Quais os cactos venenosos?

Perguntado por: hmendes8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

R: Os principais tipos de cactos venenosos são o cardo-de-pedra (Echinopsis oxygona), o cacto-de-espinho (Echinocereus triglochidiatus), o cacto-de-bola (Opuntia basilaris) e o cacto-de-lágrima (Euphorbia tirucalli).

O nome desta planta vem das suas flores, que quando desabrocham tem o formato de uma estranha estrela de 5 pontas, que tem um odor muito peculiar e ruim, elas possuem esse cheiro porque seus polinizadores principais são as moscas!

Perigos dos espinhos de cacto
Se você for picado por um espinho, certifique-se de lavar bem a área afetada com água e sabão para remover qualquer toxina presente no espinho. Se a dor persistir, procure atendimento médico imediatamente.

Cactos. Os cactos são grandes purificadores de ar e verdadeiros guardiões. Estas plantas são responsáveis por afastar pessoas mal intencionadas, intrusos, inveja e ajudam a absorver energias eletromagnéticas dos eletrodomésticos.

Cacto-candelabro é uma planta tóxica. Todos os eufórbios exalam seiva branca leitosa tóxica (látex) quando cortados ou danificados. A seiva causa irritação na pele e sintomas de envenenamento quando ingerida.

Mesmo que às vezes sejam pequenos, os cactos são guardiões da casa e capazes de proteger o local contra a presença das energias negativas. Porém, o excesso de espinhos neles podem alterar o estado do humor das pessoas, deixando-as mais sensíveis.

Toxicidade/Contra-indicações: O suco fresco do Cactus é irritante para a mucosa oral, causando sensação de queimação, náuseas e vômitos. Diarréias são também reportadas. É contra-indicada a interação com outras medicações cardiotônicas, quinidina, laxantes antraquinônicos, diuréticos tiazídicos.

O significado espiritual de um cacto é de resistência, além disso, simboliza a capacidade de ver além do que é visível diretamente pelos olhos. Os cactos representam a necessidade de acreditar que você está protegido contra perigos e ameaças, e que a maior ameaça vem da armadura que você usa todos os dias.

O que é o cacto-estrela
Suas flores possuem o formato de estrela e são encontradas nas cores vinho, marrom e amarelo.

Cacto-estrela é fedorento e parente das suculentas
Ao contrário das primas suculentas, o cacto-estrela gosta de terra úmida e pode ser plantado diretamente no chão, fazendo bonitas touceiras de até 20 cm, que se espalham rapidamente.

Embora SEMPRE devamos usar luvas ao lidar com esses cactos espinhentos, às vezes acontecem incidentes e acabamos com espinhos nos dedos. Pode ser muito doloroso e, se não os remover, pode até infeccionar.

Algumas formas simples para tirar espinho da pele, como usar uma pinça, fita adesiva ou pasta de bicarbonato de sódio, podem ajudar a remover o espinho ou farpas da pele, sendo que o método de remoção deve escolhido em função do posicionamento do espinho e da profundidade em que se encontra.

Em contato com a pele humana, o espinho pode ocasionar diferentes reações como náuseas, febre, dor muscular / articular, erupção cutânea, infecção / inflamação no local, dentre outros. Tocar ou pisar esses espinhos origina, geralmente, uma lesão perfurante e dolorosa.

Segundo a especialista, o mais importante, nesses casos, é lavar os olhos rapidamente. "Se tiver soro fisiológico, melhor ainda. Caso contrário, pode ser água da torneira mesmo.

Além da função de defesa, os espinhos nos cactos é uma importante adaptação para evitar a perda de água pelas folhas, já que essa modificação diminui a superfície de contato. Nessas plantas, a fotossíntese é realizada por um tipo de caule modificado denominado de cladódio, que possui aspecto de folha e coloração verde.

Os cactos são elementos considerados como amuletos de proteção. No Feng Shui esta espécie é considerada como purificadores de ambientes e grandes guardiões da casa. Além disso, os cactos também dão um ar exótico no ambiente e são bons aliados para valorizar e acentuar a beleza do seu cômodo favorito da casa.