Quais os benefícios do vulcões?

Perguntado por: umaciel4 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

Os vulcões fornecem um suprimento constante de minerais para a topografia circundante e fertilizam a terra que os rodeia. Embora uma grande erupção primeiro devaste a terra imediatamente ao redor, a erupção vulcânica fornece cinzas carregadas de minerais para enriquecer o solo.

Os rios que circundam as áreas vulcânicas apresentam águas quentes e se tornam pontos turísticos. Os pontos negativos dos vulcões estão ligados ao clima, além de cinzas que geram danos a saúde dos seres vivos. As lavas podem destruir toda cidade e acarretar em mortes. Bons estudos!

Impactos positivos
As cinzas vulcânicas expelidas durante uma erupção são ricas em elementos e compostos químicos que aumentam a fertilidade do solo, como ferro, magnésio, potássio, enxofre, oxigênio e silício.

O vulcão, geralmente com o formato de cone ou montanha, funciona como uma eficiente válvula de escape do magma que nada mais é que rocha fundida, e de gases que estão abaixo da crosta terrestre.

Uma das utilizações econômicas dos vulcões está voltada para a produção de energia geotérmica. Essa energia diz respeito àquela proveniente do calor do interior da Terra.

E assim tem sido na história desses vulcões, que apesar da destruição que causam, mantém o fascínio e quase uma adoração de seus súditos italianos. Os solos renovados pela lava e cinza produzem uvas, castanhas, cerejas, limão e mel, que além do turismo, fornecem sustento aos moradores do entorno.

Como a lava modifica o solo – e o torna o mais fértil do planeta! Quando um vulcão entra em erupção, além da lava, ele expele uma grande quantidade de cinzas. Estas podem ser observadas em formas de nuvens densas e com cores mais turvas. Essas cinzas vulcânicas são recheadas de nutrientes.

Mauna Loa

O Mauna Loa, que significa "montanha longa" em havaiano, é o maior vulcão ativo do mundo. Abrange 5.271 quilômetros quadrados e faz parte de uma cadeia de cinco vulcões que formam a Ilha Grande, a maior do arquipélago do Havaí. Este vulcão sozinho cobre metade de toda a ilha.

Magma ou lava: é a rocha derretida que escorre durante a erupção vulcânica. Quando a lava quente solidifica-se do lado de fora do vulcão, a rocha resultante é chamada de rocha ígnea ou magmática. Os fluxos de lava podem ser rápidos ou lentos, dependendo da composição de lava.

Esse fenômeno é capaz de provocar impactos na agricultura, corrosão dos veículos e danos à saúde das pessoas. A depender da quantidade de material lançado pela erupção, e alcance dos gases e cinzas expelidas, grandes áreas podem ser impactadas, e provocar perdas de vidas e propriedades.

Através da cratera do vulcão a lava (mistura de rochas fundidas) é expelida para fora. A lava vem de "bolsões" ou "lagos" subterrâneos de magma - nome dado à lava antes de sair do vulcão. Esses depósitos magmáticos ficam entre a parte superior do manto e a camada inferior da crosta terrestre.

Fertilidade. Um solo de origem vulcânica costuma ser muito fértil. Isso porque o material expelido acaba trazendo uma farta riqueza de sais minerais, em um processo de "reabastecimento natural de nutrientes do solo", como pontua a professora Barreto.

Hoje o Brasil se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana, em uma região estável, e a maior incidência de vulcões ocorre nas regiões geológicas instáveis, ou seja, nas bordas das placas. No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos.

As erupções vulcânicas podem incorporar e trazer à superfície frag- mentos inalterados de rochas provenientes das partes mais profundas da litosfera. A análise deste material mostra que as rochas nesta profundidade contêm sílica, porém em menor proporção do que as rochas presentes na superfície terrestre.

Um fenômeno geológico atraiu milhares de pessoas para o litoral de São Paulo. Há quem diga que no Brasil não existam vulcões. Mas, em 1896, um fenômeno geológico, denominado "Vulcão do Macuco" trouxe milhares de pessoas para Santos, no litoral de São Paulo.