Quais os direitos de quem é portador de glaucoma?

Perguntado por: atrindade2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Você sabia que portadores de glaucoma congênito, também conhecido como glaucoma infantil ou glaucoma congênito primário, têm direito ao benefício BPC-LOAS do INSS? O BPC é um benefício destinado a pessoas com deficiência de qualquer idade, que têm dificuldade para trabalhar e se manter financeiramente.

A Justiça Federal garantiu a um homem com glaucoma e cegueira o acesso ao Passe Livre, programa do governo federal que assegura a pessoas carentes com deficiência a gratuidade no transporte interestadual. A decisão unânime foi da 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).

Pacientes glaucomatosos devem evitar tocar instrumentos de sopro (flauta, trompete e saxofone), por aumentarem a pressão torácica com risco de aumentar a pressão intraocular. Inclusive, encher balões com sopro também não é saudável.

A portadora de glaucoma não pode tingir os cabelos ou fazer maquiagem definitiva? Mito. Não há impedimentos para o uso de tintura de cabelos. Os cuidados de aplicação devem ser obedecidos, de acordo com as instruções nas embalagens do produto.

Resumidamente, esse estudo orienta:

  • Reduzir o consumo crônico e abusivo de álcool;
  • Manter um IMC entre 20 e 25 kg/m²;
  • Reduzir o consumo de cafeína;
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega-3 e ômega-6.

O segundo parágrafo nos diz o seguinte: “Para concessão do benefício previsto no artigo, é considerada pessoa portadora de deficiência visual aquela que apresenta acuidade visual igual ou menor do que 20/200 no melhor olho após a melhor correção; ou campo visual inferior a vinte graus ou ocorrência simultânea de ambas ...

CID H40 é o código que identifica o glaucoma na Classificação Internacional de Doenças. A doença é caracterizada pela lesão ao nervo óptico de forma progressiva. Inclusive, existe o risco de cegueira caso não haja tratamento adequado.

Acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º (tabela de Snellen), ou ocorrência simultânea de ambas as situações.

Se o glaucoma for detectado cedo e o paciente não apresentar perda significativa do seu campo visual, ele pode ser capaz de continuar dirigindo. No entanto, para manter uma condução segura e confiante, o melhor a fazer é consultar um oftalmologista para uma avaliação mais aprofundada”, recomenda o médico.

Segundo Queiroz Neto, quem tem glaucoma, doença que em 90% dos casos está relacionada ao aumento da pressão intraocular, deve informar seu oftalmologista quando vai viajar para que adapte a prescrição dos colírios ao tipo de viagem.

Quem tem glaucoma pode tomar Dipirona? O uso de Dipirona em doses terapêuticas não interfere no aumento da pressão intraocular ou causa qualquer outro prejuízo, em casos de glaucoma.

? Mito! Pode ficar tranquilo.

Muitos fatores são levados em consideração, principalmente quando o paciente busca pelo tratamento já em estágio avançado da doença. De modo geral, a hipertensão e diabetes podem acelerar consideravelmente o estágio do glaucoma.

Os monitores de computador, celular e tablet não emitem nenhum tipo de energia ou radiação que prejudique os olhos. Claro que muitas horas de estudo ou de computador podem deixar os olhos cansados ou ressecados, mas nada além disso.

Pacientes de glaucoma podem usar lentes.

O valor da pressão pode oscilar entre os 10 e 22 mmHg (valores limites), sendo uma característica fundamental para garantir o correto funcionamento do olho. Vale ressaltar que, embora o valor da pressão ocular oscile entre 10 e 22 mmHg, o valor normal é 15 mmHg.

É possível viver bem com o Glaucoma!
Saiba que, independente do seu tipo de Glaucoma é possível ter uma vida saudável. Mas, é preciso querer! O importante é se comprometer com hábitos mais saudáveis e realmente aprender como funciona a doença. Para melhor acompanhamento e orientações, agende uma consulta na NeoOftalmo!

Pessoas com hipertensão e diabetes são mais propensas a desenvolver ou agravar casos de glaucoma, segundo mostram alguns estudos. Esses achados mostram que pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2, apresentam 35% mais chances de agravar ou desenvolver a doença.