Quais os conceitos de mutação?
Mutação é uma alteração, natural ou induzida por algum agente mutagênico, que ocorre no genoma (material genético do organismo ou vírus). Ela pode ocorrer tanto em células somáticas como em células germinativas, podendo, assim, ser herdada.
O que é mutação e quais os tipos?
As mutações podem ser divididas em duas categorias principais: Alterações cromossômicas: que afetam o número ou a estrutura de cromossomos da célula; Alterações gênicas: mutações que ocorrem na sequência do DNA.
Quais são os dois tipos de mutação?
As mutações podem ser ainda gênicas ou cromossômicas. As mutações gênicas são aquelas em que as alterações ocorrem nos genes, e as cromossômicas são aquelas em que ocorrem alterações em partes inteiras de cromossomos.
Quem usou o conceito de mutação?
O conceito de mutação na biologia surgiu a partir de observações feitas pelo biólogo Hugo de Vries, no começo do século XX.
Quais são as principais causas das mutações?
Mutações acontecem por várias razões.
- DNA não se replica corretamente. A maioria das mutações que pensamos ser importantes para a evolução ocorrem naturalmente. ...
- Influências externas podem criar mutações. Mutações podem também ser causadas por exposição a produtos químicos específicos ou a radiação.
O que é mutação genética exemplos?
As mutações do tipo germinativas são aquelas que podem ser passadas para os descendentes, enquanto as somáticas, não. Um bom exemplo de alteração somática é o câncer, enquanto boa parte das síndromes genéticas é originada da forma germinativa.
São mutações genéticas?
As mutações gênicas são mudanças ocasionais que ocorrem nos genes, ou seja, é o procedimento pelo qual um gene sofre uma mudança estrutural. As mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA.
São exemplos de mutações gênicas?
Um exemplo clássico de mutação gênica é o que ocorre na anemia falciforme, onde a deformação da hemácia em forma de foice é oriunda da troca do aminoácido glutâmico pela valina que forma a hemoglobina, o que ocasiona um agrupamento dessa proteína.
Quais são os tipos de mutações estruturais?
Há quatro principais tipos de alterações cromossômicas estruturais: deleção, duplicação, inversão e translocação.
Onde ocorre a mutação genética?
As mutações podem ocorrer em células de um organismo já desenvolvido (somáticas) ou nas células que originarão ovócitos e espermatozoides (germinativas).
Qual o conceito de deriva genética?
Deriva genética é um mecanismo de evolução no qual as frequências dos alelos de uma população se alteram ao longo das gerações, devido ao acaso (erro de amostragem). A deriva genética ocorre em todas as populações de tamanho não infinito, mas seus efeitos são mais fortes em populações pequenas.
Qual tipo de mutação e o câncer?
O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.
O que é a mutação de um vírus?
Durante a infecção, o vírus faz cópias de seu RNA; um erro gera uma mutação, que pode mudar suas características. A mutação, que altera a estrutura do material genético (DNA ou RNA), é um fenômeno comum em todos os organismos.
Quais são as consequências das mutações?
Uma mutação genética pode afetar a célula de várias maneiras, algumas interrompem a produção de proteínas, outras podem alterar a proteína em si, fazendo com que não funcione mais como deveria ou não funcione definitivamente.
Quantas mutações genéticas existem?
Existem dois tipos principais de mutação quanto à sua extensão: mutações gênicas e mutações cromossômicas.
Qual a função da mutação?
Mutações são alterações nos genes, isto é, uma alteração na sequência ou no número de bases na molécula de DNA que compõe um gene. Se a alteração na sequência de aminoácidos na proteína não afetar o funcionamento da molécula e não prejudicar o organismo, de modo geral, ela passa despercebida, sendo indiferente.
O que é uma mutação recessiva?
Com a doença recessiva, cada pai tem uma cópia mutada e uma cópia normal do gene em causa. Como cada um dos pais tem tem apenas uma cópia mutante do gene, eles são portadores do gene e não desenvolvem a doença, eles não têm problemas de visão.