Quais são os códigos da BNCC na educação infantil?

Perguntado por: rgoulart5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
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O que são os códigos alfanuméricos?

  • EO – O eu, o outro e o nós.
  • ET – Corpo, gestos e movimentos.
  • EF – Traços, sons, cores e formas.
  • TS – Escuta, fala pensamento e imaginação.
  • CG – Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

O primeiro par de letras indica a etapa de Ensino Fundamental. O último par de números indica a posição da habilidade na numeração sequencial do ano ou do bloco de anos.

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações. (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

A habilidade EI03TS02 consiste em: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Assim, São cinco o Campos de Experiências considerados na BNCC:

  • O eu, o outro e o nós. ...
  • Corpo, gesto e movimentos. ...
  • Traços, sons, cores e formas. ...
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. ...
  • Referências:

Saiba o que são e qual a importância dos eixos da Educação...

  • Artes Visuais. Um dos eixos da Educação da Infantil é o trabalho com as Artes Visuais. ...
  • Música. ...
  • Movimento. ...
  • Matemática. ...
  • Linguagem oral e escrita. ...
  • Natureza e sociedade.

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

Para que isso ocorra, o documento prevê o desenvolvimento de cinco competências:

  • autoconsciência;
  • autogestão;
  • consciência social;
  • habilidade de relacionamento;
  • tomada de decisão responsável.

A habilidade EI02EF06 consiste em: Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

A habilidade EI02ET04 consiste em: Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. ABORDAGEM DAS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM: As crianças pequenas aprendem sobre as características e propriedades dos objetos usando todos os seus sentidos em situações de exploração e investigação.

(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. ABORDAGEM DAS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM: As crianças pequenas aprendem sobre as características e propriedades dos objetos e figuras usando seu corpo e todos os seus sentidos em situações de exploração e investigação.

A habilidade EI03EO06 consiste em: Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

A habilidade EI03ET07 consiste em: Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

A habilidade EI03TS01 consiste em: Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

A BNCC na educação infantil está estruturada por 3 pilares essenciais:

  1. Direitos de aprendizagem e desenvolvimento;
  2. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento;
  3. Campos de experiências.

Componentes curriculares da educação infantil
São cinco os campos de experiência propostos pela Base Nacional Comum Curricular: “O eu, o outro e o nós”, “Corpo, gestos e movimentos”, “Traços, sons, cores e formas”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação” e “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, considerada o início e o fundamento do processo educacional, porque é nesta primeira etapa que a criança começa a construir e consolidar as suas primeiras experiências escolares.

A partir dos eixos estruturantes da educação infantil, que são as interações e as brincadeiras, a Base estabelece seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.

Por esse motivo, na BNCC organizam- se os objetivos de aprendizagem, considerando-se três subgrupos etários: bebês (0-18 meses), crianças bem pequenas (19 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).