Quais os cuidados que se deve ter durante a fermentação?

Perguntado por: alima . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Quais são os principais cuidados da fermentação longa?

  1. Cuidado com o próprio uso da técnica. A fermentação longa agrega valor aos produtos. ...
  2. Utilização de equipamentos adequados. ...
  3. Escolha da matéria-prima. ...
  4. Manuseio adequado. ...
  5. Local da fermentação.

Quando a gente deixa o nosso pão fermentar demais, acaba que ele vira um balão cheio de ar, e aí quando a gente vira o pão pra colocar pra assar,a estrutura do pão está muito frágil e acaba que o pão esparrama. Por este motivo, eu gosto de fermentar o pão só até ele praticamente dobrar de volume.

Para isso dar certo, o ambiente ideal precisa ser quente e úmido. Quanto mais “agradável” a temperatura estiver, mais rápido ele vai fermentar; já se estiver frio, essa fermentação pode levar mais tempo do que o esperado. Água quente dentro do forno com a massa cria uma estufa e deixa seu pão no ponto certo!

A fermentação é um processo pelo qual a matéria orgânica é parcialmente degradada e a energia química nela armazenada é liberada e utilizada na produção de moléculas de ATP (adenosina trifosfato), em que ficará armazenada para ser utilizada posteriormente em diversas reações do organismo.

Sendo que, os maiores prejuízos causados por essa contaminação é a degradação da sacarose e a produção de ácidos orgânicos, que ocasionam perda de açúcar e intoxicação das leveduras.

As temperaturas e tempos de fermentação variam de 24 a 30oC durante uma a três horas, para a fermentação lenta e temperaturas em torno dos 32oC durante aproximadamente 40 minutos, para fermentação rápida.

No processo de preparo, é necessário deixá-la descansando para fermentar e maturar. “Primeiras seis horas para fora, que é o processo de fermentação. Que dura no máximo 10 horas. A partir daí começa o processo de maturação.

A medida que a temperatura aumenta, aumenta a velocidade da fermentação, medida em que as temperaturas ultrapassam 35°C começa a favorecer ao crescimento populacional das bactérias e com isso deixando as leveduras mais sucessíveis a toxidades do próprio °GL e de substancias toxicas liberadas pelas células bacterianas ...

A massa que ainda não fermentou o suficiente retorna rapidamente e tem uma textura firme. Ao passo que a massa excessivamente fermentada mantém a marca do dedo e fica achatada (ou começa a murchar) no ponto onde foi pressionada.”

As condições ideais para se obter uma boa fermentação são aquelas em que a temperatura da massa está entre 22°C e 28°C e a umidade relativa, igual a 75%.

Ao dobrar, redistribuímos os componentes da massa (fermento, bactérias, enzimas, açucares) reiniciando a fermentação, resultando em uma rede de glúten mais estruturada, aromas mais acentuados e produção de mais bolhas de ar que vão permitir um pão mais alveolado, com mais sabor.

A água morna facilita o contato entre as partículas de fermento e açúcar. Fonte: Arquivo pessoal do aluno - Dahmer,2022 Page 3 Ressalto também que o experimento aqui descrito foi de fácil realização com materiais acessíveis facilitando o manuseio e a aprendizagem sobre a fermentação.

Durante os primeiros instantes da fermentação o açúcar vai servir de alimento para as leveduras, fazendo-as multiplicarem-se, servindo posteriormente como fonte de energia e carbono para as outras etapas da fermentação. Ele é o responsável pela formação do CO2 e do álcool.

Quando ocorre o aquecimento da massa no forno, as leveduras se multiplicam e ingerem o açúcar e o amido contido na farinha de trigo. O processo se completa com a liberação de gás carbônico, fazendo com que a massa, seja de bolo ou pão, fique inflada.