Quais os biomas brasileiros mais preservados?

Perguntado por: rgalvao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Pantanal

Uma boa notícia é que o Pantanal é o bioma mais preservado do Brasil, por manter, ainda, 84% de sua paisagem original. Por isso, muitas espécies de animais e de plantas vivem lá, o que é difícil de ver em biomas como a Mata Atlântica e o Cerrado.

O bioma Cerrado é uma formação vegetal que conta com uma grande biodiversidade. Conhecido como a savana brasileira, é o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul. Localiza-se em uma área com grande potencial aquífero e diversos tipos de vegetações.

Biomas

  • Amazônia. É o maior bioma do Brasil e abriga mais de 2.500 espécies de árvores e 30 mil de plantas. MAIS SOBRE A AMAZÔNIA.
  • Caatinga. Ocupa dez estados brasileiros, abriga 1.487 espécies de fauna e e 27 de milhões de pessoas. ...
  • Cerrado. Detém 5% da biodiversidade do Planeta e reconhecida como a savana mais rica do mundo.

Em relação às áreas naturais protegidas no Brasil o Pampa é o bioma que menor tem representatividade no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), representando apenas 0,4% da área continental brasileira protegida por unidades de conservação.

A Mata Atlântica, que sofre a ocupação mais antiga e intensa, conserva 16,6% de suas áreas naturais, o menor percentual entre os biomas. Já a Caatinga, o terceiro bioma mais preservado do país, tem 36,2% de seu território sob influência antrópica.

O bioma mais afetado foi o Cerrado, com 34.478 km² queimados. Em seguida, estão a Amazônia, com 8.333 km², e a Mata Atlântica, com 7.746 km². A Caatinga aparece em quarto, com 5.378 km², seguida pelo Pantanal, com 2.095 km², e pelo Pampa, com 1.018 km².

o Cerrado

Enquanto o Brasil e o mundo estão em alerta contra o desmatamento na Amazônia e na Mata Atlântica, o Cerrado já é o bioma mais ameaçado do país.

Mata Atlântica

Mata Atlântica: o bioma mais ameaçado do Brasil.

Amazônia

Estados da Amazônia – Em comparação a outros estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal, o Amazonas é o único que se mantém com mais de 90% do seu território preservado.

Terras indígenas são as áreas mais preservadas do Brasil nos últimos 35 anos, mostra levantamento.

Levantamento do MapBiomas mostra também que entre 1985 e 2020 a área de agropecuária cresceu em 5 dos 6 biomas brasileiros.

Caatinga

Bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga tem valor econômico e biológico para o País.

O Cerrado é uma área prioritária para a conservação do planeta, por isso é considerado um dos hotspots da biodiversidade e detém as maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo: Aquíferos Guarani, Bambuí e Urucaia que abastecem as principais bacias hidrográficas do País.

Amazônia

Está presente em quase metade do território brasileiro e em mais oito países da América Latina.

Um bioma protegido e preservado.
O total de áreas legalmente protegidas e preservadas, devida e detalhadamente mapeadas, é de 277,3 milhões de hectares, 66,1% ou dois terços da Amazônia.

Apesar de sua importância biológica, o Cerrado é o bioma que possui a menor porcentagem de áreas sobre proteção — apenas 8,21% de seu território é legalmente protegido por unidades de conservação, desse total, 2,85% são unidades de conservação de proteção integral e 5,36% de unidades de conservação de uso sustentável.

Os resultados inéditos do Terraclass Cerrado, divulgados pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, revelam que 54,5% do Cerrado mantêm sua vegetação natural preservada.

Esse fato ocorre porque tal bioma sofre uma influência direta de três grandes biomas brasileiros: Floresta Amazônica, Cerrado e Mata Atlântica, além de ter algumas áreas com resquícios da Caatinga.

O Cerrado

O Cerrado é uma das regiões de maior biodiversidade do mundo, e estima-se que possua mais de 6 mil espécies de árvores e 800 espécies de aves (MMA, 2002).