivo masculino Quem tem um padrinho ou madrinha: ele é meu sobrinho e afilhado. Aquele que, através de um batizado, formatura ou casamento, passou a possuir um padrinho ou uma madrinha. [Figurado] Aquele que está sob a proteção de alguém; quem se adotou como filho.

1 - Os padrinhos e o afilhado têm direito a: a) Beneficiar do regime jurídico de faltas e licenças equiparado ao dos pais e dos filhos; b) Beneficiar de prestações sociais nos mesmos termos dos pais e dos filhos; c) Acompanhar-se reciprocamente na assistência na doença, como se fossem pais e filhos.

Sim, desde que não sejam os próprios pais é possível até mesmo chamar irmãos, tios, primos, cunhados e etc para apadrinharem a criança.

Quem são os responsáveis por isso? Primeiramente, levando em consideração a tradição, os padrinhos sempre foram os principais selecionados para esse tipo de compra. Porém, nos dias de hoje, esse tipo de padronização vem mudando bastante, onde isso não é unicamente e exclusivamente função dos padrinhos.

Claro que o mais indicado é a dinda se oferecer para dar o vestido, porque as vezes a mamãe fica com vergonha de pedir. Nesse caso o mais indicado é perguntar para a mamãe do bebê o que ela prefere. Nos ajudou e muito! Obrigada!

Dar apoio, confiança e amor ao seu afilhado.
Você é alguém próximo a ele, portanto deverá criar um vínculo direto e oferecer um espaço de confiança, no qual possa expressar seus pensamentos e sentimentos. De você, não poderá faltar o amor e o apoio que ele necessitar.

O Projeto de Lei 420/22 prevê que a pensão alimentícia será de, no mínimo, 30% do salário mínimo vigente – atualmente, esse valor seria de R$ 363,60 –, cabendo ao juiz analisar as exceções.

Quem quiser mover uma ação para pedir a guarda unilateral, deve contar com o suporte de um advogado especialista no tema. Como norma, a ação deve ser proposta na cidade onde vive a criança.

Assim, de acordo com os artigos 1.637 e 1.638 do Código Civil, as hipóteses em que o pai ou a mãe poderão perder a guarda é quando comprovada a falta, omissão ou o abuso em relação aos filhos.

Apadrinhar é um testemunho de amor ao próximo. Jesus resume os mandamentos em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (Mc. 12.31; Mt. 22.39).

Dinda é um substantivo feminino usado como diminutivo da palavra madrinha. De acordo com a etimologia a palavra madrinha tem as suas raízes na palavra mater, que significa mãe em latim. Por esse motivo, muitas vezes a madrinha é considerada uma segunda mãe.

Em comum, eles procuram pessoas que façam parte das suas vidas e que também possam participar da trajetória da criança – mais que um título, trata-se de um vínculo e um compromisso para a vida inteira.

O Apadrinhamento Civil é uma relação jurídica do tipo familiar que se constitui entre uma criança ou jovem com menos de 18 anos e uma pessoa singular ou família, a quem são atribuídas as responsabilidades parentais, e entre quem se estabelecem vínculos afetivos.

No Brasil, é bastante popular chamar as madrinhas por alguns apelidos como “dinda”, “dindinha” ou “mãezinha”. A palavra dinda, visto como a mais comum, é um apelido no diminutivo para a palavra madrinha. No ambiente religioso, a relação entre madrinha e afilhado é comum.

O que é Madrinha:
O principal exemplo é a chamada "madrinha de batismo", ou seja, uma mulher que acompanha a criança no ritual de batismo, comprometendo-se a assistir e ajudar na educação de seu afilhado, como se fosse uma "segunda imagem materna" da criança.

-Não resistirmos ao Espírito Santo quando Ele aponta nossos pecados, mas reconhecer nossos pecados, arrependendo-nos, humilhando-nos e confessando-os. A graça do Batismo no Espírito pode enfraquecer, secar ou perder-se em tibieza devido ao pecado.

É fundamental que os padrinhos sejam católicos. Eles podem ser casados na Igreja Católica ou solteiros e participantes da vida da Igreja. Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois.