Quais os benefícios para quem tem mais de 60 anos?

Perguntado por: oalvim . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Portanto, confira abaixo sete benefícios assegurados:

  • Transporte público. O transporte público deve ser utilizado gratuitamente pelos idosos. ...
  • Medicamentos gratuitos. ...
  • Vagas de estacionamento. ...
  • Isenção ao IPTU. ...
  • Desconto de meia-entrada. ...
  • Imposto de Renda. ...
  • Benefícios do INSS.

Estatuto da Pessoa Idosa assegura direitos às pessoas com 60 anos ou mais

  • Gratuidade. O artigo 15º do Estatuto da Pessoa Idosa, responsabiliza o poder público pelo fornecimento gratuito de medicamentos, especialmente os de uso contínuo. ...
  • Transporte. ...
  • Impostos. ...
  • Proteção. ...
  • Prioridades. ...
  • Denúncia.

De acordo com a lei, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. Entre os direitos garantidos, por exemplo, estão a gratuidade de medicamentos e transporte público - além de medidas que visam a proteger e dar prioridades às pessoas idosas.

A extinção do direito à gratuidade para idosos na faixa entre 60 e 65 anos foi anunciada então para 1º de janeiro de 2021, mas pouco depois optou-se por prorrogar o início da medida, criando um período de adaptação de um mês.

Após ser aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a lei que garante transporte público gratuito a todas as pessoas com idade a partir de 60 anos foi sancionada nesta sexta-feira (16) pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB). O benefício deve passar a valer a partir de 1º de janeiro de 2023.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) garante a transferência de um salário mínimo à pessoa idosa, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência de qualquer idade, que comprovem não possuir meios de se sustentar ou de ser sustentado pela família.

Cartão Idoso
Destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, condutoras ou passageiras de veículos automotores.

Qual idoso tem direito à gratuidade e ao desconto de 50% nas viagens interestaduais? Idosos com idade mínima de 60 anos e com renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos.

A Carteira da Pessoa Idosa é uma das formas de comprovação de renda para acessar o direito do acesso a transporte interestadual gratuito (duas vagas por veículo) ou desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens para pessoas idosas com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos ...

A ampliação do período de validade foi promovida pela PMSJ, por meio da Secretaria Municipal da Receita (SMR), mediante a alteração da Lei de Isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), sancionada em julho. O benefício fiscal passa a valer a partir de 2021.

Nesta fase da vida, além do aparecimento de doenças crônicas e outras adversidades das quais o idoso está mais propenso, também é mais comum as pessoas se sentirem mais sozinhas.

O transporte público é gratuito para pessoas com mais de 65 anos, benefício garantido pela lei federal que instituiu o Estatuto do Idoso. A gratuidade para passageiros da Grande São Paulo com idade entre 60 e 64 anos foi revogada no dia 23 de dezembro de 2020.

As pessoas com mais de 60 anos têm direito a 8 benefícios exclusivos. Eles são destinados aos idosos e aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Esses benefícios começaram a valer em 2003 com a publicação do Estatuto do Idoso.

A gratuidade no embarque de pessoas de 60 a 65 anos no metrô, trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e ViaMobilidade, e ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), em São Paulo, anunciada para valer a partir de 1º de janeiro, ainda não está em vigor e não tem data certa para ...

  1. Pedir o benefício. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite o nome do serviço/benefício que você quer; Na lista, clique no nome do serviço/benefício; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

A Prefeitura informou que pessoas com idade entre 60 e 64 anos poderão viajar nos ônibus do transporte público municipal sem o pagamento da tarifa já a partir desta quinta-feira. Os passageiros devem apresentar, para isso, documento que comprove a idade.

O Benefício de Prestação Continuada – BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.

Alteração da Lei BPC - LOAS(LEI Nº8. 742, DE 7/12/1993- Lei nº12. 435/2011). Alterando o direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idoso a partir de 60 anos que terá direito ao benefício no valor de meio salário mínimo Federal e a partir dos 66 anos a um salário mínimo Federal.

BPC/LOAS para idosos
Como vimos, esse benefício é uma garantia de renda mínima para os idosos com 65 anos ou mais que não conseguiram completar as contribuições necessárias para a aposentadoria e possuem uma renda mensal familiar por cada indivíduo no valor igual ou menor a ¼ do salário mínimo vigente no ano do pedido.

A partir de janeiro de 2023, o público desta faixa etária poderá usufruir do benefício por meio de um bilhete eletrônico de uso pessoal e intransferível, que pode ser utilizado no metrô, nos trens e ônibus intermunicipais da EMTU.