Quais os desafios éticos para a sociedade?

Perguntado por: nalencastro7 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

De acordo com Church & Rogers (2006) os desafios éticos podem ser agrupados em três largas categorias: proteção das pessoas envolvidas, imunidade às interferências políticas e técnicas de levantamento de dados de qualidade.

A Ética leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Logo, para ser ético é preciso aprender a ser cidadão, aprender a agir com respeito, honestidade, responsabilidade, lealdade, solidariedade, justiça e não violência.

A ética pode também contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral. Assim, se a ética revela uma relação entre o comportamento moral e as necessidades e os interesses sociais, ela nos ajudará a situar no devido lugar a moral efetiva, real, do grupo social.

Estamos testemunhando na sociedade contemporânea conflitos crescentes, de diversas ordens de grandeza e perspectivas. Guerras, terrorismo, fechamento de fronteiras, polarização de posicionamentos e projetos de sociedade têm em suas bases, além de interesses econômicos, divergências culturais e políticas.

O desafio da Ética no mundo globalizado
O mundo globalizado caracteriza-se pelo crescente contato entre pessoas, culturas, economias e governos. Este contato exige um acompanhamento ético adequado, pois é preciso que os valores de cada cultura – sua tradição, religião e modo de viver – sejam respeitados.

A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos.

Esse tipo de falta de ética gera a desunião da equipe e, em alguns casos, pode resultar até mesmo em pendências judiciais. Assédio moral, perseguições, bullying e preconceito, além de serem um sinal de falta de ética, podem se configurar em crime.

Atualmente a ética e a moral estão sendo relegadas por certas classes sociais e políticas, muitos valores estão sendo quebrados em prol do individualismo, ou seja, “cada um por si” e com isso ética e moral vêm perdendo o sentido.

A sociedade em geral pode ver exemplos dessa prática nos hábitos de muito em furar filas, em sonegar impostos, ou ainda não honrar suas dívidas, mentir no trabalho para se promover ou ascender de cargo, e espalhar inverdades sobre a vida de outrem para o prejudicar.

Quando alguém age de forma antiética, significa que a preocupação com os valores sociais, com pessoas, grupos ou com a sociedade em si, não existe. É um termo relacionado à uma ação que se opõe a algum valor, regra, princípios orientam o comportamento humano em relação à sociedade ou relações em grupos.

Resposta. Resposta: Na população e na política principalmente. Porque a população não está mais obedecendo o que é orientado pela OMS (uso de máscara, ficar em casa, etc), e políticos estão aproveitando desse momento de fragilidade para desviar e superfaturar o dinheiro público que seria usado para o combate ao vírus.

Procurar agir com justiça; Não se apropriar, indevidamente, do que não é seu; Não prejudicar os outros; Respeitar o convívio social.

Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum. A ética tenta estabelecer, de maneira moderada e com uma visão questionadora, o que é o certo e o errado e a linha, muitas vezes tênue, entre o bem e o mal.

Jogar lixo na rua. Se ao caminhar por uma via pública uma pessoa estiver com alguma embalagem que pretenda se desfazer, pela ética ela deve jogar esta embalagem no lixo. Isso seria o correto tanto pela ética quanto pela moral.

A Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. As palavras ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina moral, ambas significam hábitos e costumes.

Os valores éticos são o resultado desses estudos sobre as ações humanas. Eles determinam os princípios que nos orientam para podermos agir da melhor maneira. As sociedades adotam modelos de ação que são vistos como os melhores, esses são valores éticos mais gerais.