Quais os cargos a serem votados em 2022?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

As Eleições de 2022 terão cinco cargos em disputa: Presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais.

Brasileiras e brasileiros vão escolher o presidente da República para os próximos quatro anos e, em 12 estados, também será eleito o ocupante do governo estadual. O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 69 anos e facultativo para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos e para quem tem 70 anos ou mais.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o novo presidente da República. Ele venceu o atual presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL), que pleiteava a reeleição no segundo turno das Eleições Gerais de 2022.

Este ano, cinco cargos estão em disputa para serem escolhidos como os representantes políticos do povo: presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital.

Lula e Alckmin tomaram posse como 39.º presidente do Brasil e 26.º vice-presidente do Brasil, respectivamente, no dia 1º de janeiro de 2023, em cerimônia realizada no Congresso Nacional em Brasília, dando início ao segundo governo Lula (ou seu terceiro mandato).

O ex-presidente Lula (PT) foi o escolhido pelos eleitores brasileiros como o melhor presidente da história da Nova República, segundo a mais nova pesquisa do instituto Ipespe, divulgada nesta quarta-feira 6.

No plano social, o novo governo precisa aprovar no Congresso a Medida Provisória (MP) 1.155/2023, que trata dos valores pagos à população mais pobre por meio do Auxílio Brasil e do Programa Auxílio Gás. Em breve, Lula deve anunciar uma reformulação das regras do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família.

No Datafolha mais recente, divulgado em 19 de outubro, Lula está na frente, com 52% dos votos válidos. Bolsonaro tem 48%. Confira a pesquisa.

Poderão votar os (as) eleitores(as) com e sem cadastro biométrico, desde que estejam com a situação do título regular no cadastro eleitoral. Quem não votou no 1º turno PODE votar no 2º turno!

O número de urna de Lula é 13.

Renovação do Bolsa Família, fim do teto de gastos e aumento real do salário mínimo estão entre as propostas de Lula, que assumirá novamente o Palácio do Planalto em janeiro de 2023.

Para elas, Lula vai lançar o programa Empreende Brasil. Com o Empreende Brasil, o jovem que quer montar uma startup, a costureira que deseja abrir uma pequena confecção, o cozinheiro que quer abrir um pequeno café vão ser recebidos de braços abertos nos bancos públicos, como a Caixa e o Banco do Brasil.

Retomada Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm). Retomada do Fundo Amazônia e do Fundo Nacional do Meio Ambiente. Restabelecimento do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

27. Em 2022, os 26 estados e o Distrito Federal elegem apenas um senador por unidade federativa. O Senado Federal é composto por 81 parlamentares; nas eleições de 2026, cada unidade federativa elegerá dois senadores.

As primeiras estão marcadas para o dia 5 de fevereiro. Por enquanto, nove municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Goiás, Ceará e Pará têm datas definidas para eleições suplementares em 2023 para os cargos de prefeito e vice-prefeito, a serem realizadas em 5 de fevereiro ou 5 de março.

Para conhecer as normas que regulamentam o Calendário das Eleições 2022, acesse a página Normas e documentações.