Quais os cartéis mais poderosos do mundo?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 12 votos

Em solo venezuelano, estão ligados ao chamado Cartel de los Soles. O Cartel de Sinaloa é, sem dúvida, o mais poderoso e com mais vínculos da região, seguido de perto pelo Cartel Jalisco Nova Geração (CJNG).

Pablo Escobar, sem dúvida, é o criminoso que detém o título de narcotraficante mais rico de todos os tempos. Sua fortuna chegou a ser trinta vezes maior do que a de Guzmán, conhecido como 'El Chapo'.

Guzmán retomou o comando do Cartel de Sinaloa, mas em 8 de janeiro de 2016, Guzmán foi capturado novamente durante uma invasão a uma casa na cidade de Los Mochis, no estado natal de Guzmán, Sinaloa. Com a prisão de Joaquín Guzmán Loera, Ismael Zambada assumiu a liderança total do Cartel de Sinaloa.

O tráfico de petróleo gera uma quantia estimada em US$ 10,8 bilhões. Esta atividade tem figurado nas manchetes nos últimos anos devido a sua importância para o financiamento do grupo auto-denominado Estado Islâmico, que ganharia até US$ 500 milhões por ano, dinheiro indispensável para sua campanha militar.

A presença dos cartéis mexicanos em El Salvador é ainda mais diversificada: segundo informações da DEA, estão presentes no país desde 2012 grupos como o Cartel de Sinaloa, Cartel do Golfo, a Família Michoacana, Los Zetas e o CJNG.

cartel de Sinaloa

O cartel de Sinaloa, o mais longevo do país, ataca impiedosamente seus rivais, mas raramente busca um choque frontal com o Estado, ciente de que isso pode ser o começo do fim. Para Nemesio Oseguera, não há como voltar atrás. — O Mencho superestimou a força de sua organização.

Esquivos, dissimulados, cruéis: 7 dos criminosos mais procurados do mundo

  • Maksim Yakubets (FBI)
  • Protais Mpiranya (Departamento de Estado dos EUA)
  • Dawood Ibrahim (AP)
  • Ayman al-Zawahiri (AP)
  • Escritório da OneCoin em Sófia (Ronny Martin Junnilainen)
  • Rafael Caro Quintero em 2016 (FBI)
  • Matteo Messina Denaro (Europol)

Marcos Vinicius dos Santos, conhecido como Chapola do Dendê, é apontado como chefe do tráfico de drogas no Morro do Dendê e líder da facção criminosa TCP (Terceiro Comando Puro).

O estado de Sinaloa abriga o Cartel de Sinaloa, uma das organizações de narcotráfico mais poderosas do mundo. “El Chapo” era o líder do cartel antes de ser condenado à prisão perpétua em 2020.

Com atuação criminosa na região Sudeste e no Mercosul, João Aparecido Ferraz Neto é apontado como o principal traficante de drogas da região do Vale do Paraíba, em São Paulo. RJ tem 1,4 mil favelas dominadas por criminosos, aponta relatório.

Joaquin El Chapo Guzmán está preso nos Estados Unidos, na prisão de alta segurança do Colorado e, ao longo dos últimos anos tem reclamado da forma como a justiça norte-americana está a tratá-lo.

Cartéis de drogas
Principais cartéis colombianos: Cartel de Medellín. Cartel de Cali. Cartel del Norte del Valle.

Caro Quintero, conhecido como o “narco dos narcotraficantes”, é considerado pelas autoridades mexicanas o fundador do cartel de Guadalajara. Ele é acusado de traficar principalmente metanfetamina, heroína, cocaína e maconha.

Ele está cumprindo pena de prisão perpétua na penitenciária Supermax, no Colorado, a prisão federal mais segura dos EUA, após ter escapado de uma prisão mexicana através de um túnel em 2015.

O crack

Qual droga dá mais dinheiro no Brasil? O crack O crack dá muito mais dinheiro.” As palavras de Léo, 29 anos, ex-traficante que atuava em cidades satélites de Brasília, apontam para um dos principais fatores do aumento do crack nas grandes e média cidades brasileiras.

Informado por medidas qualitativas e quantitativas e informações de especialistas, os cinco países com pior pontuação para o tráfico humano são: Líbia. Eritreia. Iêmen.

cocaína

Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), as polícias do Estado conseguiram apreender a quantidade recorde de 33,8 toneladas de cocaína, a droga mais lucrativa, até o mês de outubro.

Investigações brasileiras apontam que o cartel mexicano CJNG (Cartel Jalisco Nueva Generación), o maior grupo criminoso daquele país e especialista no tráfico de drogas sintéticas, intensificou ações no Brasil nos últimos três anos.