Quais os compostos orgânicos mais utilizados no nosso cotidiano?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Dentre esses compostos podemos citar o álcool comum, o fenol, a vaselina apresentando em suas moléculas átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, bem como o ácido acético, presente no vinagre, e o ácido cítrico, presente no limão e na laranja (UTIMURA e LINGUANOTO, 1998, p.

A classificação dos compostos orgânicos

  • Alcanos.
  • Alcenos.
  • Alcinos.
  • Alcadienos.
  • Ciclanos.
  • Ciclenos.
  • Aromáticos.

Compostos orgânicos são aqueles que possuem carbono (C) e ligações covalentes (com compartilhamento de elétrons), podendo se associar em estruturas mais complexas. Por exemplo, aminoácidos, que são compostos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, podem se associar em macromoléculas chamadas de proteínas.

Atualmente, são conhecidos mais de 19 milhões de compostos orgânicos e por isso existe um ramo da Química destinado apenas para o estudo desses compostos, a Química Orgânica.

Substâncias orgânicas são sempre moleculares, sempre formadas por ligações covalentes. Possuem um esqueleto de carbono ligado a átomos de hidrogênio e outros elementos. Essas cadeias de carbono podem atingir a ordem de milhares de átomos. O carbono é um dos dois únicos elementos químicos capaz de formar tais cadeias.

A Química Orgânica tem importância fundamental para a sociedade, pois as reações orgânicas são responsáveis pela síntese de polímeros, borrachas, fertilizantes, agroquímicos, tecidos, solventes, corantes, alimentos, fármacos e muitos outros produtos de uso diário.

Os compostos orgânicos constituem, basicamente, quase tudo que é necessário pra nossa sociedade viver e sobreviver, tanto para beneficiar quanto prejudicar. Por exemplo, combustíveis, medicamentos, produtos de limpeza e higiene, plástico, borracha, todos são compostos orgânicos.

O conjunto de compostos que apresentam o mesmo grupo funcional é denominado Função Orgânica. As principais Funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, amidas, haletos.

Pela legislação brasileira, considera-se produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele que é obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local.

Composto orgânico: sistema vivo. Composto formado por moléculas de carbono. Compostos orgânicos sintéticos: como remédios e plástico, por exemplo; têm bases naturais, mas só existem porque são manipulados em laboratórios.

Minerais, metais, ácidos, bases, sais, óxidos e os compostos organometálicos são compostos inorgânicos. As quatro principais funções inorgânicas em que se dividem os compostos de acordo com as similaridades químicas são: ácido, base, sal e óxido.

O composto orgânico é um adubo de uso rotineiro nas propriedades orgânicas, especialmente nas de pequeno porte. Apresenta-se como excelente forma de aproveitamento dos restos vegetais e animais oriundos da atividade agropecuária. Ele pode ser elaborado apenas com resíduos vegetais ou em mistura com resíduos animais.

Os compostos orgânicos diferenciam-se dos demais através de certas propriedades, como: solubilidade, temperatura de fusão e ebulição, além de combustibilidade. Os compostos orgânicos são aqueles que possuem como elemento principal o carbono.

Entre as substâncias orgânicas que fazem parte do nosso corpo, podemos destacar os carboidratos, lipídios, aminoácidos, proteínas e ácidos nucleicos. Já as substâncias inorgânicas encontradas são a água e os sais minerais, substâncias mais simples que as orgânicas.

Assar um pão ou bolo, respirar, utilizar água sanitária nas roupas, queimar um combustível ou acender uma vela são alguns exemplos de fenômenos químicos. Há reações, mudança de cores, forma. Tudo praticamente envolve química.

As substâncias inorgânicas encontradas na célula são a água e os sais minerais. A água é a substância mais abundante em todos os seres vivos e é fundamental para sua sobrevivência, pois é um excelente solvente, além de atuar transportando substâncias e participando de reações químicas.

A Química Orgânica está presente na sociedade de diversas maneiras. Além de ser responsável pela compreensão de inúmeros processos que ocorrem nos seres vivos, a Química Orgânica também está presente em plásticos, nos detergentes, em medicamentos, nas tintas, nos alimentos, nas roupas e em muitas outras coisas.

Água

conhecê-las? Água: substância encontrada em maior quantidade nos seres vivos. Pode dissolver diversas substâncias, por isso, é classificada como solvente universal. No corpo humano, representa cerca de 70% do peso corporal.