Quais os benefícios que o Jiu Jitsu promove?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Principais benefícios do jiu-jitsu

  • Desenvolve a força, a resistência e a flexibilidade.
  • Foca na luta e na movimentação no chão.
  • Ajuda a perder peso e ter uma ótima condição física.
  • Ensina também técnicas de defesa pessoal e desenvolve a autoconfiança.

Principais benefícios do Jiu Jitsu

  • Defesa pessoal. O Jiu Jitsu é uma ótima arte marcial e um dos benefícios é o desenvolvimento da defesa pessoal. ...
  • Diminui o stress e aumenta o bem-estar. ...
  • Define o corpo. ...
  • Melhora a capacidade cardiovascular e trabalha a respiração. ...
  • Melhora os reflexos. ...
  • Desenvolve o caráter. ...
  • Perda de peso.

É considerada vantagem quando o atleta consegue chegar em uma posição passível de pontos (raspagem, queda, joelho na barriga, passagem de guarda, montada, pegada de costas e montada pelas costas), mas não estabilizadas 3 segundos.

Apesar do Jiu-jitsu não ser a melhor escolha quando se pensa em hipertrofia, para quem procura um melhor condicionamento físico a luta é mais do que indicado. Dentre os benefícios que ele traz para o seu corpo, um dos principais é o aumento da força, pois trabalha de forma geral todos os grupos musculares.

Portanto, não há contraindicações para a prática do Jiu-Jitsu. Cada um com seu objetivo, mas todos em busca de crescimento e evolução pessoal.

6 meses

Mas, mesmo assim, “fazer” jiu-jitsu exige paciência para aqueles que têm certo imediatismo em ver os resultados da prática no corpo. O tempo médio para sentir as diferenças é de 4 a 6 meses, mas depende e muito da determinação e da frequência de comparecimento às aulas.

Define o corpo: os resultados da atividade começam a aparecer após 4, 5 meses de treino periódico. E a definição não é só na área da barriga,mas também nos braços, quadris e perna. E claro, isso vale tanto para os homens, como para mulheres.

Sim quem treina jiu jitsu, pode e é recomendado fazer musculação. A musculação auxilia muito no desenvolvimento da força muscular, resultando em ganhos no desenvolvimento físico que é aliado na prática do jiu jitsu.

As lesões mais comuns no jiu jitsu, são lesões de queda, entorses de joelho e tornozelo, contusões de ombro, punho, costela entre outras. Para quem vai começar a treinar Jiu Jitsu, ou mesmo já treina, as lesões são um grande obstáculo na trajetória de um lutador de Jiu Jitsu.

A resposta para essa pergunta é não, não é difícil aprender o Jiu Jitsu, entretanto temos que ter em mente, que para conseguirmos aprender algo novo, precisamos de, disposição e alguém que esteja apto a nos ensinar, no caso do Jiu Jitsu, um mestre ou professor que irá conduzir seu aprendizado no Jiu Jitsu.

Muitas pessoas que começam a praticar JiuJitsu se perguntam quantas vezes deve ser realizado o treino por semana, para que todos os benefícios sejam vistos rapidamente. Geralmente, são recomendadas de duas a três aulas por semana, para que o aluno consiga se desenvolver dentro desta arte marcial.

Os lutadores de Jiu Jitsu são programados para evitar discussões e manter a calma em situações complicadas, é claro que somos humanos e estamos o tempo todo suscetíveis a erros. Uma das principais característica de nossa arte diz respeito a filosofia empregada por ela que é baseada no respeito e na disciplina.

O mais importante no jiu jitsu é que o praticante da arte suave desenvolva suas habilidades e técnicas ao longo de suas graduações, competindo conheça as regras, e melhore o seu jiu jitsu. O aprendizado no jiu jitsu é contínuo e de extrema importância para a evolução do atleta na arte marcial.

Combate ao estresse
Para praticar o Jiu-jitsu, é preciso muita concentração. Assim, o praticante acaba deixando de lado todas as preocupações do dia a dia e focando na arte marcial. Por isso, a modalidade é uma ótima opção terapêutica, sendo possível gastar energia fortalecendo corpo e mente.

Muay Thai, Krav Maga e Kickboxing são algumas lutas que podem ser praticadas, que definem os músculos e que melhoram a resistência e a força física. Todas estas artes marciais trabalham muito as pernas, glúteos e abdômen, sendo por isso ideais para tonificar o corpo e eliminar gordura.

Começando pelo estética, o Jiu-Jitsu trabalha todos os músculos do corpo, principalmente o abdómen, os ombros, os braços e o quadril. Acelera a capacidade cardiovascular e respiratória, além de aumentar a flexibilidade corporal.