Quais os benefícios que o APPCC pode trazer para uma empresa?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Segundo o MAPA, o sistema APPCC apresenta como benefícios a prevenção nas operações do processo de industrialização, atenção prioritária para os pontos críticos de controle, a garantia de alimentos seguros e oportunidades de aumentar a produtividade e competitividade da indústria (BRASIL, 1998).

Mas afinal, para que serve o “tal” HACCP/APPCC? É um sistema que tem por objetivo analisar todas as etapas de produção de maneira preventiva, identificando, avaliando e controlando os perigos que são significativos para a segurança de alimentos.

Portanto, a implantação do APPCC na indústria alimentícia propicia uma série de benefícios, tais como aumento da qualidade do produto, maior produtividade com menor índice de retrabalho e redução do número de reclamações de consumidores, além de proporcionar um diferencial à indústria, quanto à certificação de ...

Vantagens que o documento pode trazer

  • Padronização e qualidade dos produtos;
  • Diminuição dos desperdícios;
  • Facilidade da adaptação de funcionários;
  • Otimização do layout;
  • Higiene e segurança do consumidor;
  • Aumento do tempo de prateleira.

O sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) tem por objetivo a garantia, efetividade e eficácia do controle dos perigos de natureza biológica, química ou física à produção de alimentos. 7. Estabelecimento de procedimentos de verificação.

Investir na qualidade é uma forma de mitigar esses problemas, garantindo que sejam cada vez mais escassos dentro da empresa. Assim, a organização em geral poderá progredir, atuar de forma “enxuta” e realizar operações com maior lucratividade.

Um dos elementos essenciais para o sucesso do seu sistema de gestão é providenciar a total aderência da equipe a essa novidade. Se possível, escolha alguém que fiscalize o grupo e que treine seus integrantes. Só assim todos poderão fazer correto uso de todas as ferramentas disponíveis.

Plano APPCC - 7 Princípios

  1. 1 - Identificação dos Perigos. ...
  2. 2 - Determinação dos Pontos Críticos. ...
  3. 3 - Estabelecimentos dos Limites Críticos. ...
  4. 4 - Estabelecimento dos procedimentos de monitoramento. ...
  5. 5 - Estabelecimento das Ações Corretivas. ...
  6. 6 - Procedimentos de Verificação. ...
  7. 7 - Sistema de Registros.

O método, que desde 2005 está inserido nos processos de melhoria contínua ou qualidade total, pode, sim, ser aplicado em menor escala, dentro de qualquer restaurante ou bar, de forma, inclusive, personalizada.

III A APPCC pode ser aplicada somente na produção primária e no consumo final e sua implementação deve ser guiada por evidências científicas de riscos à saúde humana.

Em termos técnicos, a grande desvantagem do HACCP é a quantidade e complexidade de requisitos exigidos, a documentação e a papelada que irá originar.

Dentre as principais dificuldades enfrentadas para implementação do sistema estão a capacitação técnica e os investimentos em infra-estrutura.

1 – Realize uma análise de riscos
A análise de riscos é o primeiro passo para o plano de APPCC. A ideia é desenvolver uma lista de riscos que possam afetar a saúde do consumidor.

Isso acontece porque a higiene evita o surgimento de vírus e bactérias que causam doenças contagiosas, reduzindo faltas e estimulando o aumento da produtividade. Como dito anteriormente, a falta de limpeza pode fazer com que as coisas não funcionem de maneira adequada.

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) tem como objetivo principal garantir a integridades do alimento e a saúde do consumidor e compõem um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos, que abrange desde as matérias -primas até o produto final (TREDICE, 2000).

O Sistema APPCC tem como pré- requisitos a implementação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e do Programa Padrão de Higiene Operacional (PPHO), eliminando pontos que possam causar contaminação no alimento.

APPCC é a sigla de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, que vem do inglês HACCP (Hazard Analysis and Control Points). É uma metodologia utilizada para identificar e evitar — ou reduzir a níveis — aceitáveis perigos de contaminação dos produtos por meio da verificação de pontos vulneráveis.

Boas Práticas de Produção são orientações que buscam a sustentabilidade econômica da atividade, garantindo segurança do produto, da preservação ambiental, do bem-estar animal e do produtor.

A gestão de benefícios é importante porque se propõe a oferecer outras formas de recompensa aos colaboradores além de seu salário. Com isso, ela traz resultados positivos em relação à motivação da equipe, aumentando a produtividade e retendo talentos.

Quais são os benefícios de um Sistema Empresarial?

  • Melhores decisões. ...
  • Prevenção de falhas. ...
  • Redução de custos. ...
  • Acompanhamento estratégico. ...
  • Integração de sistemas.