Quais os benefícios e perigos da fitoterapia?

Perguntado por: rcruz . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Uso de medicamento fitoterápico no combate à depressão, ansiedade e insônia. Pelo fato de fitoterápicos terem composição natural e, portanto, serem menos danosos à saúde, tem se registrado aumentando no uso desses medicamentos para doenças que não possuem cura instantânea, como a depressão, ansiedade e insônia.

Embora seja um tratamento natural, o uso incorreto de plantas medicinais pode sim, desencadear alguns efeitos colaterais, tais como:

  • Enjoos;
  • Irritações gástricas;
  • Alergias;
  • Intoxicações.

O tratamento ajuda a combater doenças infecciosas, disfunções metabólicas, alergias e ainda distúrbios psicológicos, entre muitas outras indicações a fitoterapia é recomendada de recém-nascidos a idosos. Porém, seu uso não pode ser indiscriminado.

Quais as principais vantagens da utilização dos remédios fitoterápicos?

  • Menos efeitos colaterais. ...
  • Tratamento individualizado. ...
  • Economia. ...
  • Índice de dependência quase inexistente. ...
  • Composição natural. ...
  • Matéria-prima de fácil obtenção.

A fitoterapia é considerada pela OMS uma prática da medicina tradicional (Simon, 2001). Todavia, o uso deve ser precedido por criteriosa identificação e classificação botânica a fim de evitar a indução de erros e problemas durante a utilização.

Dentre os efeitos promovidos estão a capacidade laxante, expectorante, anti-inflamatório, antiespasmódico, detoxificante, antialérgico, analgésico, hipoglicemiante, redutor de colesterol, antiviral, inibidor enzimático, antioxidante, estimulador de libido, calmante, entre outros.

Os profissionais habilitados a prescrever medicamentos fitoterápicos são: médicos após o diagnóstico; farmacêuticos, que de acordo com a resolução nº 546 de 21/07/2011, do Conselho Federal de Farmácia podem prescrever ou indicar medicamentos feitos na própria farmácia ou isentos de prescrição médica para doenças de ...

São indicados, por exemplo, para uso ginecológico, tratamento de queimaduras, auxiliares terapêuticos de gastrite e úlcera, além de medicamentos com indicação para artrite e osteoartrite.

Forst (kava-kava) é a espécie com o maior número de estudos envolvendo pacientes com transtornos de ansiedade. A kava-kava, que é um fitoterápico que necessita de prescrição médica, é indicada para o tratamento sintomático de estágios leves a moderados de ansiedade e insônia, em curto prazo (1-8 semanas de tratamento).

Os resultados observados indicam que os principais desafios são, na pesquisa, a regulamentação da lei de acesso ao patrimônio genético e, na produção, a harmonização da regulamentação em toda a cadeia produtiva da indústria de plantas medicinais e fitoterápicos.

Inicialmente, vamos diferenciar: Fitoterapia não é o mesmo que o uso de plantas medicinais apenas. “O medicamento fitoterápico já passou por um processamento, chamamos de ' derivado vegetal', já foi feito um extrato, uma concentração dos fitoquímicos presentes na planta medicinal.

De acordo com a Anvisa, o medicamento fitoterápico é um remédio produzido a partir de vegetais ou plantas medicinais com alguma ação terapêutica. Eles também são caracterizados por dispor de um conjunto de princípios ativos que são conseguidos a partir de partes de plantas, como raízes, folhas e sementes.

Planta medicinal in natura; Planta medicinal seca (droga vegetal); Fitoterápico manipulado; Fitoterápico industrializado.

O uso indiscriminado de chás e ervas aumentam as chances de problemas hepáticos graves, segundo a Sociedade Brasileira de Hepatologia.

Uma planta é considerada medicinal quando possui substâncias que, quando administradas ao ser humano, podem prevenir, curar ou tratar doenças. Quando se obtém um medicamento a partir de uma planta medicinal, este é chamado fitoterápico.

A fitoterapia utiliza para a preparação dos remédios a matéria-prima retirada das plantas naturais como, folhas, caule, flores, raízes e frutos. Já na homeopatia, os medicamentos além de serem feitos com substâncias vegetais, também podem possuir princípios ativos minerais e animais em sua composição.